sábado, 25 de janeiro de 2014

“Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, By Joaquim Veras, Bar Manager, na Vila Vita Parc, Porches, Algarve.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, estou de volta com a Rubrica no nosso blogue, “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continuamos a apresentar um convidado o qual vai partilhar três receitas, 2 “ Perfect serve Gin Tónico”, bem como, uma sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini”, as quais são inéditas ou de autor.


Apesar de há muito tempo se beber o Gin Tónico em Portugal, a tendência do “Perfect serve Gin Tónico” veio revolucionar as técnicas e dar largas à criatividade dos Bartenders / Mixologistas. Assim surgiram novos sabores e aromas aliados aos mais diferentes tipos de gin e águas tónicas. O objectivo é ir ao encontro de público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Hoje voltamos a “viajar” até à Vila Vita Parc, Porches, Algarve, para partilhar nesta rubrica mais um apaixonado do universo do bar. Um profissional de bar que tem vindo a apostar na sua valorização pessoal e profissional nas mais variadas vertentes do mundo bar, desenvolvendo as suas competências, conhecimentos, procurando desta forma servir os seus clientes com elevados padrões de qualidade.


Foi sem dúvida uma tarde bem passada nesta unidade hoteleira, que prima pela excelência. O seu ambiente e localização foram fontes inspiradoras para a arte do Bartending, da Mixologia, da partilha de saberes, do debate de ideias… Muito obrigado pelos momentos que me proporcionaram! Convosco, Joaquim Veras, Bar Manager, na Vila Vita Parc, Porches, Algarve.


Joaquim Veras qual a função desempenhas na Vila Vita Parc?

Com trabalho, dedicação, empenho, tenho vindo a ser recompensado e actualmente sou o Bar Manager, do Resort Vila Vita Parc, onde ingressei como Barman no ano de 1993.

A minha função é liderar a brigada de 7 bares desta unidade hoteleira de excelência, coordenar cerca de 25 Bartenders na época alta, zelar pela qualidade e serviço de excelência, elaborar as cartas de bar, inovar a garrafeira a fim de facultar uma oferta diferenciada, promover novos “cocktails”, produtos, marcas, animação, em suma novos conceitos, com a participação dos excelentes profissionais da Vila Vita Parc.


Joaquim Veras quais as tendências para a Vila Vita Parc? Faz-nos uma breve descrição acerca do tipo de serviço?

O Trends para este ano na Vila Vita Parc vai se focar na criação das nossas próprias bebidas, com rótulos e imagem própria, como (gin, xaropes, etc) apostando na inovação, diversidade e qualidade.

Aproveitando também a grande diversidade de produtos de qualidade, uma paleta de xaropes, compotas caseiras ou de autor, bebidas regionais, temos por meta dar largas à nossa criatividade, respeitando a qualidade, o padrão, surpreendendo os nossos clientes com “Cocktails” apelativos, com novos sabores, texturas e aromas, certos de que para isso acontecer temos ter gosto e talento para criar.


Também apostamos nos “Cocktails Assinatura” um conceito que permite uma inovação constante. É muito agradável verificar que os mesmos são muito solicitados pelos nossos clientes, isso pode significar também o reconhecimento pelo excelente trabalho do Barman, o criador.


Quando começou o gosto pela profissão?

Aos 5 ou 6 anos começou o meu fascínio pelo mundo do bar. Frequentemente visitava o no meu tio, Barman no famoso Sir Harrys Bar, em Albufeira, com o pretexto de ganhar um “chocolatinho”.

A minha formação de base na área de Bar/Restaurante foi na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Faro, no início dos anos 80, onde recebi ensinamentos de extrema utilidade e que proporcionaram abraçar esta profissão.


Como sou exigente comigo mesmo, procuro ser competente naquilo que faço, para que tal, frequentei vários cursos complementares, de Inglês e Francês, especializações na preparação de Cocktails e Long Drinks, na Associação Barmen de Portugal, Hotel Management Course Master Delta Universidade de Évora, Curso de Recepção, Curso de Higiene Alimentar e Segurança no Trabalho, acções de formação em várias temáticas na área da hotelaria, como, Barista Delta, Chás by Ronnfeldt, Charutos by Casa del Habano, Perect serve Gins, entre outras, o que me permite desempenhar a minha função com elevado profissionalismo.


Francisco quero dizer, que para mim é uma verdadeira paixão trabalhar numa empresa como a Vila Vita Parc, a qual nos facilita o trabalho, porque nos dá todas as ferramentas necessárias, para um perfeito desempenho e verdadeiras experiencias de vida atrás do bar.


Joaquim Veras o Cocktails & Mistura Fina agradece desde já a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.


O Cocktails & Mistura Fina agradece pelo facto de compartilhares com os nossos seguidores na rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” duas receitas “ Perfect serve Gin Tónico” bem como, uma sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini”, da tua autoria.

A Minha primeira proposta para o Perfect Gin Tónico é com Citadelle Gin:


Sea Water By Joaquim Veras, Vila Vita Parc.


Ingredientes:

50 ml de Citadelle Gin
Gotas de Angostura Bitter
Algas infusionadas em Gin
Fever-tree, Premium Tonic Water

Modo de preparação:


Gelar o copo Tumbler largo e retirar o excesso de água



Adicionar 50 ml de Citadelle Gin, Gotas de Angostura Bitter as Algas infusionadas em Gin.


Completar cuidadosamente com Fever-tree, Premium Tonic Water.



Mexer levemente.


A minha segunda proposta de Perfect Gin Tónico é com Fifty Pounds Gin:


Fifty Mig By Joaquim Veras, Vila Vita Parc.


Ingredientes:

50 ml de Fifty Pounds Gin
10 ml de Aperol ( para aromatizar)
 4 Mirtilos (para macerar)
Fever-tree, Premium Tonic Water

Modo de preparação:


Gelar o copo e retirar o gelo.



No copo macerar levemente 4 mirtilos


Adicionar 50 ml de Fifty Pounds Gin, mexer e acrescentar gelo.


Adicionar 10 ml de Aperol e por fim o gelo bem consistente.


Completar cuidadosamente com Fever-tree, Premium Tonic Water. Mexer levemente.


No final adicionar 4 mirtilos.

A minha sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini” é a seguinte:


Perfect Love By Joaquim Veras, Vila Vita Parc

Ingredientes:

30 ml de Vodka Beluga (aromatizada com gengibre)
10 ml de Vodka Beluga
40 ml de Granberry Juice
10 ml de Clara de ovo
15 ml de Xarope Elderflower Monin
Champanhe

Modo de preparação:


Preparado no Shaker.


Adicionar no shaker, 10 ml de clara de ovo, efectuar um “dry shake, juntar 30 ml de Vodka Beluga (aromatizada com gengibre),10 ml de Vodka Beluga,40 ml de Granberry Juice,15 ml de Xarope Elderflower Monin e gelo.



Agitar vigorosamente.


Servir na taça a cocktail dupla previamente arrefecida. Adicionar o Champanhe.



Decorar com framboesas desidratadas. 


Joaquim Veras muito obrigado pela colaboração com o Cocktails & Mistura Fina. Votos de sucesso pessoal e profissional.

Um forte abraço.




Mais uma vez obrigado pelo excelente trabalho. Sem ti não seria possível. Eternamente grato por desta forma me ajudares. Na divulgação da minha arte e da minha pessoa.
Certo que uma classe inteira te reconhece como um dos grandes e incansáveis amantes do bar e seus barmans.
Um bem haja e votos que todos os teus sonhos se tornem realidade.

Um abraço forte amigo Francisco!



1 comentário:

Anónimo disse...

Exelenete trabalhu