sexta-feira, 12 de setembro de 2008

DECANTAÇÃO - TÉCNICAS DE SERVIÇO DE VINHOS


A decantação é um acto quase de cerimónia, pois é necessário treino e perícia para decantar correctamente um vinho. É um processo que consiste em passar o vinho da garrafa original para um recipiente, geralmente de cristal, designado DECANTER.
A decantação é normalmente realizada nos vinhos tintos, contudo pode-se utilizar também nos brancos sendo menos comum.
A decantação beneficia o vinho em dois aspectos fundamentais: extrai as borras que os vinhos velhos apresentam devido aos anos de maturação ou envelhecimento na garrafa e oxida-os.

Quando um vinho tem mais anos de maturação ou envelhecimento, a oxigenação possibilita a libertação dos aromas guardados na garrafa durante muitos anos. Neste caso, a decantação deve ser feita pouco tempo antes do vinho ser servido, porque os aromas libertados perdem-se rapidamente. Nos vinhos tintos jovens, a decantação amacia os taninos (que são ásperos por natureza) e deve ser realizada cerca de duas horas antes do vinho ser consumido. Se o vinho não for muito rico em taninos não deve ser decantado, caso contrário a complexidade dos seus aromas pode desaparecer.

A decantação é um processo facultativo e de preferência pessoal, contudo é conveniente que se decante um vinho que apresente borras. Quando um vinho com borras é servido na garrafa original, o líquido limpo mistura-se com o depósito ao mais pequeno movimento.
A garrafa deverá ficar de pé durante um ou dois dias antes da decantação para que o depósito fique no fundo. Prepare os utensílios para a decantação: a garrafa, a vela ou lâmpada e o decanter. Pode também utilizar um cesto de decantação. Abra a garrafa, limpe o gargalo e acenda a vela. Coloque a zona do gargalo da garrafa sob a vela e verta o líquido para o decanter. O movimento deve ser constante e sem interrupções. Quando vir as primeiras partículas do depósito perto do gargalo da garrafa pare de verter o líquido. Coloque a garrafa na vertical e ao lado do decanter para identificar o vinho que vai consumir.

Os vinhos e os cuidados a ter com as: Temperaturas

Para servir o vinho à temperatura correcta, muitas vezes assinalada no contra-rótulo da garrafa, torna-se útil dispor de um termómetro, de forma a verificar a temperatura do mesmo e assim praticar ou serviço de vinhos em conformidade com a temperatura adequada.
Relativamente à temperatura a que os vinhos devem ser servidos, existem alguns erros que deverão ser evitados:
Os vinhos brancos não devem ser guardados por muito tempo no frigorífico (refrescar o vinho branco no frigorifico ou num balde com gelo no dia do consumo é suficiente); não deve gelar excessivamente o vinho pois se o fizer as características dos vinhos tornam-se mais difíceis de detectar (não utilizar o congelador) nem deitar gelo no vinho.

Quanto ao vinho tinto, não deve aquecê-lo demasiadamente; a temperatura da sala deverá ser o suficiente.

Vinhos / Temperatura (ºC)
Espumantes Naturais - 6 a 8
Brancos Novos - 8 a 10
Brancos com Idade - 12
Rosés Secos - 8
Tintos Jovens - 12 a 15
Tintos Velhos ou Encorporados -16 a 18
Porto Tawny -12 a 16
Porto Vintage - 16 a 18
Moscatel - 12 a 14
Madeira -10 a 14

Sem comentários: