terça-feira, 11 de maio de 2021

Ecos da hospitalidade - Bruna Santos, aluna da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, orientada pela formadora Daniela Silvestre, obtém a medalha de bronze, em restaurante/bar, na final Worldskills Portugal, 2020, em Setúbal.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

Hoje em Ecos da Hospitalidade o Cocktails & Mistura Fina, pretende enaltecer o desempenho de Bruna Santos, aluna da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, em restaurante/bar, que na final Worldskills Portugal, 2020, em Setúbal, obteve uma honrosa classificação, a medalha de bronze, bem como a o empenho e dedicação da formadora Daniela Silvestre, que foi a sua orientadora.

“O Campeonato das Profissões é um encontro onde jovens altamente qualificados têm a oportunidade de competir entre si, numa diversidade de profissões.

Estimular os jovens para a obtenção de uma qualificação profissional e para a importância da manutenção de padrões de excelência no desempenho profissional”.

O futuro da hospitalidade está assegurado?

Sem duvida cada vez mais os “jovens” estão mais disponíveis para a abraçar a arte da gastronomia, de bem receber e bem servir com excelência e profissionalismo.

Nesse sentido as equipas formativas estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido, motivando e facilitando o conhecimento, bem como dotando os formandos das ferramentas necessárias para uma perfeita integração na vida ativa.

Breve entrevista…

Bruna Santos como foi feita a preparação para o concurso?

A preparação para o concurso não podia ter sido melhor, a EHTP temos 3 excelentes formadores nas áreas técnicas, a formadora Daniela Silvestre foi a que mais me preparou para o concurso estando sempre disponível, durante os três meses para a final em Setúbal, todas as semanas era feito algo diferente, como a arte cisória de frango assado no forno, chateaubriand, corte de frutas ( ananás, maça, morangos, laranja), decifrar quais as bebidas (espirituosas/ generosas), quais os vinhos, identificar vários tipos de especiarias tanto em pó como em sementes, dobras de guardanapos, dobra da mesa de buffet, quais os tipos de queijo (cortes, pastas), decantações, confeções de sala ( Crepes Suzete, Bife Diana, Bife Pimenta, frutas flamejadas) cocktails.

De que forma a participação no Worldskills Portugal, influenciou a forma de olhar a gastronomia e a hospitalidade?

A maneira de ver é completamente diferente, vemos a gastronomia e a hospitalidade de maneira distinta pois durante uma semana apenas conseguimos ver de outro modo, com mais respeito e admiração.

Bruna Santos qual o apoio que recebeu da parte da EHTA - Portimão?

O apoio que recebi da EHT Portimão foi muito, recebi muito apoio de todos, tanto como dos meus colegas quanto dos formadores de áreas teóricas e técnicas, os três formadores das áreas técnicas deram muito apoio sempre que necessitava de algum material enviavam-me para o email, a formadora Daniela Silvestre foi sem dúvida a que mais ajudou sempre  que necessitava de algo fora do horário escolar e mandava email ou mesmo mensagem a formadora estava sempre disponível para ajudar ou resolver os problemas que havia, foi sem dúvida um grande apoio em Worldskills pois motivava-me e apoiava-me para fazer o que gosto de fazer.

Qual a classificação e que importância para o seu futuro?

A medalha de bronze tem uma grande importância pois consegui ficar no pódio depois de muitos esforço e dedicação, momentos altos e baixos.

Foi uma vitória para mim e para a EHT Portimão, pois a vitória não foi apenas minha porque sem os conhecimentos que a EHT Portimão me deu não tinha conseguido trazer a medalha.

Partilha o Cocktail que apresentou no concurso?

No cocktail de autor que fiz na prova em Setúbal utilizei:

Morangos,

Hortelã,

Água gaseificada,

Xarope de açúcar,

Gin.

Bruna Santos que conselho dá a quem pretenda participar no concurso?

O meu conselho para quem queira e tenha a oportunidade de participar que vá em frente com o objetivo proposto pois a experiência irá ser completamente diferente de um dia normal de hotelaria, são vividas grandes emoções, conhecemos pessoas que provavelmente nunca iremos conhecer, essas pessoas muitas vezes podem ser quem os abra a porta num futuro próximo.

O que pretende salientar?

Pretende salientar o testemunho de outros alunos ou formadores em relação á experiência na EHT Portimão. Vencedores de concursos ou que tenham terminado o curso com destaque.

Bruna Santos qual foi a experiencia de participar na final Worldskills Portugal, 2020, em Setúbal?

A experiência foi fantástica, foi uma semana de muitos altos e baixos a nível emocional, mas no final valeu muito apena não só pela experiência, mas também pelas amizades feitas em Setúbal.

Acho que a experiência foi vivida da melhor maneira possível, pois fiz bastantes amizades que vou levar por bastante tempo, o grupo que saiu do Algarve sem se conhecer chegou ao Algarve como uma família, apoiávamo-nos uns aos outros sempre que sentíamos um de nós mas desmotivados, juntávamo-nos num dos quartos para saber como tinha sido o dia de cada um, mesmo que não fosse no quarto muitas vezes era apenas no autocarro em que cada um contava o que tinha feito nas provas como tinha corrido, houve algumas vezes o pensamento de desistir de alguns membros mas apoiávamo-nos uns aos outros motivávamo-nos e seguíamos em frente no novo dia. No meu caso houve muitos momentos de pressão cheguei a chorar na prova de cafetaria, na varanda do quarto do hotel, com medo de desiludir a escola e mesmo com saudades da família.

Bruna Santos deixa-nos uma mensagem sobre o momento que vivemos?

A mensagem a transmitir para o momento em que vivemos é para não desanimarmos não baixarmos os braços para a situação atual que estamos a viver, tentar sempre ter o pensamento positivo e que isto irá passar da melhor maneira e que daqui a pouco tempo iremos voltar ao chamado normal e conseguir fazer aquilo que mais gostamos com quem gostamos.

Daniela Silvestre faz uma breve apresentação do campeonato do Worldskills Portugal?

O campeonato:

“São competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).

Com estes Campeonatos, visa-se aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem.

Os Campeonatos têm lugar de 2 em 2 anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão.

Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkillsEurope e pela WorldSkills International.”

Fonte: https://worldskillsportugal.iefp.pt

Daniela Silvestre como se processa o concurso, em particular o de Restaurante/Bar?

Ao nível da categoria de Restaurante/Bar, o concurso é bastante rico e complexo, pois foca aspetos técnicos – bastante importantes – mas também competências do domínio comportamental, como a comunicação com o cliente que se torna tão importante nesta área. A este nível, os alunos são avaliados na forma como cumprimentam os convidados, como os orientam em função dos seus gostos, como interagem com os mesmos de forma a que não existam quebras no serviço e que seja uma comunicação fluída, para além de se fazer cumprir as regras de etiqueta no setor.

Face aos aspetos técnicos, as provas de restaurante decorrem entre vários dias, com foco em diferentes estilos de serviço a executar, como por exemplo, o fine dinning, o casual, o banquete. Existem provas de dobras de guardanapos, decantação de vinhos, preparação de canapés, serviço de espumante, confeções de sala e técnicas de flambé, arte cisória, identificação de castas. As provas de bar, focam-se essencialmente na preparação e execução de cocktails clássico, e, mediante uma caixa mistério disponibilizada uns momentos antes da prova, os concorrentes terão que preparar um cocktail de autor. Existem ainda provas de cafetaria, com preparação do famoso Irish Coffee, extração do expresso perfeito, cappuccino, e latte machiatto.

Daniela Silvestre como foi experiência enquanto jurada do Worldskills 2020, em Setúbal?

Foi uma experiência que decorreu durante cerca de 10 dias bastante intensos. Nos primeiros dias contamos com formação e esclarecimento de questões em relação aos parâmetros a avaliar por cada área de restaurante e de bar. Nos dias seguintes, seguiram-se algumas visitas organizadas pelo grupo de jurados de Restaurante/Bar ao Palácio e Quinta da Bacalhoa e às caves de José Maria da Fonseca, em Azeitão.

Ao terceiro dia, os concorrentes chegavam e decorria a sessão de abertura dos concorrentes. Por entre sorrisos de felicidades, alguns revelam-se de nervosismo, o que se interpreta ser próprio do peso da responsabilidade que a o concurso acarreta, visto que os pequenos aprendizes se encontram em representação da sua instituição de estudo.

Daniela Silvestre antes de chegarem á final os concorrentes foram submetidos as várias provas de seleção?

Sim antes de chegarem à fase nacional, todos os concorrentes passaram por uma fase de pré-seleção que é realizada nas suas próprias escolas, em seguida, a fase regional e, só depois, a fase nacional.

Após a términus das provas a ansiedade deve ter sido muita, enquanto os resultados não eram conhecidos?

Depois de quatro dias bastante intensos de provas de restaurante/bar bastante diversificadas, chega o momento do aperto no coração em que os resultados saem depois de 24h do concurso ter terminado.

Daniela Silvestre o estudo, o trabalho e dedicação, no final foi compensado?  

No ano de 2020, a aluna Bruna Santos, orientada por mim como formadora ao longo de largos 5 meses, fica classificada em 3º lugar num total de 12 participantes vindos de escolas onde o curso é lecionado por todo o país. Arrecadando assim a medalha de bronze para a sua instituição, onde já teria em novembro do ano passo trazido a medalha de ouro ao nível regional. Foi um orgulho para todos!

Daniela Silvestre o que gostavas de salientar após a participação como jurada, do Worldskills Portugal 2020?

Gostaria de deixar um agradecimento especial ao grupo de concorrentes que esteve bastante empenhado durante todo o processo, mantendo-se firme sobre toda aqueles momentos de pressão que viverão. Ao grupo de jurados que “sofreu” com os seus alunos e celebrou vitórias com eles também. Um agradecimento ao presidente de júri – Paulo Pereira - que esteve sempre presente em todos os momentos, liderando a equipa de 12 jurados e 12 concorrentes de forma exemplar. Ao vice-presidente – Pedro Martins - que ajudou o presidente nesta tarefa exímia. À chefe de prova – Rosa Bule - que disponibilizou todo o material geral e matérias-primas para os concorrentes e deu apoio ao grupo de concorrentes e jurados.

Daniela Silvestre o sucesso deve-se ao trabalho de uma vasta equipa?

Sem duvida e por esse fato gostava de agradecer à coordenadora do núcleo de formação da delegação regional do Algarve IEFP – Dr.ª Ana Sofia Delgado. À coordenadora de equipa dos concorrentes do algarve – Dr.ª Sandra Gabadinho. Aos meus colegas de seção e ao meu diretor, Dr. º Pedro Moreira.

Daniela Silvestre e Bruna Santos o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: