sábado, 11 de janeiro de 2014

“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” é Ivo Pacheco, Bartender, Mixologista e Flairbartender de Portimão, Algarve.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de volta neste novo ano de 2014 com mais uma Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar duas receitas, inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Ivo Pacheco, Bartender, Mixologista e Flairbartender de Portimão, Algarve. Um estudioso do mundo do bar, de reconhecidas competências e qualidades nas mais variadas vertentes do bar. Desempenhando sempre as suas funções com a meta de prestar o melhor serviço aos clientes, com os quais cria uma verdadeira empatia fidelizando os mesmos aos locais onde tem trabalhado.


Tive o privilégio de acompanhar o início da actividade profissional de Ivo Pacheco o qual sempre demonstrou excelentes aptidões e profissionalismo no desempenho da sua função, bem como, uma vontade enorme de evoluir e implementar os seus conhecimentos acerca do vasto e complexo mundo do Bar.


Ivo Pacheco, o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.


Ivo Pacheco qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

Olá a todos, antes de mais gostaria de agradecer o convite e a oportunidade de também poder participar neste grande projecto e em especial agradecer ao Sr. Francisco pela iniciativa e empenho pela nossa profissão.


Após a minha saída da Cocktail Team encontro-me no desemprego e a preparar me para me juntar a esse grande movimento de emigração. Possivelmente para Inglaterra.

Serei mais um que vai com vontade de ter ficado, provavelmente quando esta entrevista sair já lá estarei.


Quando começou o gosto pela profissão?

Tudo começou há uns aninhos atrás no Iberhotel, em Alvor, em que os meus chefes na altura eram o Pedro Ferreira e o Grande Sr. Francisco, com eles aprendi grande parte do que sei e se não fosse aquela experiência possivelmente não teria seguido esta arte.

Lembro-me que na altura quando sai do Hotel foi para ir estudar e não durou muito tempo pois o bichinho pelo bar já estava instalado.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhaste?

Um ano depois de ir estudar voltei a exercer funções como empregado de mesa/bar nos bares Sports Bar e Mourisco Cocktail Bar, em Alvor, mais uma vez lado a lado com o grande amigo Pedro Ferreira. Foi nesta altura que conheci mais uma pessoa muito importante na minha carreira, Sérgio Vicente barman na altura no Mourisco.


Deu-se mais um ano de pausa até integrar o projecto InnSide Caffé em Carvoeiro, mais uma vez ao lado do Pedro Ferreira e do Sérgio Vicente. Aí sim me tornei num profissional dedicado a tempo inteiro.

Foram 5 anos bem passados e com muita experiência evolvida. Tornei me Mixologista molecular quando ainda la trabalhava o que me fez evoluir bastante e encarar o bar com outros olhos.


Depois do InnSide Caffé veio o Absolutely Cocktail Lounge Bar, com grande prazer pertenci a este projecto desde a sua criação até ao fim, não é fácil sonhar, concretizar e continuar principalmente nos tempos em que vivemos em que é muito difícil mostrarmos o que de melhor sabemos no nosso país quando não há quem procure usufruir disso.


Após sair do Absolutely, integrei outra jornada muito importante, fiz parte da equipa Cocktail Team de onde trago algumas boas experiências. Destaco os eventos que concretizei pela Cocktail Team e a felicidade que foi trabalhar no Bar Let's Rock em Brejos de Azeitão (já agora aproveito para mandar um grande abraço à família Let's Rock que sempre soube tratar bem de mim),um local de eleição, aconselho.


Ivo Pacheco o Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria.


Ivo Pacheco qual a tua primeira proposta?

É com enorme gosto que partilho aqui no Cocktails & Mistura Fina 3 “Cocktails” de autor. Espero que gostem.


A primeira proposta é o Hunger me Up.

Hunger me Up by Ivo Pacheco

Ingredientes:

1/2 Tangeria
2/8 de Lima
2 bsp de açúcar amarelo
3 cl de Campari
1,5 cl de Triple Sec

Preenchimento com água tónica.

Técnica: muddle e build up

Copo: tumbler Grande

Modo de preparação: preparar um muddle de tangerina com a lima e o açúcar.

Encher o copo com gelo picado, verter o Campari e o Triple Sec. Shake-shake e preencher com água tónica.


A minha segunda proposta é o Lemon Meringue Pie

Lemon Meringue Pie By Ivo Pacheco

Ingredientes:

3 cl de Advocaat
1,5 cl de Absolut Citron
1,5 cl de Lemoncello
9 cl de Sour Mix

Técnica: Shake and Double Strain

Copo: Taça a cocktail dupla

Modo de preparação: verter todos os ingredientes para um shaker... shake shake e double-strain para a taça já bem gelada.

Decorar com um flaming zest de limão.


A minha terceira proposta é o WaterMint Martini.

WaterMint Martini By Ivo Pacheco

Ingredientes:

1 Fatia de Melancia
8/10 Folhas de hortelã
4,5 cl de Absolut Raspberri
9 cl de Sumo de arando (cramberry juice)

Técnica: Shake and Double Strain

Copo: Taça a cocktail dupla

Modo de preparação: verter todos os ingredientes para um shaker... shake shake e double-strain para a taça já bem gelada.



Resta-me agradecer mais uma vez pela oportunidade e desejar a todos muita boa sorte e keep it Shaking!!!

Sem comentários: