sábado, 10 de janeiro de 2026

O Bartender Recomenda o Cocktail da Semana Com: Flávio Prospero, Formador, Bar Manager, no MARE Restaurante & Gin Bar, na Praia da Vagueira, em Vagos.

Hoje é sábado e, conforme prometido, o Cocktails & Mistura Fina traz até vós mais uma edição da rubrica “O Bartender Recomenda o Cocktail da Semana”.

Todos os sábados, os amantes de cocktails têm a oportunidade de descobrir aqui, no meu, vosso blogue, mais uma criação assinada por um profissional de bar. Fiquem atentos.

Esta rubrica tem como principal objetivo divulgar os profissionais de bar, a sua criatividade e técnica, dando-os também a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O convidado do Cocktails & Mistura Fina desta semana na Rubrica O Bartender Recomenda o Cocktail da Semana, Com: Flávio Prospero, Formador, Bar Manager, no MARE Restaurante & Gin Bar, na Praia da Vagueira, em Vagos.

Flávio Prospero, é um Bartender com mais de 30 anos de experiência, viajou pelo mundo a bordo de navios de cruzeiro nos anos 2000, trabalhou em Resorts no Algarve e viveu em Londres, onde trabalhou em bares como o Aqua em Regent St., o Sky lounge no Doubletree by Hilton ou o Galvin at Windows no Hilton Park Lane.

Formado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, tem vindo apostar na sua formação participando em varias master classes, em workshops, palestras e concursos de cocktails, tendo obtido honrosas classificações.

Flávio Prospero, frequentou ainda a Rum University Experience, uma formação organizada por Ian Burrel e é certificado pela Authentic Caribbean Rum Society.

É um apaixonado pelo mundo do Rum e da cultura Tiki e foi o vencedor da Plantation Tiki Competition em 2015.

Actualmente é o responsável do bar do Restaurante Mare, na Praia da Vagueira, onde tem vindo a desenvolver cartas de cocktails, workshops e eventos, já que a sua criatividade e inovação não tem limites, sob a sua liderança o MARE é de salientar que recebeu, em 2023 e 2024, o prémio de Melhor bar de Restaurante, nos prémios do LISBON BAR SHOW e, mais recentemente, entrou na lista dos Top Cocktail Bars da Península Ibérica.

Flávio Próspero, é frequentemente descrito como um "estudioso e incansável" da arte do bar, focando-se em transformar o serviço de bar, em particular dos cocktails numa experiência de hospitalidade memorável.

Flávio Próspero, é o de um profissional de elite na área da mixologia, reconhecido tanto pela sua técnica apurada quanto pela sua vasta experiência internacional pelos seus pares e, no domínio da formação encontra-se sempre disponível para a partilha do conhecimento sobre o mundo bar, e em particular sobre o Rum e cocktails Tikis.

“Rum em Português

[A influência de Portugal nos destilados de cana.

Dos Pukikis no Hawaii às Rum shops nas Caraíbas, da Madeira ao Brasil, a influência de Portugal na expansão e exploração do chamado "Ouro branco" e nos destilados de cana.” – Flávio Prospero.

Flávio Próspero, que cocktail vais partilhar connosco nesta rubrica?

Em primeiro lugar muito obrigado, Francisco, pela oportunidade que me dás para divulgar o meu trabalho.

Vou partilhar convosco o meu cocktail de autor, 🍸O Chocalho do Diabo.

Breve história – Inspiração:

Lazarim

Caretos de Lazarim é um ritual pagão de conotações subversivas, considerado um dos mais tradicionais de Portugal, com festejos cuja história é tão antiga que poucos se atrevem a adivinhar as suas origens.

Demónios, figuras grotescas com fisionomias zoomórficas ou bruxas, preferencialmente com cornos bicudos e despidas de pinturas, são as máscaras típicas do Entrudo de Lazarim. Estas máscaras de madeira, esculpidas detalhadamente por artesãos da freguesia, registam simbolicamente, nas suas formas, o imaginário e o universo cultural local.

Os Caretos são a personificação de Lazarim, em que homens (caretos) e mulheres (senhoritas) se vestem com fatos feitos de palha, barbas de milho, folhas secas, trapos velhos e chocalhos. Estes “diabos à solta” chocalham atrevidamente quem se encontra pelas ruas. Correm, dançam, urram ou circulam num silêncio mórbido que arrepia quem assiste ao desfile.


Origem: inspirado na cultura Lazarim.

🍸O Chocalho do Diabo by Flávio Prospero

Perfil: [Longo, refrescante, Ácido]

📋 Ingredientes

  • 4 cl Gin Citadelle Rouge
  • 6 cl Cordial de Tamarilho
  • 2 dashes Rhubarb Bitters (Ruibarbo)
  • Top Fever-Tree Pink Grapefruit (Toranja)

🛠️ Técnicas de preparação:

  • Técnica: Stir & Serve (Mexido e servido).
  •  
  • Gelo: Lança 4x6 Pro Ice (Gelo cristalino de alta qualidade)
  • Copo: Highball ou copo longo adequado para a lança de gelo
  • Decoração: Caviar de Manga

🥣 Método de Preparação:

1.   Arrefecer previamente o copo com a lança de gelo 4x6.

2.   Num mixing glass, adicionar o gin, o cordial e os bitters.

3.   Mexer suavemente para misturar os sabores.

4.   Completar com o top de Fever-Tree Toranja.

5.   Finalizar colocando o caviar de manga no topo ou como decoração lateral.


Nota de prova: A acidez vibrante do tamarilho e da toranja é equilibrada pelas notas frutadas do Gin Citadelle Rouge, enquanto o caviar de manga oferece uma explosão doce e textural no final.

Sugestão do Cocktails & Mistura: receita para 1 Litro:

🍅 Receita: Cordial de Tamarilho (Home maid)

Ingredientes:

  • 500g de Tamarilhos bem maduros (aprox. 8-10 frutos)
  • 500g de Açúcar branco (fino)
  • 300ml de Água filtrada
  • 15g de Ácido Cítrico (em pó) — Essencial para a conservação e para o perfil "Ácido" do cocktail.
  • 5g de Ácido Málico (opcional, para dar aquela adstringência típica do tamarilho)

👨🍳 Método de Preparação:

1.   Preparar o Fruto: Faz um pequeno corte em "X" na pele dos tamarilhos e escalda-os em água a ferver por 30 segundos. Passa por água gelada para retirar a pele facilmente.

2.   Maceração: pica a polpa dos tamarilhos e coloca-os num recipiente hermético com o açúcar. Deixa descansar no frigorífico por 12 a 24 horas. O açúcar vai extrair todo o sumo e cor do fruto (processo de osmose).

3.   Diluição e Acidificação: adiciona a água e os ácidos (cítrico/málico). Mexe bem até que todo o açúcar e cristais de ácido estejam dissolvidos.

4.   Filtragem: passa a mistura por um coador de rede fina e, depois, por um filtro de café ou pano superbag para obter um líquido límpido e brilhante.

5.   Engarrafar: Guarda em garrafa de vidro esterilizada.

Flávio Prospero, o Cocktails & Mistura Fina, sabe da tua paixão pelos cocktails Tikis, assim gostávamos que partilhasses uma das tuas criações com os amantes dos cocktails?

Claro que sim, é para mim um privilégio, poder partilhar convosco um cocktail Tiki de autor o MOKO.

Origem: inspirado na cultura Maori, Polinésia.

MOKO

[Maori, Polinésia]

O Moko é um cocktail Maori, Polinésia, forte e tropical, com um perfil de sabor complexo unindo o Rum Fiji, o Brandy Ysabel Regina e o toque frutado da framboesa e goiaba.

🍹 MOKO

Estilo: Tiki / Tropical (Polinésia/Maori)

Ingredientes

50ml Rum Planteray Fiji

20ml Brandy Ysabel Regina

15ml Licor Giffard Framboise

15ml Xarope de Agave

60ml Sumo (ou néctar) de Goiaba

10ml Sumo de Lima fresco

10ml Xarope de Amêndoa (Orgeat)

Modo de Preparo

Técnica: batido (Shake)

Copo: Mug Tiki ou Copo Alto (Long Drink)

1.   Refrescar: adicione gelo no copo onde o drink será servido para mantê-lo gelado.

2.   Misturar: coloque todos os ingredientes (exceto a decoração e o shot overproof) num Shaker.

3.   Adicionar bastante gelo e bata vigorosamente por cerca de 10 a 15 segundos até o shaker estar bem gelado por fora.

4.   Verter: faça uma coagem simples para o Mug Tiki ou Copo Alto com gelo picado, para um visual mais tropical.


Decoração & Finalização

  • Decoração: 1 rodela de ananás desidratado.
  • Ritual de Serviço: sirva com um shot de rum overproof à parte (em uma casca de lima ou copinho pequeno) e coloque fogo (flambado) no momento de servir para o impacto visual.

Dica de Segurança: ao servir o shot a arder, certifique-se de que o cliente apague a chama antes de beber ou verter no coquetel para evitar acidentes.

Flávio Prospero, o Kontikituga é o cocktail de assinatura mais icônico da tua autoria. essa criação rendeu-te a vitória no primeiro concurso nacional de cultura Tiki, em Portugal (2015).

O Kontikituga bebida é uma fusão fascinante, onde utilizaste a base técnica da “coquetelaria polinésia (Tiki)”, e homenageia as tuas raízes em Aveiro, estabelecendo uma ponte entre o mar e a ria.

Flávio Próspero, podes partilhar aqui no Vosso/ Nosso Blogue o cocktail Kontikituga?

Francisco, que bela recordação, foi o momento memorável da minha carreira. Aqui fica, espero que gostem.

A Inspiração:

“Cocktail Tiki” Kontikituga. foi inspirado na viagem feita entre a América do Sul e, a Polinésia no final dos anos 30 do século passado. Na minha criação associo aos barcos moliceiros dos canais de Aveiro, criando um “Cocktail Tiki” que evoca a rota das especiarias e a sua terra.

O nome é um trocadilho entre a famosa expedição Kon-Tiki (de Thor Heyerdahl) e "Tuga" (Portugal). Visualmente, o cocktail costuma ser servido em recipientes que remetem aos barcos moliceiros ou com guarnições que lembram as velas dessas embarcações.

Aqui está como reproduzir esta "viagem" entre as Caraíbas e a Ria de Aveiro:

“Cocktail Tiki” Kontikituga by Flávio Próspero

Estilo: Tiki (Complexo, frutado e especiado)

Ingredientes:

40 ml Plantation 3 Stars

20 ml Plantation Jamaica

25 ml Sumo de Lima

50 ml Sumo de Ananás da Madeira

30 ml Falernum Bitter Truth

25 ml Pimento Dram Bitter Truth

2 Dash Bitter Truth Amber Leaf

Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no shaker. Adicionar gelo

Servir com gelo picado numa “Tiki Mug”

Decorar com uma rodela de ananás desidratado e um shot de Plantation Overproof com canela servido numa concha do mar.

 “Copos utilizados nos Tikis: originalmente apresentado em canecas Tiki de cerâmica ou copos altos com gelo picado (crushed ice).”

“Por norma a decoração dos Tikis: é muito elaborada, incluindo hortelã fresca, flores comestíveis, fruta desidratada e, outros, elementos.”

Nota: Flávio Próspero é conhecido por dizer que um cocktail Tiki não é apenas uma bebida doce, mas sim um equilíbrio complexo entre o "sour", o "sweet" e o "spice".

Aqui fica a nossa sugestão, caso desejem provar os cocktails de autoria de Flávio Próspero…

https://www.facebook.com/flavio.prospero

Se estiver por Portugal, a melhor forma de experienciar esta bebida (com a técnica exata do criador) é visitar o MARE Restaurante & Gin Bar, na Praia da Vagueira. O Flávio costuma estar presente e é conhecido pela sua hospitalidade impecável.

https://www.facebook.com/mareginbar

Flávio Prospero o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Bons Cocktails!!!

 

Sem comentários: