sábado, 10 de janeiro de 2009

Festival Internacional de Gastronomia "Tribute to Claudia" do Hotel Vila Joya, Albufeira -Algarve Janeiro de 2009


O Algarve vai ser palco mais uma vez de um evento de renome Mundial desta feita na área da Gastronomia. Estas iniciativas projectam a Região do Algarve e Portugal pelos quatro cantos do globo já que estarão presentes os melhores cozinheiros oriundos dos mais diversos Países .
O "Tribute a Claudia 2009" proporciona aos presentes uma valorização e troca de conhecimentos que lhes irão ajudar a implementar a sua vida futura e a criação de novos menus numa conjugação dos vários produtos, aromas e sabores .
A terceira edição do Festival Internacional de Gastronomia "Tribute to Claudia" do Hotel Vila Joya, Albufeira -Algarve decorre entre 10 e 18 de Janeiro e oferece uma oportunidade única aos gourmets, que poderão degustar num só local as criações de chefes espalhados pelo mundo inteiro.


A iniciativa, que conta com o patrocínio da Câmara Municipal, visa valorizar o concelho, colocando Albufeira no mapa dos grandes eventos gastronómicos internacionais.

Segundo a autarquia, trata-se de uma forma de afirmar o concelho por via da excelência da sua gastronomia e restauração, que conta com um número crescente de turistas e onde a exigência e a qualidade estão presentes.

Os Chefes que vão cozinhar ao longo de nove noites no único restaurante português detentor duas estrelas Michelin e na cozinha de Dieter Koschina o chefe residente são todos distinguidos pelo Guia Michelin, ou Gault Millau as maiores referências da alta culinária do mundo.

Os menus de autor incluem, no mínimo, sete pratos e serão acompanhados por vinhos adequados aos sabores exóticos que a imaginação dos chefes aconselhar.


Tribute to Claudia 2009 abre a sua III edição Hoje 10 de Janeiro com a “Noite Portuguesa”, de Albano Lourenço, (uma estrela Michelin), chefe do restaurante Arcadas da Capela, na Quinta das Lágrimas (Coimbra) que dará o mote a uma semana gastronómica única em Portugal.


Programme of 'Tribute to Claudia' 2009 - January 10th to 18th
Day 10 - Albano Lourenço, 1 star in the Michelin Guide.
Day 11 - Thomas Neeser, 1 star in the Michelin Guide.
Day 12 - Koschina and Friends será de novo a noite de luxo do Festival, a 12 de Janeiro, quando o chefe do restaurante Vila Joya apresentar um menu criado por múltiplas mãos, todas de cozinheiros famosos.

(a luxury evening with the usual gathering of stars, in which the many guests of Dieter Koschina, usually Chefs from previous editions, cook one menu).
Day 13 - Jacob Jan Boerma, 2 stars on the Michelin Guide.
Day 14 - Thomas Bühner, 2 stars in the Michelin Guide.
Day 15 - Marc Meneau, 2 stars on the Michelin Guide.
Day 16 - Nils Henkel, 3 stars in the Michelin Guide.
Day 17 - Andoni Anduriz, 2 stars in the Michelin Guide.
Day 18 - Juan Amador, 3 stars in the Michelin Guide.
O último dia do Festival permite degustar as criações de Juan Amador, o chef com três estrelas Michelin que inaugurou recentemente o seu luxuoso hotel-suite em Frankfurt, que considera um laboratório gastronómico, com comida "tecno-emocional", inspirada e herdeira de Ferrán Adria, o criador da cozinha molecular. Amador é um dos expoentes da cozinha a nível mundial.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu fui!
Sinceramente não fui surpreendido com nada!
Fui segunda-feira dia 12 Koschina and Friends. Posso até dizer que alguns dos pratos foram uma verdadeira desilusão, o serviço, infelizmente, não esteve ao nível do habitual Vila Joya, servirem Champanhe a 18 graus não condiz com as 2 estrelas. Penso também que a escolha dos vinhos não foi a melhor, a escolha de Champanhe para mim foi boa(excepto a temperatura) os vinhos nada comparáveis.
Super Monday foi simplesmente Monday