segunda-feira, 21 de julho de 2014

Nuno Carreira, Bar Manager, na Quinta da Freira Eventos (restaurante / bar), na Moita, Setúbal, FINALISTA no Putting Pen to Shaker 2014, Portugal.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Conforme já referi no post anterior Cocktails & Mistura Fina acompanhou de perto o Concurso Putting Pen to Shaker 2014, Portugal, cuja final realizou-se no El Corte Inglês, em Lisboa, no passado dia 7 de julho, onde todos os participantes demonstraram elevado grau de profissionalismo e técnica, tendo os mesmos evoluído perante o distinto Júri e publico presente, com arte mestria no Bartending.


De volta para divulgar a opinião dos finalistas do Putting Pen to Shaker, 2014 Portugal acerca do Concurso, assim como, dar a conhecer parte da carreira profissional.


O segundo Finalista a ser apresentado é o Bartender, Nuno Carreira, um amigo de longa data, que sempre evidenciou elevado grau de profissionalismo, o gosto pela partilha de saberes, pelo Associativismo e pela inovação e decoração dos “cocktails” ao qual gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhar momentos da sua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Nuno Carreira qual o local de trabalho e função que desempenhas?

Atualmente o meu local de trabalho é na Quinta da Freira Eventos (restaurante / bar), Moita, Setúbal, onde desempenho a função de Bar Manager e na Escola Secundaria da Baixa da Banheira como Professor na área da Restauração.


Como despertou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão manifestou-se muito cedo, quando tinha cinco ou seis, acompanhava o meu pai à coletividade de futebol e aproveitava para pedir para me deixarem servir e conversar com os clientes. Os adultos diziam que tinha muito jeito e rapidamente percebi que era esta era a profissão que queria seguir. Aos dezasseis anos tirei o meu primeiro curso - Barman de 2ª, na Associação de Barman de Setúbal e a partir dai fui trabalhando e apostando sempre na minha formação/aprendizagem.


Sou criativo, inovador, gosto de elaborar um cocktail como fosse único e estou sempre disponível para aceitar novas ideias e criticas. Gosto de associar um cocktail à arte da decoração.


Qual o Barman que tens por referência?


Tenho como referencia um grande Barman, Joaquim Sabino, o seu livro foi importante para o meu início de carreira. Atualmente, tenho outros colegas de referência como o Francisco Guerreiro e Fernando Brito.


Qual a opinião sobre a tua participação na Final do Concurso Putting Pen To Shaker?

A minha participação foi muito positiva, foi um concurso muito interessante, a concorrência era forte, excelentes apresentações e cocktails para todos os gostos. Como não é só com as vitórias que se aprender, considero que aprendi bastante. 


Que opinião tem acerca da organização do Concurso Putting Pen To Shaker 2014, Portugal?

Quanto à organização do concurso PUTTING PEN TO SHAKER, considero que o local foi bem escolhido "Corte Inglês", as bebidas estavam disponíveis para os concorrentes elaborarem as suas composições e o concurso decorreu em conformidade com a normalidade exigida. A apresentação do concurso foi da responsabilidade do Francisco Guerreiro, que na minha opinião esteve ao mais alto nível. Gostaria de salientar com nota bastante positiva a preocupação do júri em falar no final com todos os concorrentes e salientar os pontos altos e baixos da sua participação.


Gostava de agradecer à organização a oportunidade de estar presente nesta final.

Parabéns a todos os concorrentes e à organização.


Nuno Carreira em que te inspiraste para a criação do teu Cocktail?

O nome da minha e bebida é BLACK PANTHER, uma homenagem ao (EUSÉBIO, PANTERA NEGRA), para prepara-la inspirei-me nos aromas dos continentes Africanos, (cana do açúcar, café, baunilha e chocolate), a inspiração do álcool foi da cana do açúcar (rum), cujo processo de tratamento resultam o açúcar e uma substância espessa denominada melaço, que e elemento fundamental no rum.


Onde utilizo também outra aguardente (AKA VODKA) como bebida preferia do EUSÉBIO.
Assim preparo uma homenagem ao (EUSÉBIO, PANTERA NEGRA) onde utilizo várias combinações de aromas Africanos.

Onde vou utilizar a minha criatividade do meu cocktail em base do rei do futebol.

Relva, bola, chuteiras e snacks garnish que tem a ver com a bebida e aroma de Africa (açúcar, café e chocolate).


Nome do cocktail: BLACK PANTHER  By Nuno Carreira

Ingredientes

2, 5 cl AKA VODKA
2, 5 cl VIRGIN GORDA BRISTTISH CARIBBEAN RUM
5 cl Café quente ( expresso )
1,5 cl licor de chocolate ( Mozart ) Black chocolate
1,5 cl Xarope de baunilha


Método de preparação: Shaker

Servido em taça a cocktail dupla


Decorar com cubos de açúcar caramelizado no topo

Acompanhar com chocolate em crosta amargo


Qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

As minhas sugestões são:

Nome do Short Drink.: Blue baby by Nuno Carreira


Ingredientes:

2cl Licor Sheridans (branco)
2cl Vodka Absolut Baunilha
2cl Creme de Cacau White (branco)
1cl Blue Curaçau
2cl Natas frescas

Método de preparação: No shaker,

Servir em taça de cocktail (dupla) 

Decorar: com raspas de chocolate negro e amêndoa laminada.

Apresentação: Colocar num prato barras de chocolate negro e branco, decorado com uma flor em nabo, cenoura e folhas de manjericão.


Nome do Long-Drink: Perfect Ice by Nuno Carreira

Ingredientes:

3cl de Gin G`Vine Nouaison
3cl Sumo de maracujá
3cl Sumo natural de lima
2cl Monin de caramelo
10cl de Agua tónica Schweppes (Premium) preenchimento

Método de preparação: No shaker.

Servir em copo balão e preencher com Schweppes água tónica

Decoração complemento: por fim acrescentar raspas de lima e aromatizar o copo com Esprit de June /Spray.


Apresentação: Num prato apresentar o do Long-Drink: Perfect Ice, acompanhado com sorvete de gin tónico, preparado com azoto liquido.


Obrigado pela atenção,

Um forte abraço e um grande sucesso para o Post Blog Cocktails & Mistura Fina.

Nuno Carreira.





Sem comentários: