domingo, 28 de fevereiro de 2021

Ecos da hospitalidade com, Daniela Silvestre, Formadora da área de Restaurante-Bar da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, apresenta o Cocktail “Amicis Algarvius”.

Os profissionais e empresários da hospitalidade, tiveram que se reinventar e colocar toda a sua imaginação, criatividade, ideias, em prol do seu trabalho e negócios. Inovando, estão a criar estratégias para subsistir, quer a nível profissional, quer empresarial.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

Estamos a passar por momentos difíceis, derivado a esta pandemia que nos assola a todos, provocada por um vírus maldito, invisível, que mudou as nossa vidas…

Temos que continuar a ser resilientes…

Ecos da Hospitalidade, pretende dar a conhecer os profissionais da hospitalidade, através de uma breve entrevista, divulgando um pouco do seu percurso, os bares, o serviço, e, os Cocktails de autor.

Hoje em Ecos da Hospitalidade, o Cocktails & Mistura Fina, trás até este espaço de divulgação, Daniela Silvestre, Formadora da área de Restaurante-Bar da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

Daniela Silvestre, destaca-se pela vontade enorme que denota, em adquirir um vasto leque de conhecimentos e ferramentas, os quais têm permitido o seu crescimento pessoal e profissional, bem como, habilitações e competências, para um exemplar desempenho como formadora.

Daniela Silvestre, muito obrigado pela tua disponibilidade em participares em Ecos da Hospitalidade, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Daniela Silvestre, qual a tua atividade profissional?

Desde 2016 que me encontre profissionalmente ligada à Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, sendo formadora de Restaurante/Bar desde essa data, atualmente, acumule funções de formadora das áreas de Gestão de Restauração e Bebidas/Controlo de Custos.

Daniela Silvestre, como surgiu o cocktail “Amicis Algarvius”?

Muito obrigado pelo convite…

O Cocktail “Amicis Algarvius” surgiu em pleno confinamento, em abril de 2020, fui desafiada por um colega de profissão – o formador e bartender – Paulo Pereira - a criar uma bebida com uma base alcoólica que é produzida pelo próprio. Chama-se Gin Amicis!

Um gin de características bastante peculiares no mercado português, de carácter herbal, que contém mais de uma dezena de botânicos, destacando-se por entre outros: a flor de carqueja, a alfazema, o alecrim, o louro, a noz, o mel, o eucalipto, a lúcia-lima e a hortelã da ribeira.

Foi um desafio de aceitaste de imediato?

Sim, um desafio que veio no sentido de combinar uma bebida destilada na zona de Anadia – centro de Portugal, com produtos típicos e regionais da região algarvia.

Conhecendo o produto e os seus botânicos, a decisão foi relativamente simples.

Numa das minhas viagens à bela terra alentejana denominada por Évora, encontrei um produtor de chás fantásticos, que me fez chegar uma infusão de nome: Algarve, cujas plantas devidamente desidratadas eram: salva, lúcia-lima, camomila e poejo.

Qual foi o passo seguinte para criares o teu cocktail de autor “Amicis Algarvius”?

O Gin Amicis, foi infusionado a frio por algumas horas essa infusão, teve por objectivo intensificar esses sabores.

Uma curiosidade é que a população algarvia tem por hábito designar a planta lúcia-lima por bela-luísa, desde há muitos anos.

Daniela Silvestre a tua criatividade e inovação não tem limites?

Dada a infusão padecer de salva, fiz um xarope caseiro com essa planta que pertence à família das mentas, com propriedades “curandeiras” ao nível de brônquios; - diz-se por terras algarvias que “quem salva tiver, só tem mal se quiser”, em tempos como os que correm, não houve hesitação no uso desta planta.

Os produtos do Algarve tinham que marcar presença no teu cocktail?

Claro que sim, em seguida, o produto que foi idealizado para juntar-se a esta perfeita combinação de sabores foi a rainha do algarve, a laranja algarvia, um produto de características adocicadas, IGP de onde avém bastante sumo e apresenta-se com uma casca fina.

A laranja de mesa foi necessária para a elaboração da decoração do cocktail e a laranja de sumo foi utilizada na própria bebida.

Para equilibrar o doce da rainha e do xarope caseiro desenvolvido, tornou-se necessário equilibrar com um toque de sumo de limão espremido.

Para finalizar, com um toque de bom gosto, relembramos novamente os botânicos do nosso Amicis, que se apresenta com mel.

Foi adicionado por cima da espuma elaborada através da clara de ovo, um pouco de pólen de abelha em formato de grão que garante energia física e intelectual, sendo necessária em tempos como estes, apresentando-se como um néctar de abelhas, um produto de alta qualidade no mercado.

O cocktail intitulado Amicis Algarvius é composto pelas seguintes quantidades de cada ingrediente:

Amicis Algarvius by Daniela Silvestre

Ingredientes:

5 cl de Gin Amicis infusionado com salva, lúcia lima, camomila e poejo

2 cl de Xarope de Salva Caseiro

3,5 cl de Sumo de Laranja

2 cl de Sumo de Limão

4 cl de Clara de Ovo

Método de preparação:

Feita esta primeira preparação, deve colocar gelo no copo, de modo a gelá-lo enquanto prepara a sua bebida.

Num shaker adicione gelo, xarope de salva caseiro, os sumos, a clara e, por fim, o gin infusionado.

Agite vigorosamente.

Retire o gelo do copo e seque as gotas com a ajuda de um pano.

Verta a bebida para o copo.

Decoração: Rodela de laranja desidratada e grãos de pólen.

Não se esqueça de colocar o pólen por cima da clara de ovo e, de seguida, sirva e desfrute de uma agradável bebida.

Amicis Algarvius by Daniela Silvestre, passo a passo…

Antecipadamente desidratar as rodelas de laranja com a ajuda do forno ou de uma máquina própria para o efeito.

Infusionar o Gin…

Primeiramente deve colocar em infusão a salva, a lúcia lima, a camomila e o poejo, com o gin, com a ajuda de uma bola infusora (para o chá).

Deve ser reservado por umas horas.

Sumos…

O sumo de laranja e limão devem ser passados por um coador antes de estar em contato com as restantes bebidas.

 Clara de ovo…

Deve separar a clara da gema de um ovo.

O cocktail Amicis Algarvius é uma bebida refrescante, para as tardes de primavera/verão.

Daniela Silvestre, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: