sábado, 30 de julho de 2011

Cocktail “O Monchiqueiro”, homenagem à Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros” By Francisco Guerreiro.

Foi uma agradável surpresa, o convite por parte da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros”, Associação, recentemente criada, a qual me lançou o desafio para criar alguns “Cocktails” com base na já famosa Aguardente de Medronho de Monchique.

Na elaboração deste “Cocktail” tentei utilizar bebidas ou produtos relacionados com a região do Algarve, aproveitando a oportunidade para os promover. Sabendo das características do Medronho, a minha preocupação foi a escolha dos ingredientes, assim, relacionei a força o acentuado e distinto aroma do Medronho, com produtos que preenche-se um conjunto de aromas, textura e sabores, agradáveis e apelativos.

Na preparação iniciei com uma maceração de compota de figo, aromatizada com sumo de laranja e canela, com um gomo de laranja de Casais, para moderar os aromas e criar novos sabores, de seguida no Boston Shaker, adicionei, 1 cl de Licor de Poejo, 2 cl de Licor de Amêndoa, e por fim adicionei 4 cls de Aguardente de Medronho de Monchique Envelhecida, adicionei gelo, agitei vigorosamente e verti na Taça a Cocktail. Como decoração um coração em queijo de figo com amêndoa, típico do Algarve, casca fina de laranja e um raminho de poejo, relacionando todos os ingredientes que o utilizei no Cocktail “O Monchiqeiro”, em homenagem à Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros”.

COCKTAIL “O MONCHIQUEIRO”

INGREDIENTES:

4 CLS AGUARDENTE DE MEDRONHO DE MONCHIQUE ENVELHECIDA

2 CLS LICOR DE AMENDOA

1 CL LICOR DE POEJO

1 COLHER A SOBREMESA DE COMPOTA DE FIGO AROMATIZADA COM SUMO DE LARANJA E CANELA

I GOMO DE LARANJA DE CASAIS;

METODO DE PREPARAÇÃO: BOSTON SHAKER, DOUBLE STRAIN.

SERVE-SE: NA TAÇA A COCKTAIL

DECORA-SE: COM UM CORAÇÃO FEITO DE QUEI

JO DE FIGO E AMENDOA, CASCA FINA DE LARANJA E RAMINHO DE POEJO.

Esta, a minha contribuição para a promoção e divulgação da Aguardente de Medronho, que para além de ser servida simples, como era tradicional, também pode ser utilizada na preparação de “Cocktails” e perfeito para composições de bar inovadoras, sem descorar claro as tradições, podendo ser um produto a ter em conta nos bares, criando novos hábitos e alternativas à sua comercialização.

Gostaria de agradecer a magnífica tarde passada no Innside Caffé Cocktail Bar, em Carvoeiro, Lagoa, com a sua Equipa de Bar, nas pessoas de Pedro Ferreira e Sérgio Vicente, que disponibilizaram o espaço para o Making Off do Cocktail “O Monchiqeiro” onde partilhamos competências, saberes e conhecimentos acerca do Bartending.

Uma palavra de apreço à Regionalarte de S. Marcos da Serra, pela colaboração ao disponibilizar a sua gama de Licores para testar vários “Cocktails”, assim como, ao seu Embaixador Tiago Laginha.


2 comentários:

ricardo disse...

Fantástico!

Grande homenagem, gostava de ter estado presente!

Cocktails &; Mistura Fina disse...

Caro Ricardo, na próxima vez enviarei informação na sentido de marcar presença!

Abraço