terça-feira, 2 de setembro de 2014

“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” é Nelson Matos, Bartender e Mixologista, no Knight`s Bar, no Savoy Hotel, em Londres.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de volta com mais uma Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar duas receitas, inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” é Nelson Matos, Bartender e Mixologista, no Knight`s Bar, no Savoy Hotel, em Londres.


Nelson Matos o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Como despertou o gosto pela profissão?

Sempre fui fascinado pela composição de bebidas, os meus pais são proprietários de um bar, onde passei algum tempo da minha juventude, lembro - me que tudo começou no verão de 1998, quando o meu pai comprou um Shaker para o bar, nesse mesmo dia criei um Long Drink que os meu amigos batizaram como “Bebida de Verão”.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho?

Sou bartender profissional há mais de 13 anos. Comecei a minha carreira em 2001, no bar do hotel Alpinus, depois trabalhei no Aldiana Resort e estive cerca de 9 anos no Bar do Hotel Grande Real Santa Eulália em Albufeira.


O que te levou a procurar novos desafios no mundo do bar em terras de Sua Majestade, UK, Londres?

Na procura da minha evolução como profissional, aceitei uma proposta para vir para Londres, trabalhei como Supervisor de Bar no The Grange St Pauls e como mixologista no The Parlour em Canary Wharf e atualmente estou no Knight`s Bar, no Savoy Hotel, em Londres, onde ganhei uma boa bagagem de conhecimentos e um bom nível cultural, fez-me crescer enquanto profissional e deu-me a oportunidade de aprender com os melhores, conhecer e ter acesso às mais variadas bebidas de todo o mundo.



Um dos momentos mais felizes da minha carreira foi no dia que finalmente passei pelo longo processo de entrevistas e assinei o meu contrato com o Savoy Hotel.



Nelson Matos descreve o tipo de serviço no hotel Savoy?

Serviço de excelência no Savoy, não é um objetivo é uma certeza, os clientes vão com a expectativa de serem surpreendidos com a perfeição e harmonia que executamos os Classic Cocktails tal como os “Cocktails de Assinatura”.


Qual o nome do bar onde trabalhas e que função desempenhas?

O nome é Knight`s Bar, Savoy Hotel, Londres, onde desempenho a função de Bartender e Mixologista.
É um dos bares do Hotel Savoy, localizado no 1º andar do restaurante Simpson`s. Um bar bastante confortável, com um estilo Art-Deco.


Muito virado para champagne, Cocktails clássicos e contemporâneos.


Como tem sido tua experiência e reconhecimento em termos do trabalho desenvolvido no mundo das bebidas, em Londres?

O reconhecimento pelo meu trabalho de Bartender e Mixologista tem, surgido, para além do reconhecimento imediato do cliente.


Os clientes estão cada vez mais informados e exigentes, tanto na qualidade das bebidas, como no atendimento. Procuram lazer e entretenimento, e esperam atenção total às suas necessidades e expectativas. Por isso estou continuamente a aprender e a estudar, atento às novas tendências da arte do Bartending, da Mixologia internacional.


Thai salad Colin's by Nelson Matos

A minha experiência em Londres tem sido boa e enriquecedora, para além de ter a apurado ainda mais a minha técnica e conhecimentos e o nível de Inglês. Hoje em dia faço os meus próprios Bitters, xaropes, cordials, vermouth, etc, etc.


O Cocktails & Mistura Fina sabe que tens tido uma musa inspiradora e um importante apoio à tua actividade profissional. Quem?

Sim tenho também de referir que a minha inspiração e o meu pilar ao longo dos últimos 7 anos tem sido a minha noiva, Elsa Vargas, que em muito tem contribuído a apoiado nas minhas decisões profissionais e na vida privada.


A Noiva ;)

Qual o “cocktail” que mais gostas de preparar?

Não me considero especialista em nenhum tipo de cocktail, simplesmente adoro a profissão e tenho bastante paixão por aquilo que faço.


Violette & Poppy Gin Sour By Nelson Matos

Qual o teu “cocktail” preferido?

Também não tenho um cocktail que seja o meu favorito, mas adoro um bom Old-Fashioned, Negroni ou um Dry Martini (com zeste de limão)



Consideras-te um Mixologista?

Quando me perguntam se sou mixologista, respondo que não. Sou sim um Bartender, a definição de mixologista tem sido utilizada nos últimos tempos, não mais que uma palavra fancy que qualquer empregado de bar hoje em dia se intitula, na minha visão um Bartender apesar de conhecimento das bebidas e suas origens, saber liga las em perfeita harmonia, também tem que ser um comunicador nato, educado e um exemplo para a sua comunidade tal como um representante ou embaixador do Hotel ou companhia para quem trabalha.


New twist for the Breakfast Martini by Nelson Matos

Qual o Barman que tens por referência?

Trabalhei com ao longo da minha carreira com muito profissional de excelência, mas o colega que realmente me deu gosto de compartilhar ideias e técnicas foi o meu amigo e colega de profissão Luca Ciapponi e também e não poderia deixar de referir a pessoa que muito me ajudou e motivou a nível profissional, provavelmente o melhor profissional com quem trabalhei em Portugal, o falecido Pedro Conceição (antigo formador da Escola Hoteleira do Algarve)



Depois de sair de Portugal e depois de todos os esforços e dedicação, tenho como colegas alguns dos melhores Bartenders do mundo, tais com Erik Lorincz e Tom Walker.



Cocktail made for Dissarono Mixing Star 2014 by Nelson Matos

Nelson Matos o Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria.

Quais as tuas propostas?

É com enorme gosto que partilho aqui no Cocktails & Mistura Fina 3 “Cocktails” de autor. Espero que gostem.

A minha primeira proposta é:


Punky-Pumpkin by Nelson Matos

Ingredientes :

35 mls Cariel Vodka
15 mls Frangélico
10 mls Xarope Açúcar
20 mls Puré Abóbora

Obs: o puré foi cozido em vácuo a baixa temperatura durante 24 horas

Método de preparação: Adicionar todos os ingredientes num shaker, adicionar gelo e double strain.

Servir no copo: coupe glass

Decoração: Abóbora e uma flor comestível


A minha segunda proposta é o Cocktail Indulgence como curiosidade: É um dos meus cocktails de assinatura, este cocktail foi servido numa das Galas de Verão do Grande Real St Eulalia, patrocinado pela magnífica marca de Vinhos do Algarve “Quinta do Barranco Longo”. Foi na minha noiva que fui buscar a inspiração para esta magnifica bebida.


Indulgence by Nelson Matos

Ingredientes:

35 ml Hendrick`s Gin
15 ml Barranco Longo Rosé
5 ml Soho
5 ml Licor de Pêssego
10 ml xarope de Açúcar
20 ml Sumo de lima
4 Morangos
3 Folhas de Basílico

Método de preparação: Macerar os morangos num shaker, adicionar os restantes ingredientes e adicionar gelo. Hard Shake. Double strain.

Servir no copo: Martini Glass


A minha terceira proposta é Blandy`s nº7 mais um Cocktail assinatura que tenho vindo a afinar para a Blandy's, utilizando o Madeira Sercial.

Blandy`s nº7 by Nelson Matos


Ingredientes:

35 ml Gin
25 ml Blandy`s Sercial 10 anos
10 ml Benedictine D.O.C
15 ml Suze
2 dash Jerry Thomas decanted Bitters

Método de preparação: Adicionar todos os ingredientes num copo de mistura, mexer durante cerca de 2 minutos (depende da qualidade do gelo), single strain e perfumar com óleos de casca de laranja.

Servir no copo: Martini Glass

Decoração: Casca de Laranja.


O Cocktails & Mistura Fina deseja-te o maior sucesso pessoal e profissional!


1 comentário:

Unknown disse...

Muito bom Nelson, parabéns.
Do melhor que portugal têm por esse mundo a fora. :D