domingo, 1 de novembro de 2009

CONCURSO "GRAND MARNIER TROPHY"- FASE DO ALGARVE, ALBUFEIRA ,2009.


Hoje a Sede Social da Associação Barmen do Algarve foi palco do Concurso "Grand Marnier Trophy" fase de apuramento dos representantes do Algarve para a final Nacional.

Participaram neste concurso 25 Barmen e Barmaids de varias unidades hoteleiras, Escolas de ensino regular e de hotelaria.




Os participantes demonstraram elevado grau de profissionalismo, criatividade, técnica da misturas das bebidas compostas bem como arte na decoração dos seus Long Drinks.


Os "Cocktails" apresentados a concurso tinham que conter na sua base o Licor Grand Marnier e sumo de laranja ou laranja na sua decoração.


( Da esquerda para a direita: Joaquim Sabino, Consultor Técnico e Gonçalo Eusébio, da Active Brands, representante do Licor Marnier em Portugal)

http://www.activebrands.net/

Este evento contou com o patrocionio da "ACTIVE BRANDS" representante do Licor Grand Marnier em Portugal, a qual se fez representar por Raquel Almeida , por Gonçalo Eusébio e pelo Consultor Técnico Joaquim Sabino, os quais proporcionaram aos participantes momentos de convívio, troca de conhecimentos, saberes e competências na arte preparar e servir as bebidas compostas.


Com a observação atenta dos Júris Técnicos e Degustadores os concorrentes foram evoluído com destreza de movimentos e arte na preparação e decoração dos seus "Cocktails".

(Da esquerda para a direita: Joaquim Lopes, Presidente da Associação Barmen do Algarve, Hilário Alves, António Rodrigues, José Graça e Damião Semião, membros dos Corpos Sociais da A.B.A.)

A avaliação de extrema dificuldade já em causa estava escolher os representantes da Associação Barmen do Algarve na final Nacional. Após ponderação dos items "Sabor", "Aromas"e "Aparência" os concluíram atribuir a seguinte classificação:


1º CLASSIFICADO , COM 76 PONTOS


RUI GONÇALVES - EHTA- FARO


NOME DA COMPOSIÇÃO: GRAND ALGARVE


3 CL DE LICOR GRAND MARNIER


2 CL DE RUM ESCURO HAVANA CLUB


1 CL SUMO DE LIMÃO NATURAL


1 CL DE MEL


PREENCHER COM LIMONADA


METODO DE PREPARAÇÃO: SHAKER


SERVE-SE NO TUMBLER 25 CLS


DECORAÇÃO: LARANJA, HORTELÃ, GROSELHAS, PALITOS E CHOCOLATE.



2º CLASSIFICADO, COM 74 PONTOS


MARCELO SANTOS - ESC. SEC DE LOULÉ


NOME DA COMPOSIÇÃO: GRAND MARCELO


3 CL DE LICOR GRAND MARNIER


2 CLS DE POLPA DE MORANGO MONIN


1 CL DE SUMO DE LIMA


1 CL DE VODKA SVEDKA


PREENCHER COM SUMO DE ANANÁS


MÉTODO DE PREPARAÇÃO: BOSTON SHAKER


SERVE-SE NO TUMBLER 27 CLS


DECORAÇÃO: LARANJA, CEREJA VERMELHA, CARAMBOLA E PALITOS






3ª CLASSIFICADA, COM 73 PONTOS


MARTA DOMINGUES , ESC. SEC. LOULÉ


NOME DA COMPOSIÇÃO: GRAND COLADA


3 CLS DE LICOR GRAND MARNIER


2 CLS DE RUM HAVANA CLUB


1 CL DE BATIDA DE COCO MANGAROCA


1 CL XAROPE DE COCO MONIN


PREENCHE-SE COM SUMO DE ANANÁS


MÉTODO DE PREPARAÇÃO : SHAKER


SERVE-SE NO TUMBLER 27 CLS


DECORAÇÃO: LARANJA, GROSELHAS, PHYSALIS.




4º CLASSIFICADO, COM 73 PONTOS


KENNET RITA, ESC. SEC. LOULÉ


NOME DA COMPOSIÇÃO: GRAND KRATOS


3 CLS LICOR GRAND MARNIER


0.5 CL DE RUM HAVANA CLUB


1.5 CLS XAROPE DE COCO MONIN


2 CLS DE LICOR PASSOA


PREENCHE-SE COM SUMO DE ANANÁS


MÉTODO DE PREPARAÇÃO: BOSTON SHAKER


DECORAÇÃO: LARANJA, GROSELHAS, HORTELÃ.



A organização afim de premiar o concorrente que na preparação do seu "Long Drink" apresenta-se elevada capacidade técnica decidiu atribuir o Prémio Melhor Técnica ao participante André Martins da EHTA -Faro o qual efectuou a sua prova em 4m e 39s e obteve a nota máxima na Técnica de 20 pontos



De salientar a presença do vereador da Câmara Municipal de Albufeira, Engº Carlos Quintino que acompanhou a evolução do concurso e no final louvou a prestação por parte de todos os envolvidos no evento e destacou a importância de iniciativas do género no sentido de as mesmas possibilitarem a valorização profissional e pessoal dos Barmen e desta forma uma melhor qualidade de serviços tão importante para fidelizar os clientes que nos visitam em especial Albufeira capital do Turismo.


Mais uma vez a Escola Básica E B 2, 3 Jacinto Correia de Lagoa, marcou presença em mais uma iniciativa da Associação Barmen do Algarve com os alunos da Turma CEF Bar os quais colaboraram no transporte de bebidas e documentos bem como o apoio ao concurso . Esta uma excelente oportunidade para uma perfeita integração na vida activa. Os mesmos foram acompanhados pelo Formador de Bar José Joaquim Poejo Mendes.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Francisco Guerreiro, desde já um enorme agradecimento por este Post. É com acções e entusiasmo deste tipo que se cativam as marcas e pessoas. gostaria de lhe deixar um reparo, sobre a empresa, que é Active Brands e não Active Drinks ( o erro é comum e já pensamos em mudar o nome, mas no mercado já existe outra empresa com o nome parecido).
Muito obrigado

Gonçalo Eusébio

Anónimo disse...

Olá Snr. Francisco!
Mais uma vez está de parabéns! Foi rápido e eficaz!
Gostei de estar presente no concurso e tive a oportunidade de provar o cocktail vencedor Grand Algarve.
Um abraço
Werngard

Anónimo disse...

muito boa tarde era simplesmente para informar que a 3ª classificada é a Marta Domingues e nao o Kennet Rita , muito obrigada .

Cocktails &; Mistura Fina disse...

Caro Gonçalo Eusébio,
muito obrigado pelo reparo acerca do nome da Vossa prestigiada Empresa a qual por lapso transcrevi errado no entanto o reparo já foi efectuado e apresento o meu pedido de desculpas.

Aproveite a oportunidade para agradecer o comentário e concordo que acções do género são de extrema importância quer para os profissionais de Bar quer para as Marcas e produtos das Empresas patrocionadoras.

Votos de Sucesso para o " Grand Marnier Trophy"

Cocktails &; Mistura Fina disse...

A vontade de publicar o post o mais rápido possível fez com alguns erros fossem praticados. Apresento o meu pedido de desculpas a Marta Domingues pelo lapso o qual já foi rectificado.

Muito obrigado pela colaboração e visitarem o meu Blog.

Felicidades para ambos os concorrentes na Final Nacional.

Anónimo disse...

Caro amigo francisco queria te dar os parabéns pelo magnifico trabalho que tens vindo a realizar neste blogue.
E em relação a Final Nacional vamos ver se finalmente conseguimos ter uma Final Imparcial com todos os concorrentes a lutarem com as mesmas armas pela Vitoria.
Em relação a Fase Regional gostei muito (não por ter conseguido 3 alunos classificados mas...) porque com a presença do senhor Director da Active Brands no juri degustador deu-me uma certa confiança em relação a eventuais "beneficios" que pudessem ocorrer, ainda tenho na MÉMORIA a VERGONHA que foram as ultimas duas Finais Nacionais de cocktails onde senti claramente que algumas pessoas foram levadas ao colo.
Espero que este Sr da Active Brands mantenha a Postura evidenciada na fase Regional e não se deixe comer pelo "SISTEMA" ( Epá já pareço o Paulo Bento eheh.) na Final Nacional.
Como formador sabes tão bem como eu que por vezes estas iniciativas tem repercussões na vida destes futuros barmen com que lidamos todos os dias. Espero que continuemos a incentiva-los tão bem como até aqui, para que os que tanto lutaram pela visibilidade e respeito que a nossa profissão merece , tenham quem lhes dê continuidade ao bom trabalho desenvolvido no futuro.
Cordiais Saudações Baristas
Bruno Guerreiro