sábado, 16 de novembro de 2019

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica. Com…é Diogo Costa, Bartender, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, nos Açores.


Hoje na diversidade, na informação e partilha do Bartending, o Cocktails & Mistura Fina viaja novamente até à Ilha de São Miguel, Ponta Delgada, nos Açores, mais uma aposta em divulgar também o que se no mundo do bar fora dos grandes centros…espero que seja uma aposta ganha…


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica. Com…é Diogo Costa, Bartender, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, nos Açores.

Acompanho o percurso de Diogo Costa, desde a minha viagem, em 2016, a Ponta Delgada, nos Açores, onde ministrei uma acção de formação, sobre Mixologia Avançada e Molecular, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, aos alunos do curso de Técnico de Restaurante – Bar.


Desde de essa altura tenho vindo a acompanhar o percurso profissional de Diogo Costa. Sempre atento às novas vertentes do mundo do bar, tem vindo a participar nas mais variadas formações, palestras, Workshops e concursos, onde se tem evidenciado. Permanentemente tendo como meta a sua evolução pessoal, cultural e profissional.


Resultado da sua dedicação, estudo, empenho e trabalho, Diogo Costa, foi convidado para continuar, no Anfiteatro Restaurante / Lounge, restaurante de aplicação, da Escola de Formação Turística e Hoteleira, onde desempenha a função, de Bartender/empregado de mesa.


Diogo Costa é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter-te na Rubrica Com…Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Diogo Costa, qual a tua formação a nível de bar?

A minha formação a nível de bar é o curso de Restaurante/bar nível 4, que tirei na Escola Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, e também posso considerar “formação” o convívio com outros bartenders e trocas de ideias, participações em concursos de bar também ajudou. E acima de tudo muita pesquisa e estudo.


Como começou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão e pelo bar começou com a minha vinda para a Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, onde comecei a ter aulas de bar e foi aí que me percebi que tinha jeito para o bar e que me sentia bem dentro do bar, desde então nasceu esta paixão que tenho pelo bar e sua composição. Minha grande paixão era e continua a ser juntamente com o bar os vinhos porque nasci no meio das vinhas, muito devido ao meu Avô.


No entanto a paixão pelo que faço no bar, nasceu também com as minhas viagens e participações em eventos relacionados com o bar como por exemplo a participação no 10 Fest Açores, que se realiza no Restaurante Anfiteatro Lounge, todos os anos. Desde então não imagino me longe de um bar.


Diogo Costa, qual o teu atual local de trabalho?

Neste momento trabalho no Restaurante Anfiteatro Lounge, que é a unidade de aplicação, da escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada.


Qual a função que desempenhas?

As funções que desempenho é a de bartender e empregado de mesa e o mesmo tempo apoiar a integração dos formandos, nas actividades e serviços, no Restaurante Anfiteatro.

Desde quando?

Desde 2017.


Diogo Costa, como descreves o bar onde trabalhas?

É um bar onde damos valor ao produto fresco, onde temos produtos caseiros, com cocktails criados por todos os elementos do Staff, em que existe uma combinação perfeita de sabores frescos de preferência os sabores regionais.


Qual o tipo de serviço que ofereces aos teus clientes?

É um serviço livre onde podem escolher o que mais gostam e adaptar um cocktail ao seu gosto, sempre com produtos fresco e muito bem preparados, e acima de tudo serem sempre recebidos com um sorriso na cara.


Diogo Costa durante a tua actividade profissional, em que outros locais desenvolveste o teu trabalho?

Basicamente tirei o curso e mantive-me pela a Escola, mais propriamente, no Restaurante Anfiteatro Lounge.


Qual a tua opinião sobre a presença dos bartenders Portugueses pelo mundo?

A minha opinião sobre os bartenderes portugueses pelo mundo é que, os portugueses no geral quando saem do seu país são muito bem reconhecidos devido ao seu empenho e trabalho duro, mas agora a nível de bar, temos bons bartenders a dar cartas lá fora e a demonstrar que este país pequeno tem muitas pessoas grandes e bons profissionais na área.


Qual opinião sobre a profissão de Barman/ Barmaid/ Bartender?

A nossa profissão é algo muito especial e única em que tens a capacidade de ter uma relação muito próxima com os teus clientes, que exige gosto por aquilo que se faz e conhecimento.


Diogo Costa, o que ofereces dizer sobre a vertente da Mixologia?

É uma vertente que vou apostar muito mais com formações e pesquisa, para mim a Mixologia vem completar a excelência do serviço de bar, julgo que veio para ficar, pois proporciona uma valorização dos serviços ao cliente.


Diz algo sobre o Flair Bartending?

Flair bartending vem trazer ao bar uma maneira de diversão e dedicação dos bartenders e demonstração ao cliente. Na minha opinião está a crescer muito.

Diogo Costa, como tem sido a experiência em participares nos concursos de cocktails?

A experiência nos concursos tem sido muito boa, estou a evoluir a nível de aprendizagem com a participação. Ajuda-me a crescer no mundo do bar com o empenho que coloco em cada concurso em que participo.


Dos concursos em que participaste quais os que salientas?

Saliento um que foi o mais importante, no meu pulo no mundo do bar e no meu crescimento, que foi a participação no Monin Cup 2018.


Quais as classificações?

Na semifinal obtive o 2º lugar, enquanto que na final consegui o 3º lugar.


Diogo Costa, qual o teu “cocktail” clássico preferido?

Posso dizer que tenho 2 cocktails preferidos que são: o Negroni e o Manhattan.

Quais os produtos a utilizar nas composições de bar, que mais gosta de preparar?

Tudo o que seja caseiro, como por exemplo ginger beer, vermute, sodas e espumas.


Diogo Costa o Blogue Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses 3 receitas de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.

Obrigado pela oportunidade de poder divulgar o meu trabalho, espero que gostem.

Aqui ficam as minhas propostas:


“Cucumber Water“ by Diogo Costa

Ingredientes:

5cls Gin Hendricks
5cls Água tónica Schweppes ginger e cardamomo
5cl Sumo caseiro de pepino com manjericão
4cls Sumo de limão
3cl Clara de ovo
2,5cls Xarope de açúcar
Q.B Pimenta preta


Método de preparação:

Colocar a pimenta preta e os restantes ingredientes dentro do shaker e fazer o dry shaker, de seguida colocar gelo e voltar a misturar no shaker, depois verter para o copo e preencher com água tónica.

Decorar com folha de manjericão e pimenta preta.


“PDL” by Diogo Costa

Ingredientes:

4cls Whiskey Bulleit Bourbon
2cls Mix Martini extra dry e Porto dry
1 Dash Angostura bitter
1 Dash Angostura bitter orange
 Zest de Laranja


Método de preparação:

Colocar todos ingredientes no mixi glass e mexer muito bem até as bebidas se misturar bem e de seguida verter para a taça de cocktail.

Decorar com Zest de laranja.


Vetor King by Diogo Costa

Ingredientes:

5 cls Rum Mulata Reserva 7 Anos
5 cls Polpa de Ananás
3,5 Cls Sumo de Limão
Q.B Ginger beer Caseira
3 cls Xarope de ananás


Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no shaker bater muito bem e de seguida verter para o copo de seguida colocar ginger beer.

Decorar com erva príncipe, ananás desidratado e um pairing de compota caseira de ananás e gengibre com bolo Lêvedo.


Diogo Costa, o que te inspira?

A minha estratégia/inspiração são a paixão que tenho na criação deles, homenagens que faço aos meus Avós, a inspiração que minha namorada me transmite porque ela mesmo não sendo da área me ajuda como se fosse um cliente e trás me uma tranquilidade que é necessária.


Criar um cocktail tem muito que se diga, crio pensando sempre nos meus clientes se eles beberiam mais uma e claro com o meu gosto pessoal.


Qual a tua bebida preferida?

Sou fã do Vinho, mas também de Rum.

Na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2020?

Será cocktails com menos álcool e com mais aproveitamento dos produtos, ou seja apostando na sustentabilidade.


Como vês o momento do mundo do bar em Portugal?

Está cada vez mais evoluído cá em Portugal, mais abrangente, coloca cada vez mais os bartenders à prova e exige uma maior variedade na criação de cocktails.


Qual o barman que mais admiras? Ou que serve como referencia?

Existem vários nomes que me serve de referência, que são: Francisco Guerreiro que na minha opinião tem muito para ensinar a todos, João Couto que foi quem me deu as primeiras noções de bar e por fim e não menos importante, Pedro Jerónimo, o meu chef que me tem ajudado no meu crescimento com todo o seu apoio, permitindo o meu crescimento.


Diogo Costa qual a tua opinião sobre o momento dos bartenders, Açorianos?

Opinião sobre os bartenders, Açorianos no meu ponto de vista, temos muitos bons bartenders, embora falta a eles alguma paixão por aquilo que fazem, dedicação e conhecimento sobre o bar como por exemplo, saber como é feito aquele Rum, gin, cerveja, agua, a sua origem etc.


Muitos pensam que ser bartender é só colocar as bebidas dentro de um shaker e abanar, mas não é nada disto porque qualquer um faz isto, ser bartender é ser uma pessoa que sabe o que está a servir sabe que por trás daquele cocktail existe uma história magnifica para contar aos seus clientes e saber fazer para o cliente o cocktail mais indicado com várias perguntas como por exemplo saber a fruta favorita se gosta de Rum ou outra bebida.


Diogo Costa, qual seria a estratégia para mudar a situação?

Em conclusão, para ajudar nisto nós aqui na Escola de Formação, planeamos trazer em breve Bartenders de fora para poder dar outra visão de bar aos nossos alunos e futuros bartenders.


Sem comentários: