quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Daniel Carvalho Head Bartender no The Royal Cocktail Club, no Porto, foi o brilhante vencedor do Concurso Barman do Ano 2017.

Daniel Carvalho Head Bartender no The Royal Cocktail Club, no Porto, foi o brilhante vencedor da 4ª edição do Concurso Barman do Ano 2017, realizado no passado dia 27 de Novembro, no magnifico Espaço Espelho D'Agua, em Lisboa, concurso organizado pela INTER | Edições do Gosto.


Créditos: Edições do Gosto | Cátia Barbosa.

Tem sido um privilégio para o Cocktails & Mistura Fina, acompanhar a evolução da carreira profissional do Daniel Carvalho. Ávido de conhecimento procura uma actualização continua, nas mais variadas áreas do bartending, afim de obter as competências e as ferramentas necessárias para um desempenho de excelência, na arte de bem servir, preparar as iguarias e bebidas aos seus clientes, fidelizando os mesmos e provocando a sua satisfação.


O Concurso Barman do Ano é uma iniciativa das Edições do Gosto | Inter Magazine, que veio prestigiar a classe Barman, possibilitar a partilha de saberes, a valorização pessoal e profissional, a divulgação das suas capacidades e competências, bem como dignificar a profissão.


As minhas felicitações ás Edições do Gosto | Inter Magazine, em particular a Paulo Amado, Rita Cupido e a Andreia Gomes pela excelente iniciativa. Muito êxito!!!


O Concurso Barman do Ano é sem duvida um cartaz Nacional e Internacional, recheado de excelentes profissionais, capazes de contribuir, para uma melhor qualidade de serviços que se pretende de excelência.


Parabéns a todos os finalistas, desejo o maior sucesso, espero que tenham aproveitado esta maravilhosa experiência e que o futuro vos sorria, a nível pessoal e profissional!


Daniel Carvalho, em primeiro lugar, muitos parabéns pela tua prestação na final do concurso Barman do Ano 2017 e muito obrigado por partilhares alguns momentos da tua vida pessoal e profissional, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina. Votos de sucesso pessoal e profissional!!!


Daniel Carvalho, qual o teu local de trabalho e que função desempenhas?

Antes de mais agradecer mais uma vez a entrevista ao amigo Francisco Guerreiro.

É sempre um prazer colaborar consigo.

O meu local de trabalho é no The Royal Cocktail Club, no Porto, onde com muito agrado desempenho a função de Head Bartender


Como despertou o gosto pela profissão?

A minha paixão vem de muito novo, desde os 13 anos, pelo menos. O meu irmão tinha um café em Gondomar e eu ia para lá ajudá-lo nas ferias de verão. Depois, trabalhei em bares desde os 16 até aos 19, 20 anos, como apanha-copos e em serviço de bar, até que deixei esta atividade e fui trabalhar como desenhador de construções mecânicas, profissão que exerci durante 15 anos. Nos últimos anos voltei a trabalhar em bares aos fins de semana. Até que o meu actual patrão decidiu abrir este novo espaço e convidou-me para encabeçar este novo conceito. Finalmente, pude encarar isto como uma profissão de futuro a “tempo inteiro”.


Daniel Carvalho, qual a opinião sobre a tua participação na Final do Concurso Barman do Ano 2017?

Creio ter sido muito positiva, ate porque consegui sair vencedor e melhor seria impossível. Sem tirar o mérito aos restantes finalistas, penso ter sido coeso e conseguido surpreender o júri com o cocktail Esmeralda.


Créditos: Edições do Gosto | Cátia Barbosa.

Achas que com a tua participação no Concurso Barman do Ano, contribuiu para a tua valorização pessoal e profissional?

Acho bastante enriquecedor. O Concurso Barman do Ano tem um conjunto de ferramentas para nos ajudar enquanto bartenders a ser melhores do que eramos, e nisso espelham as formações recebidas durante a prova, assim como a partilha de conhecimento entre bartenders.


Créditos: Edições do Gosto | Cátia Barbosa.

Daniel Carvalho, qual a tua opinião acerca da organização do Concurso Concurso Barman do Ano, Portugal?

Fantástica. Nada a apontar à organização. Como o disse publicamente, torno a referir que são concursos como este que enriquecem a nossa industria.

Daniel Carvalho qual o cocktail que apresentaste na Finalíssima e que te deu a saborosa vitoria?

Claro que sim é para um enorme prazer partilhar este meu cocktail com todos vós.


Esmeralda” breve Historia:

Veio-me à memória a história de Portugal e em algo que fomos os melhores em tempos, mais concretamente na viagem de Vasco da Gama à Índia, sendo que uma das caravelas da sua armada, chamava-se Esmeralda, e um dos pontos de passagem obrigatória na altura era a ilha da Madeira, dai a utilização do Rum Madeirense William Hinton Single Cask Porto e do Cordial de gengibre (Índia) .

Esmeralda” by Daniel Carvalho

Ingredientes:

30 ml Rum William Hinton Limited Edition Aged in Portuguese Fortified Wine
30 ml Beirão de Honra
20 ml Porto Tawny Reserva 10A Poças
15 ml Cordial Gengibre Caseiro Folha de Figueira Desidratada (Decor)
“Gotas de Chuva” com sabor a agua de laranjeira (Decor)
Gelo Seco (Decor)
Agua aromatizada a castanhas assadas (Decor)
Castanhas assadas

Copo : Rechaud Molheira Ásia Preto.

Preparação / Decoração: Colocar os 4 primeiros ingredientes no Shaker Tin to Tin com gelo, agitar durante 10 seg. e fazer dupla coagem para o Rechaud.
Colocar gelo seco no fundo sem contacto com o cocktail e adicionar a água aromatizada quente. Decorar com a Folha de figueira e gotas de chuva com as castanhas assadas em um prato rectangular preto.


Daniel Carvalho segundo os regulamentos do concurso Barman do Ano tiveste que apresentar 3 “Cocktails” de autor. Gostaria que partilhasses os mesmos com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina, com breve história já que nos nossos dias a partilha com os nossos clientes da nossa fonte de inspiração, bem com aliar a mesma ao cocktail / bebida tornou-se fundamental para realização de um momento que pode marcar o sucesso ... o nome do cocktail / a receita / o método de preparação / o tipo de copo / a decoração?

O primeiro que apresentei foi um Long drink, o “Yuba”. Sim estou plenamente de acordo. Aqui fica a minha história e inspiração para a criação.


Yuba” breve Historia:

O japonês Isamu Yuba era um jovem de 19 anos cheio de ideias na cabeça. Queria conhecer o mundo. Certo dia, no início do século XX, deparou-se com um cartaz que falava sobre as boas oportunidades no outro lado do globo: “Vá para a terra prometida, livre e sagrada da América do Sul”. Imigrou para o Brasil e mais tarde passou a comprar terras na região. Criou a sua comunidade nikkei, uma comunidade que é distinta do resto da comunidade nikkei brasileira. Os membros individuais suportam responsabilidades para a manutenção da comunidade, como agricultura, o preparo de refeições, etc, e participam na cultura tradicional japonesa, assim como uma variedade de formas de arte consideradas importantes. Assim criamos um cocktail harmonizando Brasil e Japão, utilizamos o Whisky tropical Nikka Coffey Grain, yuzu e o chá matcha, produtos tipicamente japoneses, e juntamos o sabor tropical do ananás, do coco e da cachaça Capucana.

Yuba” by Danieol Carvalho

Ingredientes:

30ml Whisky Nikka Coffey Grain
25ml Cachaça Capucana
45ml Sumo Abacaxi fresco
15ml Sumo Lima fresco 5ml Sumo Yuzu
15ml Xarope Chá Matcha e Água de Coco
Folhas de Bambu para decoração Ananás desidratado para decoração.
Amores Perfeitos para decoração
Pó de Lima para decoração

Copo: Bambu Libbey
Preparação / Decoração: Em um Shaker misturar todos os ingredientes com gelo em cubo durante 10 seg.
Verter com a ajuda de um coador para o copo com gelo em cubo e picado e decorar.


Como Shortdrink apresentei o cocktail “Invictus Sazeracus” um (Twist no clássico Sazerac) no qual destaque o aguardente Vinica portuguesa de grande qualidade a Mavem...


Invictus Sazeracus” by Daniel Carvalho

Ingredientes:

50 ml Aguardente Vínica Mavem
1 Torrão de açúcar aromatizado com vinho do Porto Tawny
5 Dash Peychaud Bitter
Bola de gelo com aroma a chocolate
Casca de limão
Spray de Absinto Vieux Carré


Copo: Coupé Vintage
Preparação / Decoração:
Macerar o torrão de açúcar com o bitter em um Copo Misturador, adicionar a Aguardente e dissolver o açúcar. Perfumar o copo com o Absinto. Misturar os ingredientes com gelo em cubo e verter para copo. Adicionar a bola de gelo com chocolate e perfumar o copo com os óleos essenciais da casca de limão.


No terceiro Cocktail o Licor Beirão (Produto obrigatório) fez parte do “Infante D. Henrique”.

Infante D. Henrique” by Daniel Carvalho

Ingredientes:

30ml Gin Gold Grail
30ml Licor Beirão
30ml Cordial Framboesa
30ml Infusão Eucalipto & Oolong
30ml Mix Cítrico (Sumo Natural Toranja e Limão - 50/50)


Copo : Old Fashioned Arc + Ânfora de Barro negro de Biselhães.
Preparação / Decoração: Colocar todos os ingredientes no Boston Shaker com gelo em cubo e misturar cerca de 10 seg. Executar uma dupla filtragem para um Twist & Sparkling ISO e adicionar uma carga de Co2 para gaseificar. Verter para Ânfora. Ao lado em uma lousa, acompanha o copo old-fashioned com uma bola de gelo cristalino e aroma de uma casca de Toranja com um crispy de framboesa e uma goma de toranja e framboesa.


Daniel Carvalho, que importância teve para ti o facto de te sagrares vencedor deste prestigiado concurso?

Foi o reconhecer do meu trabalho efectuado durante a competição. Cumpri com o objectivo a que me propus, que era vencer, e isso é muito gratificante pois investimos muito tempo e dedicação para lá chegar.

Que conselho dás aos futuros participantes no Concurso Barman do Ano?

Cada pessoa tem as suas características e devem ser o mais originais possíveis, ser criativos e desfrutar do que o Concurso tem para oferecer também.


Créditos: Edições do Gosto | Cátia Barbosa.

Qual o momento que mais te marcou durante tua participação no Concurso Barman do Ano?

A final sem duvida. Ter as emoções ao rubro e ouvir o nosso nome como vencedor é sem duvida algo inexplicável.

Daniel Carvalho, qual o Barman que tens por referência actualmente?

Não escolho um, mas sim vários:

Barmen Portugueses a minha eleição vai para Pedro Paulo, Wilson Pires, Paulo Gomes, Nelson de Matos e Jorge Camilo.

Barmen Internacionais o meu destaque como referência vai para Antonio Naranjo Nevares, Andreas Tsanos, Luca Cinalli e David Ríos Aguilar.

Grande parte destes Barmen são os meus eleitos não só pelo elevado grau de profissionalismo como pela componente humana, o que para mim é superior a qualquer criação que possam fazer.


Na tua opinião os cocktails qual a tendência para o ano 2018?

Pela experiência do bar que represento (The Royal Cocktail Club), penso que será mais um ano de crescimento de Cocktails com Rum, apesar do Gin ainda continuar bem vivo, especialmente mais a Norte do Pais. Tudo depende do melhor que cada bar tem para oferecer.


Mas gostaria, por razões óbvias, que o Vinho do Porto tivesse mais presença em consumo, sejam eles em mistura ou simples. Cabe aos Bartenders estudar mais sobre o produto e perceber as suas capacidades para oferecer aos clientes algo que surpreenda.


O pensas sobre o momento que se vive no mundo bar em Portugal?

É bom e recomenda-se. Existem pessoas de norte a sul do país capazes de fazer um excelente trabalho. Não ficamos muito atrás do que se faz fora de portas, falta-nos é o reconhecimento a nível internacional que necessitávamos.

Daniel Carvalho para finalizar qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Muito obrigado pela oportunidade. O cocktail que recomendo é o “Conección”.

Tem uma breve história, é Um cocktail que representa a conexão entre 2 países, a Venezuela e a Espanha. Utilizamos produtos oriundos dos 2 países, o Rum Venezuelano Diplomático, o Brandy espanhol Ysabel Regina, o Licor de Cacau espanhol elaborado com o melhor cacau mundial que é o Venezuelano, e o Vinho espanhol de Xerez Pedro Ximenez.


Conección” by Daniel Carvalho

Ingredientes:

40ml Rum Diplomático Reserva Exclusiva
20ml Brandy Ysabel Regina
15ml Licor Cacau Pico
15ml Vinho Sherry Pedro Ximenez Osbourne
3dah Bitter Laranja Caseiro

Copo: Timeless Calice N3

Preparação / Decoração: Colocar todos os ingredientes no Boston Shaker com gelo em cubo e executar um “throwing”. Coar para o copo e aromatizar com uma casca de laranja (descartar). Colocar um cone de bambu com rede de isomalte aromatizada a baunilha e um quadrado de chocolate amargo.

Sem comentários: