domingo, 26 de janeiro de 2014

David Coelho venceu o 1º Campeonato Nacional de Baristas Portugal

O Cocktails & Mistura Fina saúda a realização do 1º Campeonato Nacional de Baristas Portugal, sinal de que os profissionais de bar e da restauração estão a evoluir e a acompanhar as tendências a nível mundial.


Da esquerda para a direita, 3º class. Miguel Duarte – Armação de Pera,1º class. David Coelho - Sintra, 2º class. Rui Gomes - Leiria.

,

O 1º Campeonato Nacional de Baristas, Portugal, teve lugar nos dias 24 e 25 de Janeiro, no espaço Montes Claros, em Monsanto, em Lisboa.


O Barista é uma profissão recente em Portugal, obriga a todos uma formação bastante específica, determinação, insistência e paixão pelo café.


“O Barista é o “expert” no preparo do café, para além de que tem um papel importante na divulgação junto do consumidor final dos cafés de qualidade. Para além de terem conhecimentos sobre a história do café, do seu cultivo, tipos de grãos e origens, os baristas possuem capacidades para criar novas e originais receitas e apresentações tanto de café expresso quanto de cappuccinos e outras bebidas à base de expresso.”


A organização esteve a cargo da AICC – Associação Industrial e Comercial do Café em conjunto com o Capitulo Português da SCAE (Speciality Coffee Association of Europe) e contou com a presença de um painel de Júris de nível internacional.


O 1º Campeonato Nacional de Baristas, Portugal, organizado pela AICC, contou com a presença de 15 participantes portugueses, formandos na área de hotelaria, bar / restauração.
Cada concorrente teve 15 minutos para preparar e servir aos juízes: 4 expressos, 4 cappuccinos e 4 bebidas de assinatura.


Os participantes no 1º Campeonato Nacional de Baristas demonstraram elevado profissionalismo e técnica nas suas provas, tendo passado à fase final 6 Baristas, os quais e evoluíram perante os Júris do campeonato.


Finalistas:

Paulo Reis dos Santos

Rui Gomes

David Coelho

Pedro Marmelo

Miguel Duarte

Diogo Fernandes



No final a classificação foi a seguinte:

1º class. David Coelho - Sintra

2º class. Rui Gomes - Leiria

3º class. Miguel Duarte – Armação de Pera


David Coelho vencedor do 1º Concurso Nacional de Baristas irá representar Portugal no Campeonato Mundial de Baristas, em Itália (Rimini) durante a Feira World of Coffee de 10 a 12 de Junho.


Sem comentários: