quarta-feira, 26 de maio de 2021

O eleito do Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica Com… é Márcio Afonso, Bartender / Responsável pelo Bar, no Restaurante Taiyo Sushi Club, em Chaves.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão.

Assim vou continuar a estar desperto e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz, em Portugal e além-fronteiras, em prol do Bartending e da hospitalidade.

A partilha proporciona mais conhecimento, promove a troca de ideias, e, que os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas, com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham.

Estamos todos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

Temos que continuar a ser resilientes…

Com o pensamento positivo, que esta pandemia vai passar, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, com o Cocktails & Mistura Fina.

Hoje o eleito do Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica Com… é Márcio Afonso, Bartender / Responsável pelo Bar, no Restaurante Taiyo Sushi Club, em Chaves.

Márcio Afonso faz me sentir muito recompensado pelo trabalho que tenho vindo a fazer no Cocktails & Mistura Fina com a divulgação de profissionais de bar pelo país e além-fronteiras.

Márcio Afonso muito jovem decidiu qual o caminho que desejava fazer em termos profissionais, ser Bartender, o sonho tornou-se realidade.

Pelo meio veio o serviço militar, mas o sonho estava lá e voltou ainda mais forte e desejoso de ser um profissional de excelência.

Márcio Afonso sempre atento á evolução do mundo do bar, tem vindo a frequentar as mais variadas formações com o objectivo de obter mais conhecimentos e as ferramentas necessárias para o perfeito desempenho no seu dia a dia, assim como prestar um serviço de qualidade aos clientes, com criatividade, inovação e diversidade, bem como colocar Trás os Montes, em particular Chaves, no mapa do bartending nacional, em especial a arte de criar e preparar os cocktails!

Márcio Afonso muito obrigado pela disponibilidade, para partilhares momentos da tua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, bem como desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Márcio Afonso qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Restaurante Taiyo Sushi Club, em Chaves.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender e responsável de bar

Desde quando?

Desde de 2020.

Márcio Afonso faz-nos uma breve descrição do Restaurante / Bar?

O Taiyo Sushi Club é um novo restaurante, em Chaves, onde queremos proporcionar aos nossos clientes um momento único e inesquecível desde a gastronomia japonesa até aos Cocktails e gins aqui servidos.

Um espaço com grande requinte e conforto único nesta cidade Chaves. Temos uma ampla e única esplanada e duas salas cheias de elegância.

Qual a tua formação a nível de bar?

Sempre apostei na minha formação com finalidade de obter os conhecimentos e ferramentas para o desempenho da minha função. Estou sempre atento a formações online e workshops.

Tirei a minha formação de bar com o grande mestre Paulo Ramos na Cocktail Academy, onde tirei nível 2, Cocktails de Inverno e Cocktails Tiki.

Tenho também o curso de formador tirado recentemente.

Márcio Afonso como começou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão começou nos meus tempos de adolescente, quando fui trabalhar para uma discoteca como “apanha copos” e um dia disse que ia chegar a ser barman esse dia chegou 6 meses depois. E aí eu ficava sempre atrás do balcão, enquanto os outros dançavam, eu passava a noite a servir imperiais, vodka laranja, rum cola, etc.

Depois veio o serviço militar obrigatório e parei por uns tempos porque decidi seguir a vida militar. Estive 9 anos na tropa, mas quando sai o bichinho começou outra vez e lá voltei eu para trás do balcão até aos dias de hoje.

Entendi que era isto que eu queria para minha vida.

Durante a tua atividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho?

Ao longo da minha atividade profissional tive o privilegio de trabalhar em vários locais dos quais destaque a Discoteca Triunfo, o Hotel Rio Beça e a Quinta do Príncipe.

Todos eles me marcaram e contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional.

Márcio Afonso qual a tua opinião sobre a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Pelo que eu tenho visto e seguido alguns Bartenders espalhados pelo mundo é que estamos bem cotados em todo lado e que estamos a dar cartas la fora.

Um bem-haja a todos os Bartenders que se encontram a trabalhar no estrangeiro.

Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

Para mim é a melhor profissão do mundo porque é onde partilhamos o melhor de nós, criando cocktails que despertam experiências, sensações, histórias e momentos únicos nas pessoas. Onde por vezes também somos os melhores ouvintes dos nossos clientes.

A profissão de Bartender é uma profissão de sacrifícios onde tens que ter a capacidade de tentar agradar a toda a gente. No meu entender é uma profissão em que tens que amar o que fazes se não for assim não vale a pena.

“Trabalha com o que amas e não terás de trabalhar um único dia na tua vida”

Márcio Afonso diz algo sobre a vertente da Mixologia?

A mixologia é onde o Bartender usa a sua criatividade e a se desafiar ao elaborar a conjugação de ingredientes em que o resultado surpreenda o cliente. 

Não basta mistura algumas bebidas. Tens que surpreender.

No bar como na vida só é preciso sonhar o resto com trabalho e dedicação tudo se consegue

Diz algo sobre o Flair Bartending?

O Flair Bartending, é uma variante aliada ao bar, sendo um complemento de “animação”, no entanto na minha opinião sou apologista do Working Flair, mas nunca, ter um melhor flair que o cocktail, pois um mau cocktail faz com que todo o flair não valha a pena. Ser o melhor, nas duas coisas é fantástico e o cliente agradece.

Márcio Afonso como tem sido a experiência de participar nos Concursos de Cocktails?

Não tenho o hábito de concorrer a concursos.

Apenas concorri a dois, no Mistura Beirão 2019 e no 1º Concurso Real Tiki Bartender Of Portugal, em 2020.

Em todos aprendi alguma coisa e acho que esse é o melhor prémio que temos. O grande convívio que existe entre todos os Bartenders que é espetacular. Todos ganhamos e ninguém perde.

Márcio Afonso qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

É difícil de escolher só um, mas vamos a isto…

Negroni by IBA “The Unforgettables”

Ingredientes:

3 cl de Gin

3 cl de Campari

3 cl Vermute Tinto (Sweet Vermouth)

Método de Preparação:

No Mixing Glass, adicionar os ingredientes, gelo consistente, mexer bem para arrefecer.

Servir no copo On-the-Rocks, sobre gelo.

Decorar com Zest de Laranja, e rodela de laranja.

Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Não tenho nenhuma preferida. Mas gosto que os clientes me peçam algo fora da caixa e que saibam o que estão a pedir.

Márcio Afonso o Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses receitas de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e apaixonados por Cocktails?

A minha primeira proposta é o Flavibeirão o cocktail com o qual concorri ao concurso Mistura Beirão 2019.

Flavibeirão by Márcio Afonso

Ingredientes:

40 ml de Licor Beirão

10 ml de Finest Call Mango

10 ml de Finest Call Maracujá

15 ml de Sumo de Lima

1 Dash de Ginger Syrup Real

Modo de preparação

Juntar todos os ingredientes num shaker com gelo e agitar por uns segundos.

Servir num copo on the rocks com gelo picado.

Decorar com ramo de hortelã e meio maracujá.

A minha segunda proposta é o cocktail Taiyo.

Taiyo by Márcio Afonso

Ingredientes:

45 ml de Gin Monkey 47

10 ml de Tripl Sec

25 ml de Finest Call maracujá

15 ml de Sweet & Sour

5 ml de Xarope Baunilha

Modo de preparação:

Juntar todos os ingredientes num shaker com gelo e agitar por uns segundos.

Utilizando a técnica “double strain” para uma tigela tipo japonesa. Decorar com uma tabua e flores e leva uma bola de fumo que é feita com uma smoke bubble machine.

Por fim aqui fica a minha terceira proposta o cocktail Tsunade

Tsunade by Márcio Afonso

Ingredientes:

50 ml de Gin

15 ml de Licor Líchia

25 ml de Finest Call maçã

10 ml de Sumo de Lima

5 ml de Xarope de açúcar

Modo de preparação:

Juntar todos os ingredientes no shaker com gelo e agitar por uns segundos.

Verter para um copo de gin e acabar de preencher com 7Up.

Decorar com líchia e hortelã.

Márcio Afonso qual a tua bebida preferida?

A minha favorita é o Rum.

Na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2021?

Este ano ainda vai ser um ano atípico muito por falta de turistas e não vamos ter tempos fáceis na nossa industria. Mas tenho confiança que vamos ter algum trabalho pela frente.

Depois da tempestade vem a bonança.

Márcio Afonso como vês o momento do mundo do bar em Portugal?

Vejo o mundo do bar em Portugal com uma grande evolução e qualidade enorme. Temos cada vez mais bons Bartenders, a evidenciarem-se e a evoluírem o que trará mais impacto a nível mundial.

No que se refere a Trás Os Montes vejo que estamos um pouco atrasados em relação ao resto do país. 

1-      Há poucos Bartenders na região.

2-      Os proprietários dos bares querem mão de obra barata.

3-      Porque as grandes marcas estão mais viradas para as grandes cidades e para o Algarve.

4-      As grandes escolas estão nas grandes cidades.

Entre outras coisas mais…

Márcio Afonso qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

O Barman que mais admiro é o Paulo Ramos, meu professor e mentor, tenho um grande respeito e admiração pelo seu trabalho.

Aproveito para agradecer a três grandes amigos que me tem ajudado e apoiado o grande Mestre Paulo Ramos ao meu amigo Luís Delalande da Finest Call e ao amigo Fernando Salvador organizador do Bragança Cocktail Week por lutar contra tudo e todos que no interior também se fazem bons cocktails.

O interior também pertence a Portugal…obrigado 

Caro Francisco, aproveito para desejar as maiores felicidades e sucesso pessoal e profissional.

Um forte abraço

Márcio Afonso o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde. 

Sem comentários: