segunda-feira, 17 de maio de 2021

Wilson Machado aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, obteve excelente classificação no concurso internacional a 15ª edição da G & T Cup Competition”, na Eslovénia.

O aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, Wilson Machado, foi o vencedor dos prémios “Best Male Bartender” e “Best Cocktail Decoration” na G&T 15º Cup Competition, na Eslovénia.

A organização da iniciativa esteve a cargo dos Alunos do 2º ano do curso de Hotelaria e Turismo, professores e mentores da Faculdade de Hotelaria, Bem-Estar e Turismo Bled, na Eslovénia, que apesar da situação de emergência em que vivemos devido à pandemia, realizaram o já tradicional G&T CUP Bled, um concurso internacional para jovens bartenders.

O evento contou com a presença de 27 concorrentes, em representação de 20 escolas, membros da AEHT, oriundos 11 países, tendo se realizado via Zoom.

Os concorrentes competiram online uma forma de se poder realizar esta importante competição que já vai na 15ª edição.

O facto de o concurso se realizar online exigiu por parte dos concorrentes e equipas formativas de uma adaptação a uma nova realidade devido ao momento que vivemos. Esta situação obrigou ainda a mais inovação e criatividade por parte dos intervenientes devido à apresentação /preparação dos cocktails via online.

Os participantes foram avaliados por um grupo de profissionais de reconhecida competência no que refere à mistura, preparação do cocktail e a apresentação feita online.

A Associação de Barmen da Eslovênia representada por Bartenders experientes avaliaram o sabor dos cocktails preparados por alunos da Bled de acordo com receitas enviadas anteriormente.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

Wilson Machado com o seu cocktail "Elegantly Spicy", não deixou seus créditos por mãos alheias, com as suas capacidades técnicas, de criatividade e inovação conseguiu atrair a atenção por parte dos grupos de jurados o que lhe valeu dois merecidos prémios o “Best Male Bartender” e “Best Cocktail Decoration” na G&T 15º Cup Competition!

Breve entrevista com Wilson Machado…

Wilson Machado obrigado por partilhares a tua experiência de participares na 15ª edição da G&T Cup Competition, na Eslovénia.

Wilson Machado como aconteceu a tua seleção para participares no concurso?

Acerca da seleção para participar no concurso nós éramos para fazer uma competição na escola que servia de seleção, mas como o tempo era tão curto os meus formadores da área técnica convidaram-me, apesar da surpresa fiquei muito entusiasmado e lá fui eu logo dar largas á minha imaginação.

Como te preparaste para participar no concurso Cocktail Decoration na G&T Cup Competition, na Eslovénia?

Como fui avisado muito em cima do evento, então eu tive mesmo de me despachar, iniciei por escrever tudo para me organizar, comecei por pensar na decoração na qual utilizei pimentas rosa e fiz uma junção com uns bombons de chocolate e picante.

Passei então para o cocktail e os seus ingredientes que leva clara de ovo para ganhar uma textura muito boa e uma espuma forte, xarope de malagueta, rum spiced, sumo de laranja, sumo de lima, e whisky.

No final fiz um vídeo do Elengantly Spicy onde falava um pouco do meu cocktail e que serviu para verificar passo a passo a construção do mesmo.

O Elengantly Spicy foi um cocktail que me deu imenso gosto a fazer.

Wilson Machado que apoio tiveste por parte da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão?

Tive imenso apoio por parte da escola especialmente da professora Rita Raimundo que me ajudou bastante já que foi um trabalho incansável, desde de treinos, até experimentar as primeiras bebidas que foram bastante picantes, sem este apoio não seria possível atingir os meus objetivos.

Acerca do "Cocktail" Elengantly Spicy da tua autoria, com o qual participaste no concurso em que inspiraste?

Este cocktail foi algo que me deu muito prazer e orgulho em fazer porque escolhi cada ingrediente a dedo e fui acertando.

A escolha foi pela minha família, ou seja, cada ingrediente que usei foi pensado na minha família.

O whisky veio do meu avô que infelizmente morreu, mas ele amava whisky, era um ótimo empregado de mesa e foi daí que apanhei a paixão pelas pessoas, cada vez que ele falava de comunicação parecia que me envolvia com alegria, e por isso mesmo eu vim para a hotelaria.

A laranja é para a mulher da minha vida, a minha avó, senhora de olhos azuis e uma felicidade enorme, foi sempre um suporte muito grande na minha vida e ensinou-me a equilibrar o bem e o mal (como a laranja é equilibrada de doce e ácido.

O picante é a minha mãe que me deu sempre a energia toda.

E por fim alguém que me ajudou nas minhas raízes, "o meu pasteleiro privado e pai ", Virgílio Machado.

Elengantly Spicy by Wilson Machado

Ingredientes:

3 cl de Monkey Shoulder Whisky

1 cl de Rum Spiced

1 cl de Sumo de laranja

2 cl de Sumo de lima

5 cl de Clara de ovo

2 cl de Rich Sugar Sirup

1 Dash de Xarope de Malagueta

Método de preparação:

No shaker colocar todos os ingredientes, adicionar gelo consistente.

Agitar vigorosamente, ou seja, efectuar um bom hard shake para conseguirmos que o cocktail fique completamente misturado e com uma espuma divinal.

Verter para a taça a cocktail previamente arrefecida.

Decoração: depois é introduzir açúcar por cima da espuma e colocar fogo para derreter o açúcar, polvilhar com canela e colocar a decoração composta por uma árvore de chocolate com pimentas.

Wilson Machado qual a classificação ou prémios obtiveste?

Com o cocktail "Elengantly Spicy” recebi os prémios de Melhor Decoração e o de Melhor Bartender.

Qual o momento que mais te marcou durante tua participação, no Concurso?

Nesta competição onde participaram 27 pessoas de diferentes países a maior dificuldade foi mesmo a língua.

Que conselho dás aos futuros participantes, em Concursos?

Que devem participar, dar sempre o seu melhor, pois só assim serão compensados pelo trabalho realizado e cada vez evoluímos mais.

Wilson Machado qual a tua bebida preferida?

Eu sou um amante, sou um doido por tiki cocktails.

Wilson Machado muito obrigado pela disponibilidade, para partilhares momentos da tua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina. Muitos parabéns extensivos à Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, pela excelente classificação e trabalho realizado.  Aproveito para desejar as maiores felicidades pessoais, académicas e profissionais.

Sem comentários: