domingo, 21 de janeiro de 2018

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com…é Ivan Lopes da Costa, Chefe de Bar, da Tasca de Santana Wine & Cocktail Bar, em Coimbra.

Olá amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina hoje “viajamos” até Coimbra ao encontro de Ivan Lopes da Costa, Chefe de Bar, da Tasca de Santana Wine & Cocktail Bar, com o objectico de continuar a dar realce aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Ivan Lopes da Costa, distingue-se pela simpatia e simplicidade, que patenteia, de fácil trato é um prazer partilhar uma boa conversa e bons momentos com ele.


Ivan Lopes da Costa, formado na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde frequentou o Curso de Gestão Hoteleira Restauração e Bebidas é um amante e estudioso do mundo do bar, está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, bem como atento ás novas tendências e vertentes do bar, procura com a participação nos mais variados workshops, nas palestras e mastersclasses a sua evolução pessoal e profissional, bem como o conhecimento sobre as bebidas e novas técnicas, com o objectivo de proporcionar a satisfação dos clientes com qualidade, criatividade e inovação.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com…é Ivan Lopes da Costa, Chefe de Bar, da Tasca de Santana Wine & Cocktail Bar, em Coimbra.


Ivan Lopes da Costa qual a tua formação a nível de bar?

A nível de bar implementei os meus conhecimentos quando frequentei o Curso de Gestão Hoteleira Restauração e Bebidas, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.


Para além disso frequentei várias formações de mixologia, cocktelaria, masters, entre outras nas mais variadas vertentes do bar, que vieram proporcionar mais competências para o desempenho da minha função, bem como as ferramentas necessárias para uma boa prática de serviços.


Como começou o gosto pela profissão?

Quando fui convidado para ser sócio de um bar, que acabou por fechar, mas despertou uma nova identidade profissional em mim. antes era coordenador de formação profissional.


Ivan Lopes da Costa qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é na Tasca de Santana Wine & Cocktail Bar, em Coimbra, onde com agrado eu e, a minha equipa dedicamos o melhor de nós, para que os nossos clientes se sintam bem.


Qual a função que desempenhas?

A minha função é a de Responsável / Chefe de Bar.

Desde Quando?

Estou na Tasca Santana desde de 2015


Uma tábua mista só para si! #tascadesantana ”

Faz uma breve descrição da Tasca Santana?

A antiga Tasca de Santana renasceu como bar de vinhos, gin e cocktails, onde providenciamos para os nossos clientes várias iguarias como queijos, enchidos portugueses para picar, num espaço cosmopolita e requintado.


Folhados de queijos, mel e amêndoas! #tascadesantana “

Ivan Lopes da Costa durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho como Barman?

Fiz um estágio internacional, no Hotel em Martigny, na Suíça, onde desempenhei as funções de Barman e Empregado de Mesa, uma mais valia para aplicar os meus conhecimentos bem como adquirir mais competências.


Trabalhei no Restaurante Tapas Gourmet, como Empregado de Mesa, pelo período de 1 ano.


Onde trabalhei mais tempo foi no Feito Conceito Bar, como barman durante, 7 anos, onde passei bons momentos.


Qual a tua opinião sobre a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Fundamental, uma mostra das inspirações e conhecimentos nacionais. Para não falar do uso de produtos nacionais, que tenho a certeza que os nosso bartenders lá fora devem fazer questão de usar.


Qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

É uma profissão que se ama ou é impossível de exercer, muitas horas, muita dedicação ou nada feito. O conhecimento para a exercer com sabedoria é imenso e a parte da criatividade e inter - acção com quem nos entra porta dentro leva-me a amar o que faço inesgotavelmente.


Somos, psicólogos, conselheiros, melhores amigos, professores, alunos, experiênciadores e experienciados, somos todos os dias um actor, com uma nova personagem.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia?

Veio tornar mais criativa e desafiadora a profissão, maior conhecimentos, mais estudo, mais descobertas e colocar o bar tão desafiante como a cozinha moderna.


Diz algo sobre o Flair Bartending?

Prefiro o working flair, mas respeito quem o use como a sua arte.


Ivan Lopes da Costa como foi a experiência em participares nos Concursos de Cocktails. Quais? Classificações?


Em 2016, fui finalista do Concurso Barman do Ano, organizado pelas Edições do Gosto / Inter, esta minha participação fez-me crescer enquanto pessoa e profissional, adquirir mais saberes.


Também fui finalista do Concurso Mistura Beirão, em 2017.


Ambas as experiências foram, muito, muito especiais e enriquecedoras, profissionalmente tive oportunidades de formação importantes, networking fundamental e fiz amigos para a vida!


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

Sou fã da simplicidade, Margarita!



Ivan Lopes da Costa qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Old Fashioned, new old fashioned, é um cocktail que se pode trabalhar com vários tipos de twist, desde o destilado, até ao bitter e ao açúcar, é tão versátil e tão simples de recriar.


Sou fã de outros como o Negroni ou o Boulevardier, Daiquiri, entre tantos.


Ivan Lopes da Costa o Cocktails & Mistura Fina sabe da tua paixão e criatividade na elaboração de produtos de autor e que distinguem. Gostava que compartilhasses 3 cocktails da tua autoria, com os seguidores deste blogue.


Claro que sim com muito prazer. Obrigado ao Cocktails & Mistura Fina, pela oportunidade de divulgar o meu trabalho!

O primeiro eleito é o cocktail “Eduardo” que tem uma breve historia que também gostaria de partilhar, como uma justa homenagem.


A história deste cocktail surge com inspiração na amizade e este cocktail tem o nome de um amigo. Eduardo. Este meu amigo Eduardo Vicente está ligado ao Licor Beirão pelas suas receitas de Carpirão e Morangão, notáveis receitas que notabilizaram também esta marca. O uso neste cocktail de duas marcas o Licor Beirão e o whiskey Bushmills são vinculativas a esta marca e a este cocktail. Todos os ingredientes foram pensados para levar numa viagem a Lousã, com as suas ervas dando-lhe um toque picante das minhas raízes indianas. Um tributo à amizade e aos sabores de Portugal no mundo.


Eduardo ( Final Mistura Beirão - 2017) By Ivan Lopes da Costa

Ingredientes:

40 ml de Licor Beirão

20 ml de Whiskey Bushmills

10 ml Puré de pêssego

10 ml Xarope picante de especiarias

20 ml Sumo de lima

20 ml de Clara de ovo

Método de Preparação:

Todos os ingredientes são colocados no shaker com gelo.
Shakeirar e verter para o copo com técnica double strain.


Fumar a campânula com flor de laranjeira
Servir ao cliente.
A minha segunda proposta é o cocktail “Old Spiced “, que apresentei para a iniciativa da “Drinks Diary” e obtive a honra de o mesmo ser publicado entre os cinco melhores “Twisted Old Fashioned”.


Aqui fica o o meu Twist Old Fashioned o cocktail “Old Spiced “ um clássico reinventado que pode ser apreciado em qualquer ocasião.

Old Spiced “ ( in drinks diary) Twist old fashioned by Ivan Lopes da Costa

Ingredientes:

45ml Zacapa 23

10ml Xarope caseiro de morango e gengibre

2 Dash Chocolate Bitter.

Método de Preparação:

Todos os ingredientes são colocados no próprio copo, decorar com fatia de gengibre e raspas de chocolate.

Por fim a minha terceira proposta o Sant'Anna Daiquiri, outro cocktail selecionado entre os melhores Daiquiris apresentados e publicado na revista Drinks Diary.


Sant'Anna Daiquiri ( in drinks diary) twist daiquiri by Ivan Lopes da Costa

Ingredientes:

25ml Rum Reserva

20ml Rum Blanco

25ml Sumo lima

10 ml Xarope picante

Método de Preparação:

Todos os ingredientes são colocados no shaker com gelo.
Shakeirar e verter para o copo com técnica double strain.
Decorar com lima desidratada.


Ivan Lopes da Costa qual a tua bebida preferida?

Rum e Tequila não consigo decidir..


Qual o Barman que mais admiras? Ou que te serve como referência?

O Barman que mais admiro e me serve de referência é Toni Conigliaro.


Ivan Lopes da Costa os meus sinceros agradecimentos pela disponibilidade, para partilhares momentos da tua vida pessoal, profissional, com os amantes do Bartending, e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, bem como desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Sem comentários: