O valor dos profissionais de bar Portugueses é inquestionável, pois os resultados obtidos nos mais diversos momentos em competição com os seus pares têm sido de grande relevo a nível mundial.
Hoje, o Cocktails & Mistura Fina, traz até vós, o Daniel Carvalho, Bar Supervisor, do Good Godfrey’s Bar & Lounge, no Waldorf Hilton Hotel, em Londres. Devo referir que já não a primeira vez que tenho prazer de divulgar com imensa alegria os feitos deste profissional de “mão cheia”.
O tema da conversa vai ser à volta da sua participação na 5ª edição da GALVIN CUP 2011, uma iniciativa de Chris Galvin e a sua equipa de Galvin at Windows que situa-se no topo do Park Lane Hilton Hotel, em Londres, onde o Daniel obteve um honroso 3º lugar. Participaram 26 Bartenders. A competição patrocinada pela Martini, a qual está incluída na Global Brands.
Daniel Carvalho, como foi a tua participação na 5ª edição da Galvin Cup 2011?
Bom, o 3º lugar na Galvin Cup, reflecte que foi de facto uma boa participação, tendo em conta que participaram excelentes Bartenders, Head Bartenders e Bar Managers, que desenvolvem a sua actividade profissional nos melhores Hotéis e Bares de Londres. Tais como Dorchester (onde trabalhava o Stefano Cossio), Ritz, Lanesbourough (onde trabalhou o grande Mestre Salvatore Calabresse), Savoy e muitos mais.
Pela presença de tão distintos profissionais do mundo do bar foi um momento “saboroso”?
Foi, sem dúvida momentos com muita tensão, já que, quando participamos desejamos sempre obter o melhor resultado, sabendo eu das capacidades dos Bartenders em competição, todos eles de elevada competência, técnica, criatividade e profissionalismo, não pode deixar os meus créditos por mãos alheias, concentrei-me e com todos as minhas capacidades consegui obter um excelente resultado o que me deixou muito satisfeito. De salientar que o concurso durou cerca de 6 horas e consistiu em duas fases.
Em consistiu, então, a Galvin Cup?
A Galvin Cup, conforme já referi, consistiu em duas fases. Na 1ª fase participaram todos os concorrentes. A mesma consistiu na preparação de 6 “cocktails” em 10 minutos (3 Tipo Martinez Cocktail Clássico base Martini Rosso e 3 Cocktails da nossa criação, sendo que tínhamos como opção a possibilidade de utilizar o Martini Bianco ou Rosato). Cada um de nós teve que realizar uma apresentação do “Martinez Cocktail”, explicando ao Júri e aos presentes o seu aparecimento, bem como, as técnicas utilizadas na sua preparação, decoração e formas de servir a composição, bem como, uma apresentação e explicação acerca o Cocktail da nossa criatividade em especial o que nos a inspirou e técnicas utilizadas na sua preparação.
Os 26 participantes foram divididos em 3 baterias, avaliados pelos Júris, passando os dois mais pontuados para a 2ª fase, denominada por “ Shake Off”.
Como correu a 1ª Fase?
Muito bem, os Júris reconheceram o meu trabalho, a forma como preparei e apresentei os meus “ Cocktails”, as técnicas utilizadas. O que me deixou bastante satisfeito foi o facto de ter passado á final em primeiro lugar com uma grande margem para o segundo, bem como, com a melhor pontuação no “Martinez Cocktail” e no “Cocktail Criação”!
Receita do Cocktail Tipo “Martinez”
60ml -Martini Rosso
30ml -Old Tom Gin
5ml- Marachino luxardo
Boker's Bitters
Aromatizado com Spray de óleos da casca de limão
Decoração casca de limão trabalhada
Cocktail Silk Touch (Criatividade)
30ml Martini Rosato
25ml-Dow’s fine White Port
15ml-Barcadi Superior
20ml-sumo de Lichias
10ml-fresh lime juice
5ml -xarope de caramelo
Aromatizado com Spray de óleo de laranja
Decoração: Rambutan lichia e menta
Preparado no Shaker, double strained, aromatizado com spray de laranja
Qual foi a sensação pelo facto de passares à 2ª Fase?
Já salientei, o facto do valor de todos os participantes, mas tive uma sensação de orgulho pela forma como tenho vindo a estudar, trabalhar, no sentido de me valorizar e adquirir cada mais competências, saberes acerca da arte de misturar as bebidas e outros produtos, indo ao encontro da exigência de um público que cada vez mais procura “Cocktails” inovadores, criativos de qualidade e de excelência.
Em que consistiu a 2ª Fase ou Shake Off?
A 2ª Fase ou Shake off, no qual participaram o Top 6, consistiu na preparação de um Cocktail em 5 minutos, usando ingredientes, surpresa, sendo obrigatório o uso do Martini Gold Dolce & Gabbana. Nesta fase a responsabilidade e dificuldade aumentou, pois não tínhamos conhecimento acerca dos produtos existentes, no entanto o desafio muito interessante, já que, foi uma oportunidade única de demonstramos as nossas capacidades, criatividade, conhecimentos na área do Bartending. Foi sem dúvida um momento marcante na minha participação, onde ganhei o 3º lugar!
Cocktail Gold Touch (Prova surpresa)
30ml-Martini Gold
20ml-Martini Rosato
20ml Barcadi superior
25ml sumo de toranja
5ml- mel
Um pedaço de gengibre
Preparado no shaker, servir sobre gelo picado, duas palhinhas inspirado no estilo Cobbler.
Decoração -Taça dourada, mint e casca de laranja
O que destacas desta 5ª edição da Galvin Cup 2011?
Para além da minha participação e excelente classificação, 3º Lugar, a qualidade dos participantes, o que me permitiu medir as minhas capacidades e continuar a trabalhar para atingir os meus objectivos. Ter sido avaliado por Júris de reconhecido mérito, tais como, o Embaixador Global BACARDI, David Córdoba, o legendário Peter Dorelli, o Head Bartender do bar Savoy durante mais de 30 anos, Chris Galvin, Promotor e Director dos famosos Galvin Windows, Giuseppe Gallo, MARTINI Embaixador Global, Ago Perrone, Melhor Bartender Mundial e Chefe de Mixology no Connaught Hotel, Brian Page da UKBG, Luca Cordiglieri da UKBG, Stefano Cossio do Dorchester Hotel e Jim Slavin da UKBG, entre outros membros da organização. Foi sem dúvida uma boa experiência.
Classificação:
Professional Bartenders Competition
1st place: Alessandro Pizzoli, The Kensington Hotel
2nd place: Dario Provenzano, The Dorchester
3rd place: Daniel Carvalho, Good Godfrey’s The Waldorf Hotel
4th place: Swanad Korgaonkar, The Savoy
5th place and Efficiency Prize Winner: Harry Glockler, The Ritz
6th place: Salvatore Damiano, Captains Club Hotel
De salientar a realização da Galvin Cup direccionada para jovens estudantes de Hotelaria, tendo por objectivo proporcionar a sua valorização pessoal, académica e profissional.
Classificação:
Students Competition
1st place: Ramon Ramos, Westminster Kingsway College
2nd place: Nuappa Rattanakistunthorn, Westminster Kingsway College
3rd place: Laure De Fromant de Bouaille, Lycee Ferrandi Paris, France
4th place: Stacey Crawford, Croydon College
5th place: Bobby Thompson, Croydon College
6th place: Jia Yu To, Westminster Kingsway College
Daniel Carvalho uma ultima mensagem no Cocktails & Mistura Fina.
Aos Barmen Portugueses que continuem a trabalhar com afinco no sentido da sua valorização pessoal, cultural e profissional, procurando obter mais conhecimentos e competências, no sentido de acompanhar as tendências do Bartending mundial.
Ao Francisco e ao Cocktails & Mistura Fina, o meu muito obrigado por apoiar o Bartending Nacional e os grandes profissionais de hotelaria espalhados pelos quatro cantos do mundo! Acredite que uma palavra vinda de Portugal motiva bastante o nosso trabalho!
Obrigado Francisco!
Um Abraço
Reportagem Fotográfica TOM ELMS FHOTOGRAPHY:
http://www.tomelms.com/galvin_2011/content/_THE0793_large.html
Sem comentários:
Enviar um comentário