domingo, 14 de janeiro de 2018

À conversa com Nelson Matos, Head-Bartender, do Gusto Bar, no Conrad Algarve, sobre a elaboração do menu "The Age of Discovery".

Hoje assistimos uma estratégia diferente no que diz respeito à “carta de bar” forma de dar a conhecer aos clientes e consumidores dos produtos e bebidas, que cada espaço da industria tem para oferecer.


Os profissionais de bar são cada vez mais chamados a dar a sua opinião, demonstrar o seu profissionalismo, técnica, criatividade, apostando em novos produtos dando largas à sua imaginação e criando “cocktails”, com história, textura, sabores e aromas capazes de provocar a satisfação, momentos de surpresa...Tudo em prol de uma melhor rentabilidade, a fidelização do cliente, observando a regra da qualidade, diversidade e sustentabilidade...

Já algum tempo que acompanhe a ímpar carreira profissional, de Nelson Matos, recordo uma passagem de uma entrevista ao Cocktails & Mistura Fina, no qual afirmou que... 


“Sempre fui fascinado pela composição de bebidas, os meus pais são proprietários de um bar, onde passei algum tempo da minha juventude, lembro - me que tudo começou no verão de 1998, quando o meu pai comprou um Shaker para o bar, nesse mesmo dia criei um Long Drink que os meu amigos batizaram como “Bebida de Verão”.” In Cocktails & Mistura Fina, 2 de setembro de 2014.


É um privilegio para o Cocktails & Mistura Fina poder apresentar a carta de Cocktails baseada nos “Os Lusíadas”, o menu "The Age of Discovery", um trabalho de excelência, realizado com arte e no pensamento, o marcar a diferença...na primeira pessoa e o autor, o Head-Bartender, Gusto Bar, no Conrad Algarve, Nelson Matos.



Nelson Matos como desenvolveste os teus cocktails, para o cocktail menu "The Age of Discovery" do Gusto Bar, no Conrad Algarve ?

Na altura que falei sobre a minha vontade de criar um menu de cocktails inspirado na obra prima “Os Lusíadas” acharam que era maluco, mas isso nunca me demoveu do meu objectivo de honrar a nossa historia e os feitos dos nossos heróis através da minha paixão e criatividade.


Foi sem duvida até agora o projeto que mais me deu gozo de criar.

No total foram 7 meses de estudo e leitura da obra de Camões e sobre a era dos descobrimentos portugueses para assim ter material literário suficiente para criar os cocktails de uma forma que os próprios ingredientes fizessem sentido com a historia representada em cada “Canto”, isto claro baseado na minha interpretação dos mesmos.

Depois foram mais 2 meses de trabalho com uma equipa de designers gráficos no tratamento da imagem, selecção de materiais e claro a sua produção.


No menu "The Age of Discovery" qual o teu cocktail favorito?

Eu criei todos os dez cocktais no menu "The Age of Discovery" completamente sozinho por isso tenho que dizer todos são favoritos. Mas vou destacar como o cocktail que recomendo sempre a provar é o “City of Spices”.

Photo credit: Ricardo Bernardo Ricardo Belela

“City of Spices” ( canto 7) by Nelson Matos

Uma combinação de:

Ingredientes:

Ciroc Coconut, 

Agua de Coco, 

Malagueta, 

Cardamomo, 

Curcuma, 

Lima 

e Açúcar. 

“Simplesmente delicioso...”

Nelson Matos o Cocktails & Mistura Fina reconhece a tua arte e criatividade na elaboração de cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue, 3 dos "Cocktails", da tua autoria, inseridos no menu "The Age of Discovery", do Gusto Bar, no Conrad Algarve.

Quais são as tuas propostas?

Obrigado mais uma vez Francisco Guerreiro, pelo oportunidade que o Cocktails & Mistura Fina me dá para divulgar o meu trabalho. É com enorme gosto que partilho aqui 3 “Cocktails” de autor. Espero que gostem.


Photo credit: Ricardo Bernardo Ricardo Belela

Echoes of History (Canto 3) by Nelson Matos

Ingredientes:

35 ml Tanqueray 

5 ml Redestilação de Ketel One com Caldo De Marisco 

25 ml Porto Reserva Ruby

25 ml Moscatel Roxo 

1\4 Bsp Ácido Cítrico

10 ml Xarope de Açúcar

3 Drops Bitter Laranja

60 ml Espumante da Bairrada

1 Casca de Limão.

Método: Throwing
Copo: Tipo Pinot Noir 
Decoração: Rebentos de ervilha, folhas de sorrel e flores comestíveis.
MOP: adicionar todos os ingredientes (exceto o Espumante) e mexer para dissolver o acido cítrico. 
Adiciona: gelo no shaker e fazer throwing até a bebida estar devidamente gelada e oxigenada.
Verter para o copo, adicionar o espumante e gelo
Decorar e perfumar com uma casca de limão.
Servir.


Photo credit: Ricardo Bernardo Ricardo Belela

The Quest To Paradise (Canto 6) by Nelson Matos

Ingredientes:

25 ml Zacapa 23 

25 ml Haig Club

35 ml Ganache de Chocolate Negro 70% com Especiarias

15 ml Xarope de Canela

4 Gotas Essência orgânica de Camomila & Darjeeling

Método: Shaker
Copo: Coupette
Decoração: Chocolate branco temperado com puré de framboesas.
MOP: adicionar todos os ingredientes num shaker em seguida adicionar gelo, bater durante alguns segundos e verter com fine strain.
Decorar e servir.


Photo credit: Ricardo Bernardo Ricardo Belela

Glorious Preeminence (Canto 9) by Nelson Matos

Ingredientes:

45 ml JW Gold Label Reserve 

35 ml Sumo de limão

15 ml Xarope de Limão

5 ml Tintura Don Julio Reposado com Figo da Índia e Folha de Oliveira

4 gotas Essência Orgânica de Violetas Doces

30 ml Schweppes Premium Hibiscus

Método: Shaker
Copo: Riedel Big O Cabernet
Decoração: Flores comestíveis 
MOP: adicionar todos os ingredientes (exceto a tónica), adicionar gelo e bater o shaker durante alguns segundos.
Adicionar a tónica no copo com gelo e verter o cocktail.
Decorar e servir.


Em termos profissionais durante o ano 2017, qual o momento ou momentos que destacas?

Felizmente tive vários momentos de realização profissional em 2017.

Foi sem duvida um ano de muito trabalho árduo e muita dedicação, mas compensado com prémios, reconhecimentos e distinções.

Vou referenciar as que para mim e para o são mais relevantes:

Melhor Bar de Hotel by Lisbon Bar Show 2017,


Coaster Award Melhor Bar de Hotel by Diageo Reserve,


5 Star Diamond Award by The American Academy of Hospitality Sciences,

1 Estrela Michelin by Michelin Guide 2017.

Convite e a apresentação do menu "The Age of Discovery" na ILTM Cannes 2017,


Entrada no Iberian Bar Guide 2017 by Drinks International Magazine.


Como vês o momento do mundo do bar em Portugal?

O momento do mundo de bar em Portugal está em grande e recomenda-se.

Desde da vinda da Drinks International a Portugal e a inclusão de 6 bares portugueses no seu guia ibérico (incluído o Gusto Bar) ao trabalho soberbo realizado pelo Nelson Bernardes com a Drinks Diary, a entrada do Red Frog nos 100 Best Bars e o Lisbon Bar Show sempre em grande crescimento ano após ano. Sem esquecer a qualidade dos bartenders nacionais e portugueses no estrangeiro que estão a dar muito que falar e já andam nas bocas do mundo.

Tenho que também salientar o trabalho de todas as escolas de formação ou especialização para profissionais de bar pelo excelente trabalho realizado, particular a Bartending Project.

E para terminar o grande apoio por parte das marcas ou representantes de marcas e brand ambassadors aos bartenders.

Futuro risonho para a industria em Portugal.


Na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2018?

A sustentabilidade e closed circle cocktails vieram para ficar e com eles a preocupação dos bartenders em minimizar o impacto ambiental e o apoio a comunidade local, tal a como os cocktails de baixo grau alcoólico, sem álcool e a preocupação com a saúde e bem estar dos clientes.

No Gusto Bar institui a sustentabilidade como valor pilar à cerca de 2 anos.


Privilegiamos a compra a dos nossos produtos a agricultores e produtores locais. Todos os nossos produtos são se origem biológica e as matérias primas são utilizadas ao máximo. 

Apoiamos o comercio justo e a economia local. Realizamos muitos eventos de caridade e tudo isto através de celebração de cocktails deliciosos, experiências únicas e marcantes.


Qual a tua bebida preferida?

Normalmente respondo “Tudo o que é liquido e seja servido num copo”. :-D

Para mim é me difícil de dizer que gosto mais de uma categoria de destilados mais que outra ou mesmo que um cocktail em particular é o meu favorito. Para mim tudo é importante, essencial e bom à sua maneira e dentro do seu estilo.

Dito isto é mais frequente encontrarem-me a desfrutar de um Rum envelhecido, um Sazerac ou mesmo de uma bela cervejinha gelada.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência actualmente?

Eu admiro pessoas genuínas e apaixonadas pela profissão. Quem me conhece sabe que me identifico mais com o estilos e mentalidades do Erik Lorincz e Tony Conigliaro, mas admiro o trabalho e dedicação de muitos outros bartenders que tanto têm feito para dignificar e elevar a industria de bar e a experiência dos seus clientes e inspirando assim esta nova geração de bartenders.


Nelson outros assuntos do teu interesse que queiras partilhar...

Adoro cinema, historia, ciência e culinária.

Qual o teu maior objetivo para 2018 em termos pessoais e profissionais?

Gostava muito de poder representar Portugal numa competição global como a World Class.

É um sonho que gostava de realizar em 2018.


Nelson Matos, parabéns, o Cocktails & Mistura Fina agradece a tua disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails. Votos de sucesso e que os teus sonhos se concretizem!!!

Sem comentários: