terça-feira, 26 de novembro de 2019

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica. Com…é Nuno Mendes Faria, Gerente, do O Alfaiate Cocktail Bar”, em Santo Tirso.


Olá a todos, estou certo da importância da divulgação de temas de interesse dos profissionais de bar e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes, desta linda profissão.

O Cocktails & Mistura Fina, continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica. Com…é Nuno Mendes Faria, Gerente, do O Alfaiate Cocktail Bar”, em Santo Tirso.

Nuno Mendes Faria, nasceu em Guimarães, um homem do Norte, define-se com sendo um amante do mundo do bar, sempre atento às novas tendências, constantemente disponível para implementar os seus conhecimentos, nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, masterclasses, palestras, concursos, bem como, o curso de introdução ao Flair bartending, na Cocktail Team, em 2010,  sempre com objectivo em adquirir mais conhecimentos e competências, tendo por meta evoluir na profissão que elegeu.


Recentemente abraçou um novo projecto o “O Alfaiate cocktail bar”, em Santo Tirso, onde para além das bebidas simples ou compostas, apresenta uma carta de cocktails de autor.

Nuno Mendes Faria, é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter-te na Rubrica Com…Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Qual a tua formação a nível de bar?

Comecei por tirar o curso de introdução ao Flair bartending, na Cocktail Team, em 2010 e ao longo dos anos fui participando em várias formações, workshops e masterclasses.

A nossa profissão está em constante mudança, por isso, aproveito sempre para me colocar a par das novas técnicas e tendências.


Como começou o gosto pela profissão?

Começou pouco antes de tirar o curso quando conheci a Gim’c cocktail, do Mário Valério e Gonçalo Cruz. Foram eles que me fizeram apaixonar pelo bar.


Qual o teu atual local de trabalho?

O meu local de trabalho é no “O Alfaiate cocktail bar”, em Santo Tirso.

Qual a função que desempenhas?

Recentemente dei inicio a um novo projeto, abri o meu próprio bar, onde sou proprietário, gerente, Bartender, empregado e empregado de limpezas.

Desde quando?

Desde o dia 14 de setembro. Ainda é um bebé 😃

Como descreves o bar onde trabalhas?

O Alfaiate cocktail bar, é um espaço diferente dos restantes aqui da zona, trabalhamos com uma carta de cocktails de autor, para tentar marcar a diferença com combinações de sabores e apresentações mais arrojadas.


Qual o tipo de serviço que ofereces aos teus clientes?

Da porta para dentro toda gente é igual e é tratada da melhor forma possível, tentamos proporcionar aos clientes novas experiências, bons momentos e que se sintam em casa.


Durante a tua actividade profissional, em que outros locais desenvolveste o teu trabalho?

Trabalhei durante muitos anos na Gim’c cocktail, a fazer todo o tipo de eventos em vários bares, discotecas e eventos privados (casamentos, batizados e etc).


Qual a tua opinião sobre a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Acho que devemos ter Bartenders nos quatro cantos do mundo e estamos muito bem representados. Temos excelentes profissionais a trabalhar por esse mundo fora.

Qual opinião sobre a profissão de Barman |Barmaid |Bartender?

Acho que todos os anos tem vindo a crescer e está cada vez melhor a sociedade já começa a olhar para nós como uma profissão e não como um passa tempo. Contudo temos ainda muito caminho pela frente.


O que ofereces dizer sobre a vertente da Mixologia?

A mixologia é o estudo histórico, técnico e científico da combinação de ingredientes aplicados na cocktelaria. Com toda a evolução é cada vez mais fácil, termos acesso a essa informação e é preciso dedicar muito tempo de estudo. É como se fosse uma pós-graduação da cocktelaria.


Saber o porquê da receita, que tipo de ingredientes são utilizados e como podemos aproveitar melhor cada passo na preparação do cocktail, seja o método, o copo, o ambiente ou o próprio produto que vamos utilizar.

Diz algo sobre o Flair Bartending?

O Flair bartending é muito mais do que atirar garrafas ao ar é proporcionar ao cliente um momento descontraído e único enquanto espera pelo seu Drink.


Como tem sido a experiência em participares nos Concursos de Cocktails?

Não participei em muitos e já deixei de participar a bastante tempo, mas a parte mais enriquecedora será sempre a partilha de conhecimentos com colegas da área, acho que é a melhor parte é mesmo poder aprender com todos os participantes.


Dos concursos em que participaste quais os que salientas?

Faço referência ao primeiro que é sempre especial 😃 “Magellan”

Quais as Classificações?

Fui Finalista.


Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

O meu cocktail clássico favorito é o Mojito.


Mojito

Ingredientes:

4 cl de Rum
3 cl Sumo de lima
6 folhas de hortelã
2 colheres a chá de açúcar
Soda

Método de preparação: macerar as folhas de hortelã, o açúcar e o sumo de lima. Adicionar um “splash de soda”, preencher com gelo lascado. Adicionar o rum e um top de soda.

Decoração: hortelã e rodela de lima.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Não tenho nenhuma que se destaque mais que outra, mas diria uma que me acompanha desde sempre, paixão, criatividade, inovação e movimento. É fundamental para a nossa profissão.


Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses 3 receita de "Cocktails" da tua autoria, com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.


Agradecimento:

Quero agradecer, desde já, pela oportunidade de promover o meu trabalho e o meu novo projeto, “O Alfaiate – Cocktail Bar”, onde posso juntar tudo aquilo que mais gosto de fazer e que também me define como pessoa e bartender. Aqui ficam as minhas 3 propostas espero que gostem…

“Alfineteira”

Ingredientes:

50 ml Gin the botanist
20 ml Xarope de pimenta preta
20 ml Sumo de limão 
15 ml Clara de ovo
20 ml Infusão de cidreira com gengibre
3 folhas de manjericão

Método: shaker / double strainer

Decoração: folhas de manjericão


“Ferro de Engomar”

Ingredientes:

50 ml Rum Mount gay black barrel
30 ml Abacaxi com água de cocó
20 ml Purê de banana da madeira
20 ml Xarope de hortelã
25 ml Sumo de lima
3 Dash Orange bitters

Método: shaker

Decoração: folhas de abacaxi e abacaxi desidratado.


“Inera”

Ingredientes:

50 ml Tequila José Cuervo tradicional reposado
30 ml Polpa de papaia
25 ml Sumo de toranja
15 ml Sumo de limão
20 ml Xarope de Cenoura com canela

Método: shaker

Decoração: fatia de papaia com toping de iogurte natural.


Qual a tua bebida preferida?

A minha bebida favorita é o Rum.


Na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2020?

Não sei, mas fala-se de cocktails com baixo teor alcoólico ou mesmo nenhum e possivelmente os bitters.

Como vês o momento do mundo do bar em Portugal?

Está numa fase ascendente, cada vez temos mais pessoas a reconhecer o nosso trabalho e abertos a ter novas experiências. Estamos cada vez mais afirmados em Portugal com grandes bartenders a nível nacional e internacional. Muitos jovens com grande talento a aparecer.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Tenho vários, poderia fazer uma lista bem grande, mas faço referência ao: David Rios, Dennis Zoppi, Ian Burrel e Remy Savage.


A nível nacional aqueles que mais me acompanharam como: Mário Valério, Gonçalo Cruz, Daniel Carvalho, Carlos Santiago, Nuno Silva, Tatiana Carvalho e Cláudio Lopes, por tudo que passamos para chegar onde chegamos e ao José Mendes e Duarte Cardeira, pelo percurso que estão a fazer dois jovens cheios de talento.


Sem comentários: