terça-feira, 23 de janeiro de 2018

João Ribau, de regresso a Portugal, para assumir a função de Bar Manager, no Bar Duck & Tales Cocktail Room, em Aveiro.

Sim podemos afirmar que o mundo do bar em Portugal está mudar... Os profissionais de bar aproveitam a oportunidade para demonstrar as sua capacidades, na arte de bem servir e de criar, em particular menus atractivos, de cocktails, de outras bebidas e iguarias, contando historias, utilizando produtos diferenciados, locais, frescos ou com técnicas apuradas, transformado-os, surpreendendo os seus clientes, com inovação, diversidade, qualidade e criatividade. A Portugalidade e Hospitalidade de mãos dadas, em prol da indústria.


Photo by: Alejandro Rito

Hoje podemos observar uma estratégia diferente no que diz respeito à “carta de bar” forma de dar a conhecer aos clientes e consumidores dos produtos e bebidas, que cada espaço da industria tem para oferecer.


Na diversidade, da informação e partilha, o Cocktails & Mistura Fina, cumprido a sua missão, faz mais uma viaja, desta feita até, Aveiro, mais propriamente ao Bar Duck & Tales Cocktail Room, para uma breve entrevista com João Ribau, o seu Bar Manager, que está de regresso a Portugal.


João Ribau obrigado pela tua disponibilidade e partilha...

João Ribau como surgiu o teu novo projeto, no Bar Duck & Tales?

O projeto Duck & Tales surge de um convite num momento menos bom que se passou mais relacionado com a minha parte pessoal e que me levou a decidir voltar para Portugal. Tinha em mãos algumas propostas, mas sem dúvida que o Duck & Tales foi o projeto que me deu mais entusiasmo, primeiro porque é na minha cidade e depois porque já conhecia o bar e sabia que tinha muito potencial.


Onde fica situado Bar Duck & Tales ?

O Duck & Tales fica na Linda cidade de Aveiro, de frente para a Ria de Aveiro, no Cais dos remadores olímpicos, nº58. Espero pela Vossa visita!


João Ribau faz uma breve descrição do Duck & Tales?

É um Cocktail Room inspirado na cidade e nos anos 30/40. O menu de cocktails que criamos é inspirado nos Lusíadas, temos um papiro com os vários cantos dentro de uma garrafa como uma "mensagem na garrafa" e contém ingredientes locais como a Salicórnia, Mirtilios, Algas da Ria de Aveiro e outros.


Descreve o tipo de serviço vais implementar no Duck & Tales?

O serviço que vou implementar é um serviço adaptado ao espaço, mas a ideia é combinar o meu background de Hotéis de Luxo e Restaurantes Estrela Michelin, ou seja, a atenção ao detalhe todo o cuidado ao Convidado, com o lado casual e friendly mas também rapidez dos "Bares de rua". O objetivo é o nosso convidado se sentir em casa de amigos a passar um bom momento e desfrutar de um bom cocktail.



O bartender, do Duck & Tales, Fábio Ramos!

João Ribau o Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte, a inovação e criatividade na elaboração dos cocktails, gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue, 3 "Cocktails", da tua carta de bar, com breve história, receita, método de preparação e decoração?


Quais as tuas propostas?

A minha primeira proposta é o Dedicatória, é um cocktail dedicado à minha cidade de Aveiro, contém:

Dedicatória by João Ribau_ Duck & Tales

Ingredientes:

Gin Aveirense Gold Grail infusionado com Algas da Ria de Aveiro,
Xarope Caseiro de Cogumelos ,
Salicornia e uma solução cítrica de Rúcula.

Método de preparação:

Preparado no Shaker e servido num On-The-Rocks dentro de uma base.

Usei como decoração Salicórnia, Estrela de anis, ervas aromáticas e um búzio.


A minha segunda proposta é a Invocação, quando saí de Portugal em todos os sítios que passei tentei levar sempre ingredientes Portugueses e conjugar com outros de todo o mundo, sempre fui curioso em relação a novos produtos e tento trazer para os meus menus coisas novas não esquecendo as minhas raízes e o meu toque de Portugalidade é sempre presente. Este cocktail é o símbolo dessa filosofia.
Junta:

Invocação by João Ribau_ Duck & Tales

Ingredientes:
El Dorado Infusionado com Açafrão,
Licor beirão,
Tepache de Ananás e Canela,
Solução Cítrica de Alecrim
e fumo de Barbas de milho e Alecrim.

Método de preparação:

Preparado no Shaker, e servido num pequeno jarro dentro de uma caixa de vidro.

Para decoração usei musgo, uma concha com pérolas de açúcar, alecrim e barbas de milho.


A minha última sugestão é o Saudade, um cocktail que é o símbolo do meu retorno e do começo de um novo capítulo. Combina:

Saudade by João Ribau_ Duck & Tales

Ingredientes:
Fatwashed de Tequilla Ocho com Manteiga de Coco e amêndoa,
Mezcal, Xarope Caseiro de Amendoim,
fermentação de Maracujá,
e um dash de lágrimas.

Método de preparação:

Preparado no shaker e servido num copo com uma base em metal, base essa que simboliza a minha família e namorada que foram o meu pilar nesta aventura.

Como decoração usei uma estrela do mar.


João Ribau como foi a tua experiência profissional na Holanda?

A minha experiência na Holanda foi inesquecível em todos os sentidos, assumi um bar (The Vault – Waldorf Astoria) como Chefe de bar / Manager com uma reputação enorme deixada pelos Wilson Pires e Tiago Vasconcelos, consegui formar uma equipa espectacular que neste momento considero família, conseguimos ganhar o prémio de 2º Melhor Bar de Hotel da Holanda, ser nomeado para melhor Bar de Cocktail da Holanda e criámos um dos Menus mais criativos. E como tudo no Bar passava primeiro por mim deu-me a oportunidade de desenvolver a minha parte de Manager e ter tudo o que se passava dentro e fora do bar à minha responsabilidade.



Como vês o momento do mundo do bar em Portugal?

A crescer cada vez mais, os Bares e os Bartenders estão a um nível muito bom ao nível de grandes Bares Internacionais. Da parte dos consumidores ainda falta muito a cultura dos Cocktails mas com criatividade por parte dos bares vamos lá.


João Ribau na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2018?

Para Portugal, penso que os cocktails Sweet & Sour e com Clara de ovo vão aos poucos desaparecendo e abrir espaço para Cocktails amargos. A nível Internacional, penso que vários estilos de fermentações estão a entrar muito bem e também os cocktails com gelado. Mas penso que o foco em ambos vai ser mesmo a Hospitalidade, às vezes temos que dar 1 passo atrás para dar 2 para frente e não nos podemos esquecer que neste mundo não se trabalha para Cocktails ou para redes sociais, mas sim com pessoas, e o serviço, hospitalidade e personalidade são pontos chaves para se destacarem.


João Ribau qual o teu maior objetivo para 2018 em termos pessoais e profissionais?

Não tenho só objetivos profissionais, mas também pessoais. O meu maior objetivo para 2018 é ser feliz e fazer outros felizes, quero criar um pouco estabilidade porque nos últimos anos trabalhei em 2 países diferentes em vários espaços e mudei de casa muitas vezes, portanto, quero criar um pouco estabilidade. Um desafio nesta área (risos).



Neste momento estou focado no projeto Duck & Tales, e estamos a trabalhar para que este seja uma referência.

Sem comentários: