quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica. Com…é Lukas Neves, Bartender, no RED FROG – Speakeasy Bar, em Lisboa.


Olá a todos, neste meu e Vosso, espaço, continue a divulgar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia, e, outras vertentes do mundo do bar em Portugal, e, além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, bem como, à descoberta de profissionais de Bar, que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas de grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


Já há algum tempo, que acompanho o percurso de formação e profissional de Lukas Neves, sempre revelou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica. Com…é Lukas Neves, Bartender, no RED FROG – Speakeasy Bar, em Lisboa.

Lukas Neves, é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter-te na Rubrica Com…Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Lukas Neves, qual a tua formação a nível de bar?

A base da minha formação começou pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste-Pólo Caldas da Rainha, onde aprendi todas as técnicas de serviço de restauração e bebidas.


Após desenvolver grande interesse, fascínio e curiosidade pela área acabei por me formar em outras vertentes como, os Charutos pela Academia Habanos, Wine & Spirits pela WSET Education Trust, algumas Masterclasses com Bartenders de renome nacional & internacional, formação com a Bartending Project, formação de café pela Academia Café Delta, entre outros.

Como começou o gosto pela profissão?

A paixão por esta profissão, creio que foi algo que cresceu inconscientemente dentro de mim, sendo filho de ambos pais que trabalham nesta área sempre assisti à arte da hospitalidade, cultura gastronómica e vínica. Após ter finalizado o meu curso apercebi-me que o mundo do Bar era o percurso profissional que eu queria seguir.


Lukas Neves, qual o teu atual local de trabalho? Qual a função que desempenhas? Desde quando?

O meu local de trabalho é no RED FROG – Speakeasy Bar, em Lisboa, onde desempenho a função de Bartender, desde setembro deste ano.


Como descreves o bar onde trabalhas?

O conceito do RED FROG visa servir e mostrar o que há de melhor na arte de bar e cocktails, com grande inspiração no conceito Speakeasy, que surge em cidades como Londres e Nova Iorque, especialmente durante o período da "lei seca" ou "Proibição", nos Estados Unidos, mas com a identidade da nossa cidade, país e cultura, fazendo dessa a nossa diferença.


Qual o tipo de serviço que ofereces aos teus clientes?

A estrutura de nossa visão é demonstrar os vários períodos, em que eram mais visíveis e criativas a cultura e o consumo do cocktail, a idade de ouro do cocktail, no início do século 19, através da "Proibição" nos anos 20 e 30 ou períodos revolucionários dos anos 50 a 70, culminando com a modernidade dos anos 90 dos cocktails até ao presente.


Funcionamos apenas com lugares sentados, swing, jazz, funk ou rock que ajudam a criar a atmosfera desejada, a decoração é inspirada nos anos 20 e 30, isolamento completo do mundo exterior ao entrar no bar e a intenção de ser um bar social para recuperar o boémio espírito.

Lukas Neves, durante a tua actividade profissional, em que outros locais desenvolveste o teu trabalho?


Anteriormente trabalhei na Vila Vita Parc Resort & SPA, Alporchinhos, Algarve, onde atingi a função, de Head Bartender.


Qual a tua opinião sobre a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Cada vez somos mais Bartenders portugueses pelo mundo a fora, cada vez somos mais a viajar, absorver novas culturas gastronómicas, partilhando e discutindo as mesmas. Penso que acima de tudo estamos a “dar cartas” em diversos continentes validando bastante a nossa profissão. Creio somos bem vistos não só no crafting da coquetelaria mas também em toda a arte da hospitalidade de bem receber e servir.


Lukas Neves, qual opinião sobre a profissão de Barman |Barmaid |Bartender?

Sem dúvida que a nossa profissão está a crescer bastante, na minha opinião podia crescer e desenvolver mais se trabalhássemos com alguns chefes de cozinha havendo partilha, troca e desenvolvimento de todo o processo criativo.

Espero que nos próximos anos o sector feminino também cresça, havendo uma igualdade entre Barmaids & Bartenders. 


Diz algo sobre a vertente da Mixologia.

A vertente da Mixologia sempre existiu, apenas esta a ser mais desenvolvida nos últimos anos. Nos dias de hoje, tudo é replicável e conseguimos ter acesso a muitos produtos únicos que nos permitem proporcionar uma experiência única e diferente aos novos consumidores.


Diz algo sobre o Flair Bartending.

Na minha opinião o flair acaba por ser uma personalização de serviço, fazendo deste mesmo único ou memorável para alguns consumidores.


Lukas Neves, como tem sido a experiência em participares nos Concursos de Cocktails?

A experiência é sempre bastante agradável, todo o convívio, partilha e camaradagem que desenvolvemos é algo que reforça a nossa comunidade de bartenders e barmaids. Acaba por ser também um desafio a nos próprios, onde realmente saímos da nossa zona de conforto e crescemos.  


Dos concursos em que participaste quais os que salientas? Quais as Classificações?

World Class Portugal (2019),

Finalista Ibérico (2019),

World Class Portugal (2018),

Finalista Ibérico – 2018 (2º Lugar),

World Class Portugal 2017, Semi-Finalista,


Vencedor da medalha de bronze nas competições europeias pela AEHT (Associação de Escolas de Hotelaria e Turismo), em novembro, de 2013. 


Lukas Neves, qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

O Cocktail Clássico (um dos meus preferidos) é o Rosita.

Rosita.

Ingredientes:

45ml Tequila Reposado
30ml Italian Bitter Liquor
15ml Extra Dry Vermuth
15ml White Vermuth
1 dash Aromatic Bitters

Lukas Neves, qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Nenhuma em específico, todo o cuidado, interesse, pesquisa e desenvolvimento do processo criativo que desenvolvemos para um cocktail deve ser focado de igual forma para uma opção alcoólicamente mais baixa ou mesmo sem álcool.


Lukas Neves, o Blogue Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses 3 receita de "Cocktails" da tua autoria, com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.


A minha primeira proposta é o cocktail que apresentei a concurso World Class 2019, o Talamh Gràindhu (The dark cereal land)

Talamh Gràindhu (The dark cereal land) by Lukas Neves

Ingredientes:

35ML de Cardhu 12 years
5ML de Talisker Strom
12.50ML de Sherry Oloroso de avelã
50ML de Soda de Aveia fumada e chá
Top Up de Espuma de Cerveja Ale

Método de preparação: Throwing

Decoração: Alga desidratada em pó (alface do mar)

Pairing: Cracker de Aveia (reaproveitada da soda) Fumada

Copo: Corno de Marfim estilo Viking com suporte


A minha segunda proposta é o Cocktail The Gift of Tzacab.


The Gift of Tzacab by Lukas Neves

Ingredientes:

45ML de Zacapa 23, fatwashed com manteiga de cacau (100% orgânica)
12,50 ML de Pedro Ximenez Sherry
10 ML de Dry Palomino Sherry
7,50 ML de Ancho Reyes Chilli Liquor
3 Dash de Black Walnut Bitters

Método de preparação:  Stired

Decoração: Clean apenas fumado com chá preto de chocolate

Pairing: Favo de mel falso, sponge cake de amêndoa e cacau, ar especiado e aromático  
Copo: Copo de loiça branca em forma de vagem de cacau.


Por fim a minha terceira proposta é o cocktail Heart Beats.

Heart Beats by Lukas Neves

Ingredientes:

50 ML de Bulleit Bourbon
10 ML de Licor de Cereja
25 ML de Shrub de cenoura preta
10 ML de Xarope de beterraba
20 ML de Sumo Limão
3 Dash de Absinto (85% alc.)

Método de preparação:  Shaked

Decoração: Fumo de turfa 

Pairing: Chip de beterraba de várias cores borrifadas com vinagre de cidra.

Copo: On-the-rocks com base de madeira servido juntamente com a caixa de terra coberta de relva contendo a garrafa com o drink.


Lukas Neves, qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é o Whisky, especialmente os de Sky e Islay.

Na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2020?

Creio que em 2020 vamos trabalhar bastante o minimalismo com foco no desperdício e na sustentabilidade, assim como cocktails alcoolicamente mais baixos ou mesmo sem álcool, tomados em consideração e trabalhados tanto ou mais como aqueles que contêm álcool.


Lukas Neves, como vês o momento do mundo do bar em Portugal?

Neste momento, Portugal está muito bem, todo o trabalho desenvolvido pela comunidade está a ser reconhecido lá fora, os nossos consumidores estão dispostos a provar e experienciar novos produtos e aos poucos introduzidos à cultura do cocktail.


Penso que toda a comunidade em sí ainda pode ser mais beneficiada, especialmente se desenvolvermos algo em conjunto com sommeliers, bartenders/ barmaids, chefes de cozinha, chefes de pastelaria, baristas ente outros…


Lukas Neves, qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Tenho várias profissionais de excelência que admiro, os que mais me servem de inspiração e para mim são uma referência: Paulo Gomes, Joaquim Veras, Daniel Carvalho, Carlos Santiago, Wilson Pires, Remy Savage, Luca Cinalli, Marian Beke, Alex Kratena e Monica Berg.



Sem comentários: