quarta-feira, 3 de março de 2021

Ecos da hospitalidade com, Tânia Pereira, Formadora da área de Restaurante-Bar, na AECO - Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra.

 O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

Estamos a passar por momentos difíceis, derivado a esta pandemia que nos assola a todos, provocada por um vírus maldito, invisível, que mudou as nossa vidas…

Os profissionais e empresários da hospitalidade, tiveram que se reinventar e colocar toda a sua imaginação, criatividade, ideias, em prol do seu trabalho e negócios. Inovando, estão a criar estratégias para subsistir, quer a nível profissional, quer empresarial.

Temos que continuar a ser resilientes…

Ecos da Hospitalidade, pretende dar a conhecer os profissionais da hospitalidade, através de uma breve entrevista, divulgando um pouco do seu percurso, os bares, o serviço, e, os Cocktails de autor.

Hoje em Ecos da Hospitalidade, o Cocktails & Mistura Fina, trás até este espaço de divulgação, Tânia Pereira, Formadora da área de Restaurante-Bar, na AECO - Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, com um percurso brilhante a todos os níveis, um privilegio…

Tânia Pereira adora viajar e conhecer novas culturas.

Tânia Pereira considera que a Vida é uma constante aprendizagem e para isso o ser humano necessita, na maioria dos casos, de adquirir novos conhecimentos e de construir novas bases de aprendizagens que sejam promotoras de novas oportunidades.

Tânia Pereira tem percurso académico recheado de muito estudo, trabalho, dedicação e de opções no momento certo segundo os seus objectivos…

Tânia Pereira, refere que; nasci e cresci na cidade de Coimbra, e o meu percurso académico não foi traçado da forma tradicional. Desde muito jovem que aprendi a ter objetivos bem definidos do que queria ser e fazer, no entanto, no final do ensino secundário e com a conclusão do meu 12º ano na área de desporto, apercebi-me de que estava a cometer um grande erro, porque não me via a fazer desta área uma profissão e porque não era bem aquilo que queria para o meu futuro.

Uma paixão de sempre…

Sempre gostei da área da hotelaria, mas faltava-me a essência e escolher assertivamente a área. Ingressei no Curso Profissional de Técnico de Restaurante e Bar, nível IV, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e nunca mais parei. Senti-me realizada, encontrei o meu lugar e de certa forma este era o meu caminho. Com objetivos definidos e depois de ter estado seis anos no mercado de trabalho, após conclusão do curso, necessitei de adquirir novos conhecimentos e frequentei com sucesso um CET, em Gestão Hoteleira, nível V.

A minha caminhada foi sendo construída, atingi alguns dos meus objetivos de carreira, nomeadamente chegar a Diretora de Restaurante, Responsável de Banquetes, entre outros, e eis que entrei num mundo do ensino.

A formação deixa-a emocionada, e, mesmo apaixonada…

A arte de ensinar, pela qual me apaixonei é a que abraço e na qual permaneço desde há 15 anos. Iniciei na Escola do Turismo de Portugal, EHTC, em Coimbra, e de seguida prossegui para a lecionação em Escolas Públicas. É com grande orgulho que desempenho assim, neste caso, de forma ininterrupta a minha função de formadora há 13 anos no Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste – Escola Secundária D. Duarte.

Uma vontade enorme adquirir mais conhecimentos fez com que, implementa-se os seus estudos académicos…

Tânia Pereira salientou que; em 2017, finalizei mais uma etapa a que me propus e sou agora licenciada em Gestão Hoteleira, pelo Instituto Politécnico da Guarda, através da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia.

Neste momento, encontro-me a realizar mais um grande desafio, tendo ingressado no Mestrado de Gestão e Sustentabilidade no Turismo à procura de novos desafios, mas acima de tudo de novas aprendizagens.

Tânia Pereira, muito obrigado pela tua disponibilidade em participares em Ecos da Hospitalidade, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Tânia Pereira como começou o gosto pelo bar?

A minha viagem pelo Bar é a paixão que me move. Teve início na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde a arte de servir com excelência é a imagem de marca.

Como vim parar ao Bartending…

Tinha terminado o meu 12ºano, no ensino regular, na área de desporto e não me sentia de todo completa e, de certa forma não era o meu caminho. Sempre fui muito desafiante e corria sempre atrás dos meus sonhos, mas ainda não tinha encontrado a tal “paixão”.

Até que um dia, numa saída com amigos e num bar da minha terra, experienciei a arte de servir e senti em mim uma vontade de querer aprender mais sobre aquela nobre área, que era o Bar. Uma palavra tão pequenina, mas com uma imensidão de saberes que esperavam por mim e que eu os descobrisse. Tornou-se tudo muito mais claro, quando ingressei na EHTC, tendo um dos melhores mentores que podia ter conhecido e que me proporcionou aprendizagens diferenciadas na área do Bar. Sim, refiro-me ao grande Chefe Eduardo Vicente, um dos mais emblemáticos formadores de Bar de Portugal.

As portas foram-se abrindo e as experiências eram cada vez mais enriquecedoras, poder participar em workshops, concursos, e, chegar a ser premiada a nível Internacional fez sem dúvida toda a diferença na minha caminhada e a paixão essa era notória, crescia e cresce dia após dia.

Tânia Pereira o teu percurso formativo moldou a profissional que és hoje?

Sem sombra de dúvida, que sim! Desde que era estudante do Curso Profissional de Restaurante e Bar, depois de Gestão Hoteleira, formações especializadas na área de bar, em bebidas (Gin, Rum, Whisky, Vodka); Mixologia Molecular, Elaboração de xaropes, cocktail foams, entre outras, e o facto de querer continuar sempre aprender e atualizar-me a cada dia que passa fez toda a diferença na profissional de Bar que sou hoje.

A garra e determinação com que aceito todos os desafios e o facto de querer aprender e de questionar sempre tudo e todos, fez me crescer e dar valor aos pequenos pormenores.

Da teoria à prática e sempre rodeada de excelentes profissionais e colegas da área consegui evoluir e construir com segurança novas aprendizagens. O meu espírito crítico e ao mesmo tempo sempre insatisfeito, faz-me questionar sempre tudo o que me dizem e dessa forma tento sempre ir à raiz e às fontes de aprendizagem para beber o seu “sumo” na sua mais pura essência, e assim reter as informações essenciais que permitem estar mais preparada e capaz de criar, inovar e “sair fora da caixa”.

Tenho uma enorme necessidade de criar e inovar e de me sentir realizada. Não consigo ficar parada no tempo, sem pegar e transformar algo que já existe e torna-lo mais atrativo ou simplesmente diferente. Outra vezes, gosto de simplesmente criar um produto novo, uma bebida nova, e às vezes, juntar tudo o que gosto e realizar eventos diferentes que me permitam viver e transmitir aos que me rodeiam novos saberes, novas aprendizagens e tudo isto, porque estamos sempre em constante evolução. E o que é hoje, amanhã já será diferente!

Como dizia uma pessoa pela qual tenho muito apreço e que me conhece bem: “Tu serias capaz de fazer um evento na Lua!”

Sim, é verdade! Com o mesmo rigor, com a mesma exigência, mas aliava a minha grande paixão que é o Bar à outra faceta da minha vida que é o restaurante e o que nele posso criar também.

A arte do bem servir, serviços de excelência diferenciados e que nos permitem dar ao nosso cliente uma oferta diferenciada e um produto único.

Durante o teu percurso profissional onde tivestes oportunidade de trabalhar?

Orgulho-me da minha profissão e sinto-me lisonjeada por ter podido fazer a minha caminhada e ter tido experiências enriquecedoras, como as que tive nas unidades hoteleiras pelas quais passei e que me permitiram adquirir conhecimentos e bases que levo para a Vida, das quais destaco: o Vila Vita Park Hotel, Quinta das Lágrimas, Boutique Mélia Palácio da Lousã e o Hotel Cristal Vieira Praia &SPA.

Tânia Pereira Bar/Empreendedorismo está sempre em ação na tua vida?

A aquisição de conhecimentos em várias áreas, e em particular na área do Bar permitem-me que possa observar o mercado e identificar algumas lacunas a nível de produtos e serviços. Nesse sentido procuro manter-me atualizada e criar/desenvolver em pequena escala produtos “homemade”.

Esta procura permitiu-me desenvolver vários produtos entre os quais destaco o Gin de Arroz Doce, produto destilado com utilização de botânicos do Baixo Mondego e posterior infusão no típico arroz doce, fruto de algumas parcerias com produtores locais, nomeadamente de arroz carolino.

O Gin de Arroz Doce já participou em vários concursos dos quais destaco o segundo lugar no Concurso de Empreendedorismo Regional do Instituto Politécnico da Guarda.

Chegará ao mercado ainda este ano!

Tânia Pereira qual a tua formação em bar?

A minha formação começou na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, no Curso Profissional de Restaurante e Bar e onde adquiri as minhas bases do conhecimento que permitiu depois continuar a crescer e nesse sentido.

Sempre na procura de mais conhecimentos participei em Palestras, Masters Class, fiz formações especializadas na área de Bar com a Bartending Project, onde tenho adquirido várias formações na área de: a Mixolologia Molecular Moderna , Cocktail Art, Cocktail Foams, Elaboração de Xaropes, Bitters Caseiros, Esferificação, Fumos, Vermutes, e, ainda workshops de gins, vodka, rum, cerveja; entre outras, que tem sido uma mais valia para o meu desempenho e desenvolvimento profissional.

Qual a função que desempenhas?

Atualmente sou formadora a tempo inteiro no AECO – Escola Secundária D. Duarte, onde leciono o Curso Profissional de Técnico de Restaurante e Bar, em Coimbra. O que me fascina e me faz sentir grata por poder transmitir valores e ensinamentos a jovens que serão os nossos futuros profissionais na área da restauração. Grande parte da beleza da arte de ensinar e de bem receber, assenta na diversidade de personalidades e vivências. Diria que não existe um perfil pré-definido ou ideal, mas existem características muito próprias e reconhecidas num profissional na área da restauração ou que faça o seu caminho para o ser, nomeadamente: honestidade, humildade, espírito de equipa e interajuda, vontade e capacidade de aprender, brio, dedicação e interesse por culturas e histórias, saber comunicar em vários idiomas e, saber e cumprir uma das regras de ouro que é uma das nossas maiores qualidades enquanto profissionais da restauração, que é Sorrir, Sorrir e Sorrir! E, lembrarmo-nos que pode não haver oportunidade para uma segunda impressão nossa, logo a primeira impressão que causarmos é de extrema importância.

Paralelamente, à área da formação sou sócio-gerente desde 2011 de um estabelecimento de bebidas no caso um Snack-Bar de nome Gota Café que se localiza no Retail Park de Eiras (Coimbra) e que me tem permitido adquirir/cimentar os conhecimentos já adquiridos, realizar serviço ao cliente, organizar equipa de trabalho e de certa forma colocar em prática muito do conhecimento teórico. Enquanto empresária tenho uma visão mais ampla do mercado e também das dificuldades que estão a ser sentidas face à pandemia.

Tânia Pereira o Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, na elaboração de “Cocktails”, assim gostava que partilhasses 2 receitas da tua autoria, com os seguidores e amantes dos Cocktails.

Francisco muito obrigado pela oportunidade…

O Cocktail Baixo Mondego, é a minha primeira proposta.

Breve história…

Utilizando os mesmos ingredientes que entram na confeção do arroz doce tradicional (leite, limão, canela) procurei criar uma composição clássica que se igualasse ao Arroz Doce quer em termos de textura e de aromas.

A receita pretende ser inovadora indo de encontro a pessoas apreciadoras de bebidas adocicadas, mas de forma equilibrada.

Baixo Mondego by Tânia Pereira

Ingredientes:

3 cl de Gin de Arroz Doce  

3 cl de Licor Limoncello  

3 cl de Natas

2 cl Clara de Ovo

Canela em pó Q.B.

Método de preparação:

Organize a mesa de trabalho, colocando as bebidas e todos os materiais necessários ao dispor para trabalhar.

O cocktail é preparado no shaker e servido em taça a cocktail.

Gele a taça de cocktail, com ajuda de uma colher de bar.

Em primeiro lugar deve bater as claras em seco (dry shake) dentro do shaker e depois junte os restantes ingredientes: 3 cl de Gin Tónico de Arroz Doce; 3 cl de Licor Limoncello; 3 cl de Natas (previamente ligadas).

Seque a taça a cocktail.

Coloque gelo e agite vigorosamente.

Verta a bebida na taça de cocktail.

Decoração: polvilhe com canela e sirva.

A segunda proposta é o cocktail Dream.

Breve história,

Cocktail Dream por mim elaborado pretende invocar os sonhos através da criação do vapor do gelo seco aromatizado com citrinos e alecrim que são aromas que me remetem para a minha infância. O Rum e o Vermute, são bebidas identitárias dos gostos do meu Pai, o meu melhor amigo e companheiro de vida.

Dream by Tânia Pereira.

Ingredientes:

4 cl de Rum Branco c/ Alecrim e zeste laranja macerado

2 cl de Sumo Laranja natural

3 cl de Vermute Bianco

1 cl de Clara de ovo

1 cl de Xarope de açúcar “Homemade”

Gelo seco 2 palhetas

Método de preparação:

Organize a mesa de trabalho, colocando as bebidas e todos os materiais necessários ao dispor para trabalhar.

Preparar/realizar MEP com uma taça (que deve estar bem gelada) com alecrim, zeste de laranja e zeste lima, para aromatizar com gelo seco a composição de autor.

O cocktail é preparado no shaker e servido em copo diverso.

Gele o copo, com ajuda de uma colher de bar.

Em primeiro lugar deve bater as claras em seco dentro do shaker e depois junte os restantes ingredientes: 4 cl de Rum Branco c/ Alecrim e Zeste de Laranja macerada; 2 cl de Sumo de Laranja natural; 3 cl de Vermute Bianco;1 cl de Xarope de Açúcar.

Seque o copo.

Coloque gelo consistente.

Agite vigorosamente

Verta a bebida no copo, finalize com o gelo seco vertendo água quente na taça e sirva fechando a campânula.

Decoração:

O cocktail Dream é decorado com rodela de laranja desidratada, esferificação inversa de citrinos e no exterior do copo um “raminho” de alecrim.

Tânia Pereira gostava que deixasses uma mensagem de incentivo, e, sobre a atualidade aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Considero neste momento o Bar como um enorme desafio. Se em outros tempos o Bar tinha de ser repensado e tínhamos de nos estar sempre a reinventar e ter ofertas diversificadas e diferenciadas, para atingirmos o nosso público-alvo, hoje vamos ter de o fazer “nascer” novamente e no bom sentido!

A pandemia, por Covid-19, trouxe-nos alguns dissabores e veio criar algumas fragilidades no sector. Este seria um ano “boom” para o Turismo no nosso Portugal com um crescimento bastante positivo para o sector.

Agora, é tempo de nos reinventarmos e lançar de novo o Bar. Temos profissionais de excelência, com formação adequada e com qualidade reconhecida a nível mundial, que permitem que as novas tendências de Bar tenham agora uma nova oportunidade de renascer e de mostrar o seu potencial. Novos e grandes desafios nos esperam, na certeza de que com os parceiros certos e estratégias adequadas ao sector vamos conseguir honrar o passado, retirar proveito dos ensinamentos e procurar novas formas de aprendizagem que nos permitam enriquecer o serviço e inovar.

Tânia Pereira, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e em particular muita saúde.

Sem comentários: