sábado, 6 de setembro de 2014

“Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, Tiago Moreira, Bartender, no Dekaras Bar, em Vila Nova de Gaia.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, estou de volta com a Rubrica no nosso blogue, “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continuamos a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar quarto receitas, 2 “ Perfect serve Gin Tónico”, bem como, um “cocktail de assinatura”, as quais são inéditas ou de autor e uma sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini”.


Conforme tenho afirmado em Rubricas anteriores há muito tempo que se bebe o Gin Tónico em Portugal e pelos quatro cantos do mundo no entanto a tendência do “Perfect serve Gin Tónico” veio revolucionar as técnicas e dar largas à criatividade dos Bartenders / Mixologistas. Assim surgiram novos sabores e aromas aliados aos mais diferentes tipos de gin e águas tónicas. O objectivo é ir ao encontro de público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Hoje “viajamos” mais uma vez até ao norte do país, a Vila Nova de Gaia, para partilhar convosco mais um apaixonado do universo do bar, o Tiago Moreira, Bartender, no Dekaras Bar.


Tiago Moreira qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

O meu local de trabalho é no DEKARAS BAR, situado em Vila Nova de Gaia, a função que desempenho é de Responsável de bar e Bartender.


Qual o tipo de serviço do DEKARAS BAR?

O tipo de serviço assenta no conceito de Gin & Cocktail seguindo as tendências e a procura dos clientes.


Tiago Moreira quando começou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão iniciou quando comecei a trabalhar num bar em Gaia como empregado de mesa, pelo meu desempenho e gosto pela profissão de Barman, passei a trabalhar dentro do balcão, elaborando as mais diversas bebidas simples ou compostas. Assim ganhei gosto pelo serviço de bar e por conhecer as bebidas com que trabalhava. Mais tarde comecei a acompanhar concursos de cocktail nacionais e internacionais, ganhando gosto pela coquetelaria.


Recentemente também participei no concurso Bols Around The World 2014 tendo atingindo a segunda fase do mesmo.


Qual a tua formação a nível de bar?

Tenho vindo a apostar na minha valorização pessoal e profissional nas mais variadas vertentes do mundo bar, desenvolvendo as minhas competências, conhecimentos, procurando desta forma servir os nossos clientes com qualidade. Assim frequentei vários cursos e formações relacionadas com os “cocktail's” e Gin’s,


Quero evoluir cada vez mais porque é esta a profissão que desejo para a minha vida.


O Cocktails & Mistura Fina agradece pelo facto de compartilhares com os nossos seguidores na rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” duas receitas “ Perfect serve Gin Tónico” bem como, um “cocktail de assinatura”, as quais são inéditas ou de autor e uma sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini”.



Quais as tuas propostas / sugestões?

A Minha primeira proposta para o Perfect Gin Tónico é com o Gin Hendrick's.

Criei a composição do Purple Perfect Serve juntando o pepino que é o ingrediente clássico do Hendrick's com a perpétua roxa, visto que o Hendrick's é destilado também com uma base floral. Visualmente é uma combinação vistosa, ajudando assim na venda do produto.

Purple by Tiago Moreira, do DEKARAS BAR.


Ingredientes:

5 cls de Gin Hendrick's,
1 Rodela de Pepino,
3 Perpétuas roxas,
20 cls de Água tónica 1724

Modo de preparação:
Colocar bastante gelo num copo de balão alto, gelar o copo, colocar uma rodela de pepino e 3 perpétuas roxas. Adicionar 5 cls de gin Hendrick's e com a colher de bar encostada ao copo, 20 cls de água tónica. No final, com a colher de bar no copo, misturar levemente o gin com a tónica.


A minha segunda proposta de Perfect Gin Tónico é com Gin Bulldog:

O London Soft é também uma criação minha, onde utilizo os frutos vermelhos que combinam bem com o Bulldog e o manjericão dá um sabor e um aroma muito próprio. É uma boa combinação.

London Soft by Tiago Moreira, do DEKARAS BAR.


Ingredientes:

5 cls de Gin Bulldog
Frutos vermelhos
1 Folha de manjericão,
Água tónica Fever Tree Mediterrâneo

Modo de preparação:

Colocar bastante gelo num copo de balão alto, gelar o copo, colocar pedaços de frutos vermelhos e uma folha de manjericão. Adicionar 5 cls de gin Bulldog e com a colher de bar encostada ao copo, 20 cls de água tónica. No final, com a colher de bar no copo, misturar levemente o gin com a tónica.


A minha sugestão de Cocktail de Assinatura é o:

O Red Paradise foi um cocktail que criei para a competição Bols Around The World 2014.

Red Paradise by Tiago Moreira, do DEKARAS BAR.


Ingredientes:

5 cls Genever Bols
1, 5 cls Triple Sec
2 cls Creme Cassis Bols
1,5 cls xarope açúcar
2 cls sumo de lima
Aromatização de laranja e canela

Decoração: Cereja

Copo: Taça Martini

Modo de preparação:

Colocar todos os ingredientes no Shaker, adicionar o gelo e misturá-los bem. Com o Strain, coar o gelo para a taça martini. Decorar com uma cereja e servir.


Sugestão na Modalidade Martini: É o Whiskey Sour.

Escolhi o Whiskey Sour por ser um dos cocktail's mais vendidos do mundo e por ser um clássico no mundo da coquetelaria.


Whiskey Sour (versão Tiago Moreira)

Ingredientes:

4, 5 cls Whiskey Bourbon
3 cls sumo de lima
1,5 cls xarope de açúcar
1 Dash clara de ovo

Decoração: Twist de lima

Copo: Taça Martini

Modo de preparação: 


Colocar todos os ingredientes no Shaker, adicionar gelo e misturá-los bem. Com o strain, coar o gelo e colocar na taça Martini.

Decorar com um twist de lima e servir.



O Cocktails & Mistura Fina deseja o maior sucesso pessoal e profissional!

Sem comentários: