domingo, 3 de novembro de 2019

Luís António, do Tropical Beach Club, em Faro, foi o vencedor do Concurso Barman do Ano 2019.


Luís António, do Hotel Faro | Tropical Beach Club, foi o brilhante vencedor da 5ª edição do Concurso Barman do Ano, 2019, realizado nos dias 29/30 de setembro, no Lx Factory, em Alcântara.


O Cocktails & Mistura Fina acompanhou mais uma edição do Concurso Barman do Ano, em particular o ambiente salutar e de partilha entre os participantes, porém realça também a importância do concurso, em especial para dar a conhecer as potencialidades pessoais e técnicas, dos profissionais de bar portugueses.


Apresentamos uma breve entrevista a Luís António, ao qual endereçamos desde já os parabéns, pelo feito, e agradecemos a disponibilidade para partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina alguns momentos da sua vida.


Luís António, qual a tua opinião sobre a participação no Concurso Barman do Ano, 2019?

Acho que a minha participação foi consistente desde o primeiro dia. Defini um conceito com o qual me identifico pessoalmente, coloquei em prática os conhecimentos e fiz o que amo. Junto a isto temos o factor sorte.


Achas que a tua participação vai contribuir para a evolução pessoal e profissional?

Sem dúvida.

Serviu para me mostrar que estou a trabalhar na direção correta e que agora tenho que estar mais preparado do que alguma vez estive. Hoje "represento" a família Barman do Ano.

Qual opinião sobre a profissão de Barman|Barmaid |Bartender?


É uma profissão dura e muito exigente. É para quem realmente ama o mundo do bar.


Luís António, qual a tua formação a nível de bar?

Considero de extrema importância a aposta na nossa formação se desejarmos ser os melhores naquilo que fazemos. Assim tenho vindo a implementar a minha formação para atingir esses objectivos.

Entre outras, destaque:

Curso de Gestão e Restauração,

Curso de Restaurante & bar,

Varias ações de formação nas mais variadas vertentes na Bartending project,

Outros, workshops, Masterclasses…


Luís António, quais os objetivos para este ano, como Barman do Ano 2019?

A nível pessoal gostaria bastante de poder divulgar o cocktail “I'SCRIMMING for you” pelo país. Divulgando a receita, preparações e o que me levou a criar este cocktail. No fundo dar a conhecer o meu trabalho no Tropical Beach club (ainda poderá vir a acontecer essa tour).


Continuar com o projecto Tropical Beach Club, e fazer acontecer tudo o que a nossa equipa idealizou em conjunto. Muitas novidades para os nossos clientes estão para vir.

Outros assuntos de interesse?

Estar com a família…



Luís António, dos cocktails que apresentaste no concurso Barman do Ano 2019, qual a que destacas?

Vou destacar o cocktail “I'SCRIMMING for you”.


O cocktail “I'SCRIMMING for you”, tem uma breve historia, a qual vou partilhar convosco.

Este cocktail surge com uma iniciativa que criámos, no Tropical Beach Club, em Faro. Todas as primeiras terças feiras de cada mês, as pessoas que nos ajudarem a recolher o lixo na praia, de Faro, nós oferecemos um cocktail, “I'SCRIMMING FOR YOU”. É um cocktail que simboliza a praia.

É servido num copo de bolacha, revestida a chocolate e como base uma areia aromatizada comestível também. Este cocktail não cria lixo nem qualquer desperdício.


Neste lixo que apanhamos, é separado o plástico do restante e reservamos. O objetivo é dentro de 1 ano a 2 anos, poder ter os copos, do Tropical Beach Club, todos com material produzido através deste plástico.



Qual a receita?

O “I'SCRIMMING FOR YOU” é composto pelos seguintes ingredientes:

I'SCRIMMING FOR YOU by Luís António | Tropical Beach Club | Faro.

Ingredientes:

50ml Blend de Rum Plantation infusão em mangas
30ml Fallernum
5ml Orange Poison
Bitter de toranja
25ml Sumo de toranja
25ml Sumo de limão
50ml Agua de coco
Merengue limão top up

Copo comestível


Obrigado Luís António…delicioso o cocktail!

Luís António, o Cocktails & Mistura Fina sabe da tua criatividade na criação e elaboração de cocktails e que apresentaste um cocktail sem álcool no concurso Barman do Ano, queres partilhar connosco?

É verdade os profissionais de bar devem estar preparados para surpreender os clientes, seja com cocktails sem álcool ou com álcool e dado que estamos no momento de contribuir para o bem-estar, para o respeito pela natureza, bem como minimizar as alterações climáticas, criei o “Tepera”, em homenagem a todos os que lutam pela perseveração da Amazónia.

Cocktail “TAPERA” tem uma breve historia:

Este cocktail foi inspirado na Amazónia, onde a natureza, as espécies e as tribos foram devastadas por fogos. Daí ser um cocktail Tiki (em Símbolo das tribos), a garnish (decoração) representa o verde pela qual a Amazónia é reconhecida.


TAPERA (virgin cocktail) by Luís António

Ingredientes:

50ml Virgin mai tai licor
50ml Baby Orgeat (cerelac)
50ml Sumo de toranja
50ml Sumo de lichias
30ml Sumo de limão

Método de preparação: Shaker

Decoração: Cracker salgada


Luís António, muito bom…


De salientar que no segundo lugar classificou-se, Tatiana Cardoso, do The Royal Cocktail Club, do Porto.


Sendo que no terceiro lugar ficou, João Costa, Bovino Steakhouse, em Almancil. (actualmente no The Royal Cocktail Club, do Porto).




Participaram ainda na Final Nacional, 2019, Filipe Sustelo, do Passion Bar, em Albufeira e João Ribau, do Montebelo Hotel Vista Alegre, em Ílhavo.



A Final Nacional contou com um leque de jurados, formado por profissionais de reconhecida competência, como: Joaquim Veras, Francisco Guerreiro, Alberto Pires, David Palethorpe, Jaime Montgomery, Carlos Santiago, Daniel Carvalho, presididos por Pedro Paulo, que tiveram por missão avaliar as provas dos finalistas, nas 3 vertentes de avaliação.


Este ano o Concurso Barman do Ano, foi inserido no Congresso dos Cozinheiros, sendo um valor acrescentado para a sua divulgação, bem como para profissionais de bar e dos patrocinadores desta iniciativa.


O Concurso Barman do Ano é uma iniciativa da Inter Magazine | Edições do Gosto, que continua a prestigiar a classe Barman, a possibilitar a partilha de saberes, a valorização pessoal e profissional, a divulgação das suas capacidades e competências, bem como dignificar a profissão.


O Concurso Barman do Ano é sem duvida um cartaz Nacional e Internacional, recheado de excelentes profissionais, capazes de contribuir, para uma melhor qualidade de serviços que se pretende de excelência.


Parabéns a todos os finalistas, desejo o maior sucesso, espero que tenham aproveitado esta maravilhosa experiência e que o futuro vos sorria, a nível pessoal e profissional!

Fotos DR Edições do Gosto | @fvcruz | @catiabarbosaphotography

Sem comentários: