sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Joel Santos, Diretor de Bar, no Hotel Epic SANA, Luanda, Angola.

Olá amigos e seguidores já algum tempo que não publicava a “Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com”… No entanto o Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


De forma continuada tenho vindo observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Joel Santos, Director de Bar, no Hotel Epic SANA, Luanda, Angola.


Acompanho o percurso profissional de Joel Santos já há algum tempo, o mesmo patenteia uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, continuamente disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências em Portugal ou além-fronteiras.


Ao longo da sua actividade profissional, Joel Santos, trabalhou nos mais diversos espaços relacionados com o mundo das bebidas, partilhando os seus conhecimentos na arte do Bartending. Por proposta já abraçou vários projectos em Angola, onde nutre o respeito dos seus pares e desenvolve a sua actividade profissional com mestria.


Joel Santos gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhar momentos da sua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Joel Santos qual a formação a nível de bar?

A maior parte das minhas formações foram tiradas em Portugal nas escolas Cocktail Academy e Cocktail Team. Não sou formado em hotelaria e turismo mas sempre investi em mim próprio, nas minhas formações (nas que tive interesse), incluído viagens de estudo como por exemplo a Escócia onde estive por duas vezes conhecendo cerca de duas dezenas de destilarias e ter participado em outras dezenas provas e degustações.


Joel Santos como despertou o gosto pela profissão?

Despertou com uma aventura com um amigo pelas praias do nordeste brasileiro onde concretizei um sonho que era ter um bar de praia no Brasil. Isso aconteceu em 2005 e na altura nunca tinha tido nenhum contacto com gestão ou com o negócio de bar em particular. Estive lá por 6 meses e voltei a Portugal com a vontade de ingressar neste ramo e comecei a fazer formações e trabalhar na área.


Local de trabalho? Qual a função que desempenhas?

Actualmente trabalho no bar principal do Hotel Epic SANA Luanda, onde desempenho a função de Director de bar.


Desde Quando?

Integrei na empresa como coordenador em 2011 e sou director de bar desde o início do corrente ano.


Joel Santos como está a ser a experiência em Angola?

Onde pensava que vinha só para ensinar já aprendi muito, principalmente a nível de gestão, quer de produto quer de recursos humanos, sendo esta ultima a maior dificuldade aqui em Angola. Ainda mais num espaço em que é exigido pelos clientes o máximo de rigor, rapidez e qualidade de serviço. Nesta terra ninguém está de férias, todos têm pressa e querem a mesma qualidade de produto/serviço que têm no seu país de origem não valorizando o preço.


O que te levou a escolher o novo projecto?

Estaria a mentir se o principal factor não fosse o conforto financeiro. Depois outros factores me ajudaram a ficar por aqui. Já fiz duas aberturas de hotéis em Angola e é algo que nos torna mais fortes e nos obriga a chegar próximo dos nossos limites. Eu ainda não cheguei ao meu :)


Qual o teu percurso profissional?

O meu primeiro trabalho como barman foi no Saldanha no "Duq´s" que após a minha saída passou-se a chamar "Espaço 10", aí foi onde tudo começou e onde comecei a servir as minhas primeiras bebidas.


Um ano e meio depois fui convidado por um cliente (que mais tarde vim a descobrir que era o director de alojamentos na altura) para ficar a frente do bar do Hotel Real Parque e ao final de dois anos essa mesma pessoa trouxe-me para Angola para ocupar a mesma posição num hotel no Soyo, o Nempanzu. Depois disso passei pelo Tamariz na ilha de luanda e desde 11/11 que me encontro no Epic SANA Luanda onde sem dúvida foi a empresa que me fez ver o que sou capaz de fazer, que recursos tenho e qualidades possuo.


Qual a tua opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid?

Nem toda a gente tem a personalidade de Barman, não basta exercer, ter anos de experiencia na actividade e muito menos fazer bebidas na perfeição. É muito mais que isso, exige que por vezes esqueçamos os nossos problemas para ouvir os dos outros e os ajudar a atenuar. É conhecer a personalidade de uma pessoa pela bebida que bebe e escolher a bebida pela personalidade. Obriga que sejamos atentos a comportamentos, posturas e até modos de apresentação para que possamos ir ao encontro do "inesperado" e à parte emotiva do cliente. Para mim essa é a personalidade principal do Barman.


Joel Santos sei que já tiras-te algumas formações nesta vertente do bar. Diz algo sobre a Mixologia?

Já tirei algumas formações nessa vertente para conhecer a potencialidade do produto e ganhar mais recursos "surpresa". No entanto para mim a mixologia em bebida ou comida não é algo mais que uma experiência. É algo que procuramos para uma altura especial e não para consumo diário. Sou mais apologista de produtos de consumo diário e não esporádico a quando penso numa vertente de negócio.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

 O meu cocktail clássico preferido é o Daiquiri.

DAIQUIRI - Before Dinner Cocktail by IBA Official Cocktails

Ingredients:

4.5 cl White rum
2.5 cl Fresh lime juice
1.5 cl Simple syrup

Shake and strain into a cocktail glass.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

A composição de bar que mais gosto de preparar é a Pina Colada, pelo facto de ter sido o primeiro cocktail que aprendi a fazer.

PINA COLADA – Longdrink by IBA Official Cocktails

Ingredients:

3 cl White Rum
9 cl Pineapple juice
3 cl Coconut milk

Blend all the ingredients with ice in a electric blender, pour into a large goblet or Hurricane glass and serve with straws.

Garnish with a slice of pineapple with a cocktail cherry.


Joel Santos qual o “Cocktail” da tua autoria que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Já fiz vários para vários momentos e eventos sendo este o de maior referencia e sucesso.

Nome do cocktail: Epic SANA by Joal Santos

Ingredientes:

1cl Xarope frutos vermelhos
1cl Triple Sec
6cl Champanhe

Método de preparar: Misturar num mixing glass com gelo do xarope com o triple sec.

Colocar o champanhe num flute gelado. Por fim colocar a mistura no final do copo.

Decorar com uma espetada de uvas brancas e vermelhas dentro do copo para acompanhar a bebida.


Qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é Malt Whisky.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Vejo com muito orgulho e sem dúvida que o povo Português quando se empenha e gosta do que faz está ao nível dos melhores do mundo. Vibro com uma boa prestação de um português fora de portas.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Tenho vários Barmen de referência, nem todos os conheço pessoalmente mas admiro os seus valores o trabalho a diferentes níveis como, Nelson Bernardes, Francisco Guerreiro, Joaquim Sabino, Pedro Paulo, Fernando Brito, João Pacheco, não esquecendo quem me ajudou no início da minha carreira como o Kiko, Cesar Coutinho e José Pinto. Admiro ainda o Hugo Silva pelo empenho que ele tem na evolução e progressão desta área.


Qual foi o último momento de interesse relacionado com o mundo do  em que participas-te?

Este ano entre outros participei no Lisbon Bar Show e num Master de Rum onde estiveram presentes o Ian Burrel e Alexx Mouzouris. Acabou por ser mais uma pequena formação com estes gigantes do rum mundial e onde aproveitei por ver velhos amigos, colegas e formadores inclusive conhecer o Prof Francisco Guerreiro.



Joel Santos, que projectos para o futuro?

Para já Luanda é por onde vou ficar porque ainda há muito trabalho por fazer e espero a vinda de muitos outros profissionais para juntos conseguir- mos mostrar a este povo o que de melhor se faz no mundo a nível mundial. Para já conto com a ajuda do Gonçalo Faustino (meu braço direito no bar), Valter Dias (Premium drinks Ambassador da Diageo Angola e Michael Cruz (Chefe de bar da discoteca Switch do hotel Epic SANA).




1 comentário:

Unknown disse...

Rica trajectória. Acima de tudo o profissionalismo, a dedicação, o amor a profissão a humildade e vontade de aprender. Es o número 1. Parabéns Joel Santos.