sábado, 31 de agosto de 2024

Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com… José Guerreiro, Head Barista / Roaster, do Café Bica, no Vila Vita Hotel & Resort, em Alporchinhos, Algarve.

Hoje é sábado e os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Este sábado é com enorme satisfação que vos apresento o meu convidado na Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com… José Guerreiro, Head Barista / Roaster, do Café Bica, no Vila Vita Hotel & Resort, em Alporchinhos, Algarve.

José Guerreiro habituou-nos a excelentes participações e honrosas classificações, nos mais diversos concursos de índole nacional e internacional, bem como tem demonstrado elevado grau de profissionalismo, técnica, criatividade, na preparação e decoração dos seus “cocktails”, desde de 2016 dedica-se á profissão de “Barista”.

José é um estudioso do mundo das bebidas simples ou compostas. Atento às novas tendências procura preparar e servir as melhores bebidas aos seus clientes.

Na minha ultima visita, ao Café Bica, no Vila Vita Hotel & Resort, foi sem duvida um momento único de partilha de conhecimentos e demonstração de grande profissionalismo por parte de José Guerreiro.

Ao visitar o Café Bica tem a oportunidade de fazer uma viagem impressionante à história e à perícia da profissão de barista, desfrute de uma demonstração de criatividade e habilidade, na arte de preparar e servir o “Café”, sempre acompanhado por um serviço de excelência.

José Guerreiro qual o teu atual local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Vila Vita Hotel & Resort, mais propriamente no Café Bica.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Head Barista / Roaster.

Faz-nos uma breve descrição do Café Bica?

O Café Bica - Speciality Coffee Shop, afirma-se como uma “Cafetaria” de especialidade / café de especialidade, e, todo o tipo de “brewing, roasting”.

José Guerreiro, como começou o gosto pela profissão?

Bem o gosto pela profissão nasceu de uma oportunidade de trabalho. Apesar de ter iniciado a minha experiência de trabalho na área que estudei: Art & Design.

Qual a tua formação em Bar?

Sou formado pela Escola de hotelaria de Portimão (velha guarda!), e tenho cerca de 36 anos de experiência profissional!

Além disso muitos anos de estudo…

José Guerreiro, qual o cocktail que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda, O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

Antes de mais gostava de ressalvar que o cocktail que apresento é uma cooperação entre vários colegas onde destaco o João Loureiro, Tomás e Rodrigo.

Eu defendo que um cocktail deve ser pensado para agradar o maior número de pessoas, e, não nas bebidas favoritas do seu criador.

Assim quando maior for o número de intervenientes na sua criação mais consenso terá na sua apreciação.

O cocktail que vos vou apresentar é o “A GOOSE UNDER COFFEE”

Breve História… do cocktail “A Goose Under Coffee”

Então, inspirado na sustentabilidade e no uso que podemos dar ao produto que transformamos e outra hora eram desperdício, surgiu a ideia de trabalhar a borra de café e criar um óleo de café. esse óleo permite-nos reutilizar e utilizar o café de outras formas.

Qual o resultado dessa experiencia?

Tal e qual como na reutilização, o nosso cocktail também se transforma, indo a sua cor alterando com a mistura da nossa espuma de framboesa, que para além de ser a nossa parte doce do cocktail, trás aromas frescos e transforma um cocktail num rosa simples e cuidado.

A Goose Under Coffee” by José Guerreiro

Ingredientes:

55 ml de Vodka

25 ml Óleo de Café

10 ml de Xarope de Orgeat

Top up de Espuma Framboesa

Técnica: Stir (copo de misturas) & build up

Glass - coupe

Garnish - Flôr

Os ingredientes Homemade, passo a passo…

Coffee Oil

Ingredientes:

25 gr Borra de café

25 gr de Açúcar branco

*infusionar no frigorífico durante 24h

Depois filtrar em filtro de papel (tipo V60)

Adicionar à infusão depois de filtrada:

87gr de xarope de açúcar

4 gr Ácido tartárico

2,75 gr Ácido cítrico

Misturar bem (blender ou shaker)

Espuma de framboesa:

Ingredientes:

75 ml de Puré de Framboesa

55 ml de Clara de Ovo Neutra

15 ml de Sumo de Limão Filtrado

1 Carga de CO2

Sifão SIS

José Guerreiro qual o teu clássico cocktail preferido?

Gosto mais de provar do que beber cocktails.

José Guerreiro o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de muito sucesso pessoal, profissional e em particular de muita saúde.

sábado, 24 de agosto de 2024

Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é… John Lucas, Bartender, no House Bar, Vila Vita Parc, em Alporchinhos, Algarve.

Hoje é sábado e os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Na Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é… John Lucas, Bartender, no House Bar, na Vila Vita Parc, em Alporchinhos, Algarve.

Hoje o meu convidado John Lucas, trabalha num dos mais reconhecidos resorts de luxo, o Vila Vita Parc, que faz parte da Leading Hotels of the World, o qual tem á disposição dos seus clientes 8 bares, com diferentes temáticas, capazes de surpreender, bem como proporcionar experiências inesquecíveis, e momentos de elevada satisfação.

Primam por oferecer um serviço de excelência.

No que refere á oferta no Vila Vita Parc, destacam-se produtos de grande qualidade, muitos dos quais locais e nacionais, aos que se juntam os melhores a nível mundial.

John Lucas, é um jovem Bartender, de 21 anos, oriundo do Brasil, mais propriamente da cidade, João Pessoa, capital do Estado da Paraíba,   

Considera-se um Bartender autodidata, bem cedo iniciou o contacto com a profissão, por mero acaso na sua terra natal como Bar Back, o que despertou a paixão pelo mundo do bar.

Ciente da importância do conhecimento, começou por frequentar cursos online, e ler livros de referencia sobre a arte do Bartending.

Tudo vale a pena para atingirmos os nossos objetivos, hoje John Lucas, trabalha na Vila Vita Parc, onde desempenha a função de Bartender, no House Bar, promovendo a hospitalidade, criando e inovando e diversidade e com mestria proporcionando momentos inesquecíveis aos seus clientes…

John Lucas muito obrigado pela tua disponibilidade em participares na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Lucas, qual o teu atual local de trabalho?

O meu local de trabalho é no House Bar, na Vila Vita Parc.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender.

Faz-nos uma breve descrição do House Bar?

O “House” é um “Craft Bar” especializado em cocktails de assinatura, e, oferece um serviço extremamente personalizado mediante o gosto dos nossos “guests”.

Priorizamos sempre entender o perfil de cada pessoa, que se junta a nós dentro do bar.

Compartilhar histórias, e, momentos com “guests” podendo assim agregar de maneira positiva a sua experiência tanto no bar, quanto no resort, este é o nosso maior objetivo.

Tipo de serviço?

Praticamos a Coquetelaria clássica, e, contemporânea.

Lucas, como começou o gosto pela profissão?

É engraçado dizer isso, mas eu praticamente "caí de paraquedas" dentro do bar, estive a passar por alguns bares e restaurantes da minha cidade, João Pessoa, capital do Estado da Paraíba,  oferecendo um serviço de média manager (gerenciamento de Mídias sociais, fotos e vídeos do lugar), e, acabei por passar em um bar em que um dos donos perguntou se naquela específica noite eu não estaria livre para fazer um extra como bar back (mesmo sabendo que eu não tinha conhecimento algum na área!) e eu acabei aceitando!

Foram longas noites cortando limas e todo tipo de fruta para caipirinhas hehehe, mas mal eu esperava toda a jornada e paixão que estava se formando logo a frente de mim.

Qual a tua formação em Bar?

Grande parte da minha formação de bar é autodidata, cursos online como os propostos pela Diageo Bar Academy, e, Academia Pátron, livros como “The Bar Book”, “Death & Co”, “Liquid Intelligence”, e, o Dicionário dos Sabores, formaram basicamente os alicerces do meu conhecimento.

A Nossa Formação atrás do bar nunca para, e, estar sempre atento a estudos clássicos, e, contemporâneos é essencial.

Lucas, qual o cocktail que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda, O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que vou partilhar é o The Drunk Monk.

Breve História…The Drunk Monk”

Esta pequena taça de mau caminho surge com o objetivo de fazer uma ponte entre as notas mais vegetais da cachaça e a potência e complexidade de um licor tão querido como Chartreuse.

“The Drunk Monk” by John Lucas

Ingredientes:

50 ml de *¹Cachaça in fusionada com pera;

15 ml de Licor Chartreuse Verde;

15 ml de Sumo de Lima;

10 ml de *²Xarope de Demerara;

2 Dashes de Elixir Vegetal;

Método de preparação:

Método: Shake & Fine Strain

Copo: Nick & Nora

Decoração: fatia de pera caramelizada com açúcar demerara.

Aqui fica a informação sobre os Produtos Homemade que utilizei no cocktail “The Drunk Monk”.

*¹Infusão da cachaça feita em processo de “sousvide”, em proporção igual de Pera e de Cachaça.

*²Xarope de açúcar demerara feito em proporção 1 para 1

Lucas, qual o teu clássico cocktail preferido?

Sem duvida alguma o Espresso Martini.

Espresso Martini - IBA COCKTAIL, NEW ERA DRINKS

Ingredientes:

50 ml de Vodka

30 ml de Licor de Café

10 ml de Sugar Syrup

1 Espresso

Método de preparação:

No Shaker colocar todos os ingredientes, juntar gelo consistente.

Agitar vigorosamente e coar para uma taça de cocktail previamente arrefecida.

Decorar com 3 grãos de café.

John Lucas, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde. 

sábado, 17 de agosto de 2024

Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é… Nelson Raposo, Bar Manager, do Al Dente Ristorante Pizzeria, em Alvor, Portimão.

Como tem vindo a acontecer ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Na Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é… Nelson Raposo, Bar Manager, do Al Dente Ristorante Pizzeria, em Alvor, Portimão.

Tenho o privilégio de acompanhar o percurso de Nelson Raposo há muitos anos, considero-o um profissional de excelência, versátil, de fácil adaptação aos mais vários tipos de serviço de bar.

O Nelson, é dotado de enorme criatividade, aposta na inovação e dá largas á sua imaginação no sentido de criar os mais diferenciados sabores, aromas e cores, ido ao encontro das tendências do mundo dos cocktails, e, gosto dos seus clientes…

A sua imagem de marca é o seu sorriso, sempre bem patente, a simpatia á flor da pele, o Bartender / animador, relações publicas…capaz de fidelizar os seus clientes…

Nelson Raposo é um amante e estudioso do mundo do bar, está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, bem como atento ás novas tendências e, vertentes do bar, procura com na participação nos mais variados workshops, em palestras e masters classes a sua evolução pessoal e profissional, bem como o conhecimento sobre as bebidas e novas técnicas, de Bar.

Nelson Raposo muito obrigado pela tua disponibilidade em participares na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Nelson Raposo qual o teu atual local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Al Dente Ristorante Pizzeria, em Alvor, Portimão.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bar Manager.

Faz-nos uma breve descrição do Al Dente Ristorante Pizzeria?

O Al Dente Ristorante Pizzeria está situado, em Alvor e, é já uma referência obrigatória para os apreciadores de cozinha italiana.

Oferecemos um serviço de qualidade, primamos pela simpatia e hospitalidade.

“Um espaço de restauração apaixonado pela tradição e, cozinha italiana e, influenciado pelos apontamentos Bohemian e Boho Chic espalhados pela carismática Ocean Drive em Miami Beach. Um conceito moderno, fresco e inovador que promete diferenciar-se do habitual.”

Qual a Vossa oferta?

No Al Dente Ristorante Pizzeria pode “descobrir o melhor paladar da gastronomia italiana com os nossos pratos de inspiração italiana e Mediterrânica, também adequados para vegetarianos.”

Temos ainda, uma seleção de vinhos internacionais e portugueses de referência, bem como cocktails de inspiração Italiana, assim cocktails de autor e clássicos que marcam a diferença!

Oferecemos uma “gastronomia italiana que se traduz na tradição e simplicidade da culinária toscana. Ingredientes frescos, selecionados e, muitos deles, originalmente italianos compõe cada criação tornando esta experiência exuberante numa verdadeira festa de olhos e de paladar.”

Convidamos todos virem à descoberta de novos sabores e sensações…

Esperamos pela sua visita!

Nelson Raposo como começou o gosto pela profissão?

A minha paixão pelo mundo do bar começou quando aos 16 anos, na altura costumava ir á Praia da Rocha divertir-me, apanhar banhos de mar e sol.

Certo dia fui convidado para trabalhar no Twins Bar, um bar Irlandês, onde trabalhei 20 anos e desenvolvi o gosto pela profissão e pelo mundo bar.

Nelson Raposo qual a tua formação em Bar?

Sou formado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, onde frequentei o Curso de Bar, “Barman de 2ª”, ministrado pelo formador Paulo Cardoso e adquiri as bases para um perfeito desempenho da minha função no Bar.

Entretanto o gosto pelo bar levou-me a frequentar os mais variados cursos relacionados com a minha atividade profissional, Bartender, com o objetivo de adquirir mais conhecimentos, técnicas de servir e de preparação de bebidas simples ou compostas, em particular os cocktails.

Assim ao longo da minha carreira tenho vindo a tirar vários cursos na área do Bar, quer na Cocktail Academy, lecionados pelo grande Master Paulo Ramos, quer na Bartending Project de Luca Ciapponi.

Nelson Raposo qual o cocktail que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda, O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que vou partilhar é o “Negroni Trufa Negra”

Breve História…

O cocktail “Negroni Trufa Negra” nasceu de um desafio feito por um colega, que adora trufa.

Certo dia perguntou-me se eu não lhe fazia um cocktail com trufa.

Como trabalhamos num restaurante italiano fazia todo o sentido.

Eu aceitei o desafio.

“Negroni Trufa Negra” passo a passo…

Fiz o “fat wash” com azeite de trufa.

Depois como o sabor do “fat wash”” era demasiado intenso decidi acrescentar apenas 10ml do “fat wash ao Negroni.

Para decorar utilizei trufa negra e azeitona preta galega temperada e desidratada.

Com dois pingos de goma Campari (com goma xantana)

Negroni Trufa Negra By Nelson Raposo

Ingredientes:

27 ml Del Professore Vermouth Rosso

27 ml Nikka Coffey Gin

27 ml Campari

10 ml Fat wash de trufa negra

Método de preparação:

Gelar bem o Mixing Glass, adicionar os ingredientes, juntar gelo consistente.

Mexer bem.

Verter para o copo on-the-rocks.

Decoração: Folha de trufa negra com azeitona galega negra temperada e desidratada com goma de Campari.

Nelson Raposo qual cocktail da vossa actual lista que mais gosta de preparar e que já é uma referência no Al Dente Ristorante Pizzeria?

O cocktail “Italian Frozen Colada” tem sido um grande sucesso da nossa carta.

Breve História…

O Italian Frozen Colada…

Fizemos uma variação da Frozen Pina Colada também com inspiração italiana. Tentando dar um pouco mais de frescura dai a utilização do cordial e a adição do Albino Armani Prosecco.

Quando o preparamos faz lembrar o Ramos Fizz o que o torna mais apelativo.

Italian Frozen Colada by Nelson Raposo

Ingredientes:

50 ml Bacardi

20 ml Cordial de Ananás

30 ml de Creme de Côco

15 ml de Puré de Ananás Monin

70 ml Prosecco Albino Armani

Método de preparação:

No Blender adicionar os ingredientes, exceto o Prosecco Albino Armani, gelo, misturar bem.

Verter para o copo, juntar os 70 ml de Prosecco Albino Armani

Decoração: Folha esqueleto e abacaxi desidratado.

Francisco Guerreiro, muito obrigado pelo convite, e, pelo tempo que dispõe da sua vida pessoal a valorizar a nossa profissão e os nossos profissionais.

Nelson Raposo o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de muito sucesso pessoal, profissional e em particular de muita saúde.

sábado, 10 de agosto de 2024

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com Luís Benjamim, Chefe Bar, no Santa Barbara Eco-Beach Resort, na Ilha de São Miguel, nos Açores.

Caros colegas e amigos estou muito agradecido pela aceitação do Cocktails & Mistura Fina, hoje estou de volta, movido pela minha paixão pelo mundo do bar, pelo turismo, pela formação e pela hospitalidade.

Ao sábado os amantes dos cocktails voltam a ter a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Este sábado é dia da Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, o eleito é Luís Benjamim, Chefe Bar, no Santa Barbara Eco-Beach Resort, na Ilha de São Miguel, nos Açores.

Luís Benjamim, continua a marcar a diferença entre os seus pares, tornando-se uma referência dos Bartenders Açorianos, ao longo do seu percurso profissional, procurou o conhecimento sobre as bebidas, novas técnicas, e, atento ás novas tendências, participou nas mais variadas formações, tendo como objetivo a sua evolução pessoal e profissional, bem como, proporcionar a satisfação dos seus clientes, colocando em primeiro lugar a qualidade, a criatividade e a inovação, fator importante para a fidelização os mesmos.

No seu dia a dia preocupa-se em utilizar produtos ecológicos e sustentáveis contribuído desta forma para a defesa do meio ambiente.

O Luís, é formado pela Escola de Formação Turística e Hoteleira, Ponta Delgada, São Miguel, Açores.

Luís Benjamim, qual o teu local de trabalho?

Francisco Guerreiro quero antes de mais, agradecer o convite, é sempre uma grande honra poder participar no seu blog.

Trabalho na empresa Singular Properties, nos Açores, na Ilha de São Miguel, é grupo onde tem o Santa Barbara Eco-Beach Resort, na Ribeira Grande e o White exclusive Suites & Villas, na Lagoa, Açores.

Qual a função que desempenhas?

Sou Chefe de bar, desde 2019, em ambas unidades.

Como defines o tipo de serviço que praticas?

Trabalho dentro do registo da sustentabilidade utilizando produtos da nossa horta que temos no Santa Barbara, que também fornece o White.

Priorizo os ingredientes locais para criação dos meus cocktails e também fazendo desde Xaropes, Cordiais, Bitter e etc. tudo caseiro de raiz.

Luís, como começou o gosto pela profissão?

O meu primeiro contato no mundo da restauração foi quando tinha 12 anos, nesse tempo comecei a ajudar o meu tio, que tem um restaurante Casa de Pasto (José do Rego), foi aí que despertou bichinho pela restauração.

Fui então tirar um curso de mesa bar, após, ainda tive um período a fazer serviço de sala e serviço de vinhos.

Houve um dia que fui ao Bar Cinco Lounge, em Lisboa, e depois de ter uma ótima experiência lá, decidi que queria seguir este ramo nesse mundo lindo que é o Bar.

Qual a tua formação em bar?

Tenho Curso profissional de Técnico de restauração, restaurante/bar Nível 4, na Escola de Formação Turística e Hoteleira, Ponta Delgada, São Miguel, Açores.

Afim de implementar os meus conhecimentos tenho vindo a participar nas mais variadas formações relacionadas com o mundo do bar.

Recentemente, ou seja, entre 2020 e 2021 fiz Master Classes com o grande barman João Sancheira.

Luís Benjamim, qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que escolhi apresentar aqui, é dos meus cocktails de assinatura que tenho na minha carta de bar, do Santa Barbara, que é Tea On The Rocks.

Escolhi esse cocktail porque é minha representação, e, meu tributo há ilha, de São Miguel.


Breve história…

“Tea On The Rocks”, tem como base alcoólica o nosso primeiro Gin Premium local o Rocha Negra.

Utilizo também chá local verde da Gorreana.

A Gorreana é a plantação de chá mais antiga da Europa.

“Tea On The Rocks”, passo a passo…

Para dar umas notas mais cítricas no cocktail, adiciono Xarope e Bitter caseiro de laranja, que para além do toque cítrico, leva-nos para uma parte da história dos Açores, no seculo XIX, nessa altura tínhamos uma grande exportação de laranjas para Inglaterra.

Finalizado com uma água com gás caseira, feita com nossa água azeda das nascestes naturais das Furnas.

É feito num bule de chá, não vai ao shaker é Stir.

É servido numa chávena, onde dentro da mesma tem uma pedra congelada a representar o nosso solo vulcânico e ramo de alecrim a representar o nosso verde dos Açores.

Para fazer o xarope de laranja, faço uma infusão primeiro com micro zest da laranja, depois é necessário coar a infusão e adiciona-se açúcar e sal.

No Bitter de laranja, num saco de vácuo meto zest de laranja, vodka, açúcar e depois vai para Ronner (sous vide) uma hora, a sessenta graus

A soda “water” caseira de água azeda, simplesmente uso um sifão de soda. Coloco a água, no sifão, e, uma carga de CO2.

“Tea On The Rocks” by Luís Benjamim

Ingredientes:

50ml de Gin Rocha Negra

70ml de Chá Verde

25ml de Xarope de Laranja caseiro

Dash de Orange Bitter caseiro.

200ml de Soda “Water”, de água azeda, das Furnas.

“Tea On The Rocks”, é um cocktail fresco, herbal, cítrico e Singular.

Luís Benjamim qual é teu cocktail favorito?

Eu acho que ter um cocktail favorito é relativo, há cocktails para cada um tipo de momento. Mas um que possa dizer que é um dos meus favoritos será o Whiskey Sour, é um cocktail fresco, que a meu ver serve para todo tipo de ocasião.

Whiskey Sour

Ingredientes:

50 ml de Bulleit Bourbon (ou outro Whiskey Bourbon qualquer, depende do gosto de cada um)

20 ml de Xarope de Açúcar

30ml ou 40 ml de Sumo de limão depende, eu meto 40ml porque gosto mais sour

30ml de Clara de Ovo ou Aquafaba

Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no Shaker, adicionar gelo e agitar vigorosamente. Com o strain, coar, verter para a taça Martini, ou Verter para o copo “on-the-rocks”

Decoração: meia rodela de Laranja, cereja Maraschino.

Luís Benjamim o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de muito sucesso pessoal, profissional e em particular de muita saúde.