segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Luís Fonseca, Bartender, no Restaurante Bar, Pesca, vencedor da II edição do Mistura Beirão.


Luís Fonseca, Bartender, no Restaurante Bar, Pesca, em Lisboa, foi o brilhante vencedor da II edição, do Mistura Beirão.


A final da II edição do Mistura Beirão, teve lugar, no passado dia 24 de outubro, na Quinta do Meiral, na Lousã.


Segundo a organização, liderada pelo Embaixador da marca, João Pessoa, mais de 500 Bartenders, candidataram-se ao concurso, o famoso Licor Beirão, o que faz desta competição a maior realizada, em Portugal.


Participaram na final do concurso 12 bartenders, tendo Luís Fonseca, cativado a os jurados com reconhecido mérito, com técnicas, visual, aromas e sabor que marcaram a diferença. 

O júri foi composto por nomes sonantes do mundo bar, como: Alberto Pires Wilson Pires, Jaime Montgomery, Bruno Veiga, e Ricardo Redondo. 


O Cocktails & Mistura Fina com a finalidade de continuar a dar realce aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais, contribuem para dignificar a profissão de Barman / Bartender, apresenta uma breve entrevista com Luís Fonseca.

Aos 28 anos, Luís Fonseca, é um apaixonado pela mixologia, criativo, inovador sempre na procura de mais conhecimento, da sua evolução pessoal e profissional.


Luís Fonseca obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade para partilhares alguns momentos da tua vida pessoal e profissional, com os seguidores deste blogue.


Qual o teu local de trabalho?

Trabalho no Restaurante Bar, Pesca, em Lisboa.

Qual a função que desempenhas?

Sou Bartender.


Descreve o Restaurante Bar onde trabalhas?

Pesca é um Restaurante Bar, com cocktails de autor, liderado pelo Chef Diogo Noronha, com o Mar, como principal fonte de inspiração. com recomendação Michellin.


Que tipo de serviço praticam?

"Fine dinning".


Luís Fonseca, podes partilhar o cocktail da tua autoria, com a qual venceste a II Edição do Mistura Beirão?

Cocktail, "Berrio", sua breve historia: a pensar em Licor Beirão, faz-me pensar em Portugal: naquilo que o país faz, e fez de bom. Assente nessa linha de ideias, veio-me à cabeça a descoberta do caminho marítimo para as índias e isso rapidamente se tornou na minha inspiração para a criação desta receita. As especiarias de que foram em busca os nossos navegadores deram-me os ingredientes que compõem o cocktail. Escolhi chamar-lhe "Bérrio" por se tratar do nome da primeira embarcação a regressar a Lisboa.


Bérrio By Luís Fonseca

Ingredientes:

60 ml de Sumo de pera assada e cardamomo
50ml de Licor Beirão
1 colher de bar de curcuma em pó
Espuma de gengibre


Método de preparação:

No shaker, juntar o sumo de pera e cardamomo e o Licor Beirão, agitar com gelo em cubo e verter para o copo em "double strain". Finalizar com espuma de gengibre pulverizada com curcuma.

Que decoração e como servir?

Servir com uma palhinha de vidro e com "crackers" de pera. Os crackers referidos, são feitos a partir da desidratação das fibras de pera que sobram da centrifugação e que são reaproveitadas para o efeito.


Quais as Técnicas que utilizastes?

O SUMO: descascam-se meia dúzia de peras, cortam-se em pedaços e levam-se á centrifugadora. Depois de extraído o sumo, numa liquidificadora, bate-se com 3 a 5 bagas de cardamomo até estas estarem bem trituradas. Por fim, côa-se tudo num peneiro para reter as cascas do cardamomo e junta-se menos de meia colher de café de ácido cítrico para evitar oxidação do mesmo.


Qual opinião sobre a profissão de Barman | Barmaid  |Bartender?

É uma profissão apaixonante, que exige muito know how por parte dos bartenders, também muita responsabilidade, porque ao fim ao cabo estamos a servir uma droga considerada legal e que pode provocar danos.

Qual a tua formação a nível de bar?

Frequentei o programa de ensino criado pela Diageo chamado "Learning for Life", que me abriu novos horizontes.

A partir daí tenho implementado os meus conhecimentos com estudo e participando em acções de formação.


Qual a tua opinião sobre a participação no Concurso?

O balanço é positivo. Foi uma experiência excelente, recheada de coisas boas. O networking, o convívio e os amigos que fiz foram as melhores coisas que ganhei.

Ao venceres a II edição do Mistura Beirão, quais os prémios que obtiveste?

Como vencedor da II edição do desafio Mistura Beirão, ganhei uma oportunidade única, voar até Las Vegas, para visitar um dos maiores eventos de bar do mundo, o “Las Vegas Bar Show”, o reconhecimento do meu trabalho, bem como a hipótese de dar a conhecer o meu o meu cocktail, pelo país fora.


Como viste a participação dos 12 finalistas?

De uma forma muito entusiasmante. Estiveram todos a altura do desafio com propostas inovadoras e muito bem conseguidas.


Na II edição do Mistura Beirão foram ainda atribuídos os seguintes prémios:

Prémio Viralidade:
O vencedor foi, Kevin Louçano, do Hugo Beaty, Praia da luz, com o cocktail “Eannes”, ao reunir o maior número de votos na internet para o seu cocktail. Como prémio ganha, um curso de mixologia com Luca Ciapponi, na Bartending Project.


“Eannes” by Kevin Louçano

Ingredientes

60ml Licor Beirão
20ml Creme de Cacao escuro
5ml Bénédictine D.O.M
10ml Xarope de Maracujá
15ml Sumo de Ananás
25ml Sumo de Lima fresco

Método de preparação:

No shaker deitar Licor Beirão, Creme de Cacao Escuro, Bénédictine D.O.M, Xarope de Maracujá, Sumo de Ananás, Sumo de lima fresco. 

Fazer um dry shake,

Introduzir gelo e fazer outro shaker,

Terminar com um fine strainer no copo,

Decoração com meia Maracujá, folhas de ananás e flores comestíveis.


Prémio Visibilidade

A vencedora foi Helena Pereira, do Classe Bar, em Famalicão, que conquistou com o cocktail “Essência”, resultado do alcance e o impacto da promoção do seu cocktail (elementos avaliados pelo júri). Recebeu como prémio a oportunidade de acompanhar o Licor Beirão em todos os eventos de bar fora de Portugal.


“Essência” by Helena Pereira

Ingredientes:

50 ml Licor Beirão
20 ml Vermut Blanco Casa Mariol
20 ml Sumo Limão
20 ml Sumo Laranja
5 ml Infusão de Pimentão Picante
2 dashes Orange Bitters
Top up Bitter Kas


Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no Skaker (à excepção do Bitter Kas);

Agitar vigorosamente;

Verter para o copo utilizando a técnica "Strain";

Completar com Bitter Kas;

Decorar com casca de laranja e uma rosa.

Sem comentários: