sábado, 4 de outubro de 2014

Paulo Gomes, Bartender, no Portugal Boutique Hotel, Lisboa, vencedor do Schweppes Challenge 2014.

Paulo Gomes, Bartender, no Portugal Boutique Hotel, Lisboa, foi o brilhante vencedor do Schweppes Challenge 2014, Portugal, um amigo que tenho vindo a acompanhar e desde de sempre evidenciou elevado grau de profissionalismo, gosto pela partilha de saberes, pela inovação e pela arte de preparar e decorar os “cocktails”.


O Cocktails & Mistura Fina continua atento ao momento extraordinário que se vive em Portugal no que se refere à realização dos mais variados tipos de concursos/festivais de “cocktails”, bem como ao excelente desempenho por parte dos profissionais de bar.


Assim continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhar momentos da sua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Paulo Gomes qual o teu local de trabalho e que função desempenhas?

Trabalho no grupo Sotelmo que detêm o Hotel Mundial e Hotel Portugal, e exerço a função de Bartender.


Qual a opinião acerca dos mais variados e tipos de concursos/festivais de cocktails em Portugal? Achas que estamos no caminho certo?

A minha opinião é que os concursos que existem em Portugal começam a ser substituídos por formatos com uma linhagem diferente das competições da IBA.


O caso de maior sucesso internacional é o World Class, que haverá pela primeira vez este ano em Portugal, e que para uma nova geração é um dos moldes que mais agrada e motiva para a competição.


Também temos bons “novos” exemplos em Portugal, como o caso do Schweppes Challenge e do Barman do Ano, em conjunto com vários concursos de marcas internacionais que ajudam a elevar o nível.


O caminho será dar visibilidade e aliar a formação aos profissionais para que estes possam estar cada vez mais bem preparados, e em conjunto possam partilhar experiências e informações entre si e assim juntos elevaram o nível das próprias competições.


Paulo Gomes na tua opinião achas que os Barmen portugueses estão a acompanhar a evolução dos profissionais de bar pelo mundo?

Sem dúvida que estão, mas o caminho ainda está num processo de mudança, como a que aconteceu em maior parte desses países.

Tirando a questão do Gin onde estamos até a frente de muitos países com uma cultura de bar muito mais implementada do que a nossa, falta ainda muito a nível do conhecimento e do empreendedorismo que veja o bar de uma maneira diferente.


Qual a opinião sobre a tua participação nas diversas fases do Concurso Schweppes Challenge 2014, Portugal?

Não poderia ser mais positiva, contudo faço sempre a minha auto analise e sei que havia, e há, pormenores a rectificar e a melhorar. Faz parte de um crescimento e da experiência adquirida ao longo da carreira pessoal e profissional.


Que opinião tens acerca da organização do Concurso Schweppes Challenge 2014, Portugal?

Foi muito boa.
Houve mudanças do ano passado para este formato que foram muito positivas. Houve uma outra preocupação por parte da organização, de nos dar uma projeção, quer um conhecimento diferente do que é habitual. A final aberta ao público, podendo este tomar contacto neste tipo de eventos com os profissionais de bar, e poderem acompanhar os concorrentes, bem como de ter dado uma masterclass com o Diego Cabrera sobre o conhecimento dos efeitos do álcool e da consciência de que os profissionais de bar devem ter para saberem como inverter ou impedir que os seus clientes fiquem alcoolizados.


Paulo Gomes, o Cocktails & Mistura Fina, gostava de partilhar com os seguidores do nosso Blogue a criatividade e a arte de elaborar os “Cocktails” desta feita para o Concurso Schweppes Challenge 2014.


É um prazer enorme partilhar o meu trabalho no Cocktails & Mistura Fina com todos aqueles que gostam de acompanhar a nossa arte na elaboração e decoração dos “Cocktails”. Aqui fica e espero que gostem.

Vou começar com o Irish Twist:

Foi elaborado para o concurso Schweppes Challenge 2014, com o intuito de fazer algo simples, mas com um twist. Quando comecei, o meu ponto era fazer uma bebida que todos pudessem fazer em casa quer percebam ou não de bar. Muitas pessoas gostam de beber mas não sabem nem há receitas que possam fazer com um ou dois pormenores que façam a diferença como por exemplo de um simples Whisky Cooler se tratasse.

O mundo Schweppes para mim significa grande numero de vendas de excelentes produtos, e como hoje em dia o Whisk(e)y esta um fora das tendências, nada melhor do que apresentar algo com whisk(e)y.


O problema hoje, é que muitos seguem modas sem se atreverem a experimentar outras categorias de bebidas, o que é uma pena, porque existe imensas categorias de boas bebidas alcoólicas.

A chave do Irish Twist está no balanço entre o whiskey de mel e o Ginger Ale aliado a decoração que entra em acção quando o cliente desejar bastando para isso retirar a mola e macerar com o sticker para ajudar a do tornar em algo mais complexo do que um Whisky Cooler.

NOME: IRISH TWIST By Paulo Gomes


MÉTODO: CONSTRUIR NO PRÓPRIO COPO

COPO: JUG BY LIBBEY

RECEITA: 

60ml BUSHMILLS IRISH HONEY
200ml SCHWEPPES GINGER ALE
3drops REGANS´S ORANGE BITTERS Nº6

PREPARAÇÃO: INTRODUZIR TODOS OS INGREDIENTES NO COPO SOBRE GELO.

DECORAÇÃO: TOMILHO E ZEST DE LARANJA


A minha segunda proposta é o White Velvet

Foi criado para a semi final do concurso Barman do Ano, em que tínhamos de preparar um Long Drink com o uso obrigatório dos produtos Schweppes. A minha inspiração foi a Schweppes Tónica de Gengibre e Cardamomo, e partiu tudo dai! Inspirei me numa mistura de dois clássicos, O Gin Fizz e o New Orleans Fizz aka Ramos Gin Fizz, e tinha a base feita para o resto, que foi substituir por outros produtos, e adicionar algo meu como o xarope de cardamomo e rosas e do nosso pais neste caso a Amarguinha que brilha na sua plenitude.

NOME: WHITE VELVET by Paulo Gomes


MÉTODO: DRY SHAKE

COPO: BAMBO BY LIBBEY

RECEITA: 

60ml GIN MARE
15ml COINTREAU
15ml AMARGUINHA
15ml XAROPE CASEIRO DE CARDAMOMO E ROSAS
30ml SUMO FRESCO DE LIMÃO
30ml CLARA DE OVO
60ml SCHWEPPES TÓNICA DE GENGIBRE E CARDAMOMO

PREPARAÇÃO: INTRODUZIR TUDO NO SHAKER A EXCEPÇÃO DA TÓNICA SCHWEPPES, E FAZER DRY SHAKE ATÉ CRIAR UMA ESPUMA ESPEÇA.

EM SEGUIDA BATER COM GELO E COAR PARA O COPO COM GELO.

FINALIZAR COM A TÓNICA SCHWEPPES DE GENGIBRE E CARDAMOMO.

DECORAÇÃO: ROSAS SECAS



Paulo Gomes qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que vou recomendar aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina é o meu cocktail vencedor do Schweppes Challenge 2014.

Na final houve uma caixa surpresa com um número muito limitado de produtos, iguais para todos os concorrentes.

A inspiração e os conhecimentos tiveram de vir ao de cima, visto estarmos todos com os nervos a flor da pele e havia 1 hora para pensar, testar e preparar, sendo que só tínhamos aqueles produtos e caso gastássemos com muitos testes não tínhamos depois para fazer 4 cocktails iguais!

NOME: JARDIM DAS PAIXÔES (Schweppes Challenge 2014) by Paulo Gomes


MÉTODO: SHAKE

COPO: DOUBLE OLD FASHIONED BY SCHWEPPES

RECEITA:

60ml TEQUILA
20ml COINTREAU
20ml XAROPE DE MARACUJÁ E MEL
30ml MISTURA DE SUMO FRESCO DE LIMA E TORANJA
60ml SCHWEPPES TÓNICA DE FLOR DE LARANJEIRA E LAVANDA

PREPARAÇÃO: INTRODUZIR TUDO NO SHAKER A EXCEPÇÃO DA TÓNICA SCHWEPPES, E BATER COM GELO.

COAR PARA O COPO COM GELO.

FINALIZAR COM A TÓNICA SCHWEPPES DE FLOR DE LARANJEIRA E LAVANDA.

DECORAÇÃO: PITAIA E AMORES PERFEITOS


Paulo Gomes para terminar qual o teu próximo projecto ou outros assuntos que desejes partilhar com os amantes do Bartending aqui no Cocktails & Mistura Fina?

A nível de concursos tenho ainda este ano a final do Bulldog Bartender of the year em Outubro.


A nível pessoal, estou a apostar cada vez mais na minha contínua formação e criação, passando esta por estudar, ir a feiras de bar e visita a países internacionais para poder absorver o que de melhor há a nível de cultura de bar.


Quanto a nível Profissional, continuo na minha busca por projectos que me enriqueçam e queiram arriscar em conceitos não explorados em Portugal a nível de coquetelaria e mixologia. 


Tenho também este ano a ligação a Schweppes como “Barman do ano Schweppes”, que me trás responsabilidades extras devido a marca que represento.


Gostava de finalizar com um agradecimento a todos os concorrentes do Schweppes Challenge de 2014 e a organização que mais uma vez elevou o nível do Bar em Portugal com uma visibilidade em Espanha o que é sempre positivo para todos nós.


Francisco Guerreiro, muito obrigado por me dar a mim e a muitos bons profissionais espaço para poderem mostrar o seu trabalho e assim ampliar a perspectiva do profissional de bar!

Sem comentários: