domingo, 19 de janeiro de 2014

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Petrus Hallberg, Bar Manager no Hotel Epic Sana Algarve, Praia da Falésia, Albufeira.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Petrus Hallberg, Bar Manager no Hotel Epic Sana Algarve, Praia da Falésia, Albufeira.


Já algum tempo que acompanho a actividade profissional de Petrus Hallberg, sempre revelou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências em Portugal ou além-fronteiras.


Ao longo da sua actividade profissional trabalhou nos mais diversos espaços relacionados com o mundo das bebidas, como, bares de rua, nos hotéis e uma experiencia muito importante nos cruzeiros.


Petrus Hallberg é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na Rubrica Com… ao longo do percurso profissional tem vindo a contribuir verdadeiramente para a evolução do bar em Portugal, dignificado a profissão, procurando sempre partilhar os seus conhecimentos com seus pares. Muito obrigado por aceitar partilhar momentos da sua vida com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.


Petrus Hallberg qual o local de trabalho e que função que desempenha?

Trabalho neste momento e desde da abertura do mesmo, como Bar Manager no Hotel Epic Sana Algarve, Praia da Falésia, Albufeira.


Qual a tua formação a nível de bar?

A formação é sempre interessante a todos os níveis, o saber não ocupa lugar. Não só formações técnicas, mas também a nível de ética e conduta. Assim estou sempre disponível para implementar os meus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos, cursos, workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências em Portugal ou além-fronteiras.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolves-te o teu trabalho?

Nos 23 anos que tenho de experiencia profissional já passei por muitos sítios, desde bares de rua a bares de hotel, passando pelos navios de cruzeiro. Cresci no meio da indústria hoteleira e desde sempre que é onde me sinto em casa.



Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Não só os Bartenders como todos os trabalhadores Portugueses além-fronteiras têm sempre uma excelente reputação, são trabalhadores, responsáveis e excelentes profissionais.


Diga algo sobre a vertente da Mixologia?

Ao longo dos anos tudo o que tem a ver com bar, desde os profissionais aos produtos, sofreu uma grande evolução e é neste momento uma arte. Esta "arte" evoluiu tanto que hoje em dia se define também como Mixologia, a ciência de bem preparar e misturar bebidas.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

A Caipirinha By IBA Official Cocktails

All Day Cocktail

Ingredientes:

5 cl Cachaca
Half fresh lime cut into 4 wedges
2 Teaspoon sugar
Place lime and suger in old fashion glass and muddle.
Fill glass with ice and Cachaca

Talvez por ter sido dos primeiros cocktails que aprendi, nutro um sentimento especial pelas caipirinhas. A mistura refrescante do sumo de lima com açúcar e cachaça faz lembrar o verão, as praias e a boa-disposição.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

O Cocktail clássico preferido é o Alexander,

Ingredientes:

2 cls de Brandy,
2 cls de Creme de Cacau Escuro
2 cls de Natas,

Método de preparação:

Preparado: no shaker

Serve-se na taça a cocktail

Decoração: polvilhado com noz-moscada.


Qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é o rum escuro.


Petrus Hallberg o Blogue Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasse 3 receita de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Com receita, método de preparação, decoração e como servir.


Com todo o gosto, aqui ficam as minhas 3 propostas para os seguidores do Cocktails & Mistura Fina, espero que gostem:


Bluum By Petrus Hallberg, Hotel Epic Sana Algarve

Ingredientes:

2cl de Gin Bloom,
1,5cl de Blue Curaçao,
1,5cl de Sumo de lima,
1 cl de Xarope de canela.

Método de preparação:

Preparado: no shaker, batendo todos os ingredientes vigorosamente.

Serve-se na taça a cocktail

Decorar com uma physalis...


Almond Blossom By Petrus Hallberg, Hotel Epic Sana Algarve

Ingredientes:

3cl de Amarguinha,
1,5cl de Aguardente de Medronho,
1,5cl de Xarope de Morango,
20 cl de Sumo de laranja natural.

Método de preparação:

Preparado: no shaker, batendo todos os ingredientes vigorosamente.

Serve-se num copo hurricane com gelo,

Decorar com metade de um morango no rebordo do copo.


 Egg-Not By Petrus Hallberg, Hotel Epic Sana Algarve

Ingredientes:

2cl de Vodka,
2cl de Advocaat,
1cl de Creme Cacau Branco,
1cl de Xarope de Chocolate Branco.

Método de preparação:

Preparado: no shaker, batendo todos os ingredientes vigorosamente.

Decorar com raspas de chocolate negro no topo.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que te serve como referência?

Tenho uma grande referência a nível de bar que é o Sr. Fernando Leote. Nunca conheci talento profissional como dele. Também aprendi muito com o Sr. Carlos Faustino com quem trabalhei alguns anos no Hotel Baia Grande.



Resta-me agradecer ao Sr. Francisco Guerreiro, uma pessoa incansável na divulgação do trabalho de bar e seus profissionais, e a quem desejo as maiores felicidades e sucesso.


Sem comentários: