quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Bolsa de Turismo de Lisboa de 2009 suplantou expectativas da organização.



A organização considerou a Bolsa de Turismo de Lisboa de 2009, como a melhor de sempre. O certame encerrou há apenas três dias, recebeu 71.121 visitantes, número que representa um crescimento de 6% face à edição do ano passado, em que a feira recebeu 67.323 visitas.

De acordo com um comunicado da organização, o balanço final é positivo, uma vez que a feira “suplantou as expectativas iniciais”, não só pelo número de visitas que recebeu, como também pela satisfação demonstrada pela maioria dos 900 expositores que mercaram presença na FIL.

Além dos 900 expositores e mais de 71 mil visitantes, a BTL contou ainda com a participação de 40 destinos internacionais e de 600 profissionais estrangeiros que passaram pelos quatro pavilhões da FIL nos dois primeiros dias do certame, quando a feira era reservada apenas a profissionais., o que reflecte a importância dada por parte dos mesmos a este evento sobre turismo realizado na capital Portuguesa.

O balanço final da feira é, por isso, positivo, tal como previu Vítor Neto, presidente da Comissão Organizadora do certame, durante a inauguração oficial, quando afirmou que “esta não é uma BTL de crise e de derrotismo. É uma BTL de confiança, responsabilidade e determinação, que quer mostrar a toda a gente que o Turismo em Portugal goza de boa saúde e tem força e vontade de vencer os desafios que se lhe colocam”.

De realçar as novidades presentes pela primeira vez, As iniciativas BTL Rural e BTL Negócios, as quais registaram igualmente um saldo muito positivo, com a organização do certame a considerar que estes são formatos a manter no futuro.

Novidade e outra iniciativa muito aplaudida foi a Semana Ibérica da Gastronomia, que se destacou pelo sucesso alcançado, tendo sido uma das mais aclamadas pelos sectores profissionais e pelo público em geral.

Agora resta saber se os propósitos dos empresários do sector do turismo serão alcançados e que este acréscimo se traduza no aumento da procura do destino Portugal. Certo é que temos que marcar a diferença pela qualidade e diversidade, só com pacotes bem elaborados e apresentando preços competitivos poderemos cativar maior número de visitantes.

Na próxima edição da BTL 2010 teremos então o debate e a informação acerca dos resultados da actividade Turística.

Sem comentários: