quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com… é Tiago Fialho, Bar Manager, no Hotel Sana Malhoa, em Lisboa.


O Cocktails & Mistura Fina, continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais que contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Segue assim, a minha caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com… é Tiago Fialho, Bar Manager, no Hotel Sana Malhoa, em Lisboa.

Tiago Fialho, um profissional de excelência, com cerca de 20 anos, de actividade, amante do mundo do bar, sempre atento às novas tendências, continuamente disponível para implementar os seus conhecimentos, nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências, tendo por meta evoluir na profissão que escolheu.


Tiago Fialho, é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter-te na Rubrica Com…Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Tiago Fialho, qual a tua formação a nível de bar?

Tirei um curso técnico-profissional no IFPSAP de empregado de mesa/bar, não havia só de bar e este era o que mais se aproximava, mas queria mais e hoje passados 20 anos, tenho cerca de 30 formações na área.


Como começou o gosto pela profissão?

Os meus pais tinham restaurantes e eu com 5 anos adorava tirar cafés, dizia que queria ser tirador de cafés, depois vi o filme Cocktail e percebi que afinal não eram cafés que eu queria e assim segui a minha paixão até aos dias de hoje.


Tiago Fialho, qual o teu atual local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Hotel Sana Malhoa

Qual a função que desempenhas?

Bar Manager

Desde quando?

Fevereiro deste ano.


Como descreves o bar onde trabalhas?

Não é de todo o típico bar de hotel, somos pouco clássicos, temos uma zona lounge onde até a musica (deep house) é diferente.


Qual o tipo de serviço que ofereces aos teus clientes?

Num bar de hotel temos sobretudo de servir e dar experiências novas a quem nos visita, quando forem para o seu país continuarem a falar de nós.


Tiago Fialho, durante a tua actividade profissional, em que outros locais desenvolveste o teu trabalho?

Ao longo da minha actividade profissional tive o privilegio de trabalhar nos seguintes locais:

Speakeasy bar,

Salsa latina,

Bugix,

D'Lux,

Xafarix,

Cada um dos espaços possibilitaram a minha evolução profissional e conhecimento, bem como, mais competências para o desempenho da minha função.


Tiago Fialho, qual a tua opinião sobre a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

É cada vez mais de salutar a nossa presença lá fora, o trabalho do João Eusébio, Pedro Paulo e Wilson Pires é simplesmente fenomenal.


Qual opinião sobre a profissão de Barman |Barmaid |Bartender?

É uma arte ainda a precisar de muito reconhecimento, mais estudo de quem inicia e sobretudo de mais Franciscos Guerreiros que são exemplos a seguir.


Tiago Fialho, o que ofereces dizer sobre a vertente da Mixologia?

A Mixologia é o que fazemos todos os dias com uma palavra pomposa, é o trabalho/arte do Bartender.


Diz algo sobre o Flair Bartending?

Quando bem feito é algo fenomenal, pena que alguns fizeram desse estilo um circo o que matou um pouco a visibilidade que tinha vindo a crescer.


Tiago Fialho, como tem sido a experiência em participares nos Concursos de Cocktails?

O meu concurso é todos os dias e o júri o meu cliente, nunca entrei nem entrarei em nenhum.


Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

O meu cocktail clássico preferido é o Daiquiri.

Daiquiri

Ingredientes:

4.5 cl de Rum
1.5 cl de Xarope de açúcar
2.5 cl de Sumo de lima

Método de preparação: no shaker adicionar todos os ingredientes, gelo, agitar vigorosamente e serve em taça a cocktail.

Decoração: rodela de lima.


Tiago Fialho, qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

A composição que mais gosto de preparar é o Negroni.

Negroni...less is more

Ingredientes:

3 cl Gin
3 cl Campari
3 cl Sweet Red Vermouth

Método de preparação: no copo old-fashioned sobre gelo, mexer levemente.

Decoração: com ½ rodela de laranja.


Tiago Fialho, Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses 3 receita de "Cocktails" da tua autoria, com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.


Muito obrigado pela possibilidade de divulgar o meu trabalho, deixo-vos aqui 3 cocktails da minha autoria, que tenho vindo a criar / desenvolver ultimamente, dando largas à minha imaginação e tentando inovar, espero que gostem.

Brazilian Bag

Ingredientes:

5 cl de Cachaça Capucana
2,5cl Sumo de Lima
2,5cl de Puré Morango
2,5cl de Puré Manga
5cl de Sumo de Maracujá
1,5cl de Xarope de Canela
1,5cl de Xarope de Açúcar

Método de preparação: Blender e servido em saco

Decoração: Lima desidratada.


Monkey Butter

Ingredientes:

4 cl de Tequila José Cuervo
Bar spoon Manteiga de amendoim
1/2 Banana
1cl de Açúcar
2,5 cl de Licor Amarula

Método de preparação: Blender

Decoração: Banana pão frita

Sweet Pumpkin

Ingredientes:

5cl de Rum Plantation Pineapple
3cl de Real abobora
1,5cl de Limão
1cl de xarope de Açúcar

Método de preparação: Shaker

Decoração: Marshmallow fumado.


Tiago Fialho, qual a tua bebida preferida?

A minha bebida favorita é o Rum.


Na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2020?

Na minha opinião os cocktails vão com base no Rum e pouco alcoólicos.


Como vês o momento do mundo do bar em Portugal?

Estamos num bom momento, a precisar de união e respeito por parte dos empregadores, mas no bom caminho.


Tiago Fialho, qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?


Ui… só um? Difícil...Sandro Pimenta, Cesar Costa, Carla Taveira, Miguel Lapa e Abel Madureira são profissionais que admiro desde sempre.


Muito obrigado professor por esta honra, é um prazer enorme participar em algo de quem tanto admiro.

Sem comentários: