sábado, 20 de setembro de 2014

“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” é Rui Joaquim, Bar Manager, no Moon Ristorante Italiano Bar Lounge, no Vila Sol Golf Resort *****, Vilamoura, Algarve.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de volta com mais uma Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar três receitas, inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” é Rui Joaquim, Bar Manager, no Moon Ristorante Italiano Bar Lounge, no Vila Sol Golf Resort *****, Vilamoura, Algarve.


Um jovem estudioso do mundo do bar, de reconhecidas competências e qualidades nas mais variadas vertentes do bar. Desempenhando sempre as suas funções com competência tendo por finalidade proporcionar aos seus clientes um serviço de qualidade capaz de provocar a sua satisfação e os fidelizar.


Rui Joaquim o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Rui Joaquim qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

Atualmente me encontre a trabalhar no MOON, inserido num empreendimento de luxo no Algarve situado no excecional Vila Sol Golf Resort *****, Vilamoura, Algarve.


Estou a desempenhar neste momento as funções de Bartender e Bar Manager.

Qual o tipo de serviço?

No MOON conseguimos ter um 2 em 1, os nossos estimados clientes podem vir só por lazer. E´ um espaço muito agradável com um conceito diferente não só pela decoração mas por tudo o que tentamos oferecer a quem nos visita.


É um restaurante contemporâneo com uma esplanada e um “lounge”, onde habitualmente acolhemos os nossos clientes para uma bebida antes do jantar ou para um champanhe depois da refeição. Tentamos assim elevar ao máximo o nosso serviço pois no que toca a restaurantes Italianos, não havia nada do género no Algarve.


Como começou o gosto pela profissão?

O meu primeiro contacto nesta área surgiu no final do ano 2006 (na altura com 18 anos) quando integrei um curso de Restauração e Bebidas na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Este contacto surgiu por mero acaso pois pretendia nesse ano integrar um curso na Universidade do Algarve. O gosto acabou por surgir com o tempo pois na altura não tinha a mínima perceção do que envolvia esta área nem mostrava qualquer interesse pela mesma. Contudo com alguma motivação dos meus formadores acabei por me envolver mais na área começando até a trabalhar em part-time num bar em Faro e participando em alguns concursos de cocktails. Surgiu assim então a minha paixão por este mundo onde quem entra deixa sempre um bocadinho se si.


Rui Joaquim o Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria.

Como primeira sugestão apresento um cocktail de autor before dinner chamado Purple Mexican.

Purple Mexican by Rui Joaquim


Ingredientes:

3cl Tequila Don Julio
2cl sumo de lima
1,5cl Xarope de Lavanda Monin
0,5cl Licor de lavanda
2 Gotas de sumo laranja

Copo: Taça a cocktail

Técnica: Shake e double-strain.

Preparação: Gelar uma taça de cocktail, juntar todos os ingredientes e num shaker e shake-shake e está pronto a servir.

Decoração: Espiral de lima ou laranja.


A segunda proposta passa também por um cocktail de autor after-dinner que criei para a carta de verão do MOON com o nome Sweet Moon Hazelnut

Sweet Moon Hazelnut by Rui Joaquim


Ingredientes:

3,5cl Whisky Red Label
2cl Sumo de Limão
1 cl Licor de Laranja
1,5cl Frangélico
1cl Xarope de Baunilha

Copo: On the rocks

Técnica: Shake and double-strain

Preparação: Colocar todos os ingredientes no shaker & shake shake e servir num copo on the rocks com 2 pedras de gelo.

Decoração: Uma rodela de limão com cereja vermelha no bordo.


Para finalizar sugiro como não poderia deixar de ser mais um “cocktail” de autor long drink. Desta vez deixo como sugestão um “cocktail” criado á pouco tempo para um concurso no qual participei chamado White Pearl.

White Pearl by Rui Joaquim


Ingredientes:

4cl Ciroc Coconut (Vodka de coco)
1,5cl Puré de coco
2cl Cointreau
2,5cl Galliano
2,5 cl sumo de lima
3 Folhas de Manjericão

Copo: On-the Rocks

Técnica: Shake and Double-strain

Preparação: Juntar todos os ingredientes no shaker excepto a tónica e bater fortemente. De seguida servir com double-strain vertendo para o copo On-the Rocks.

Preencher com tónica Azahar & Lavanda


Decoração: Zeste de laranja, Manjericão e alecrim.


Cocktails & Mistura Fina deseja a Rui Joaquim o maior sucesso pessoal e profissional!!!

Sem comentários: