sábado, 14 de setembro de 2024

Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com… Juliana Galvão, Barmaid, no Drop Bar, no Onyria Boutique hotel, na Quinta da Marinha, em Cascais.

Ao sábado e os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Hoje na Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com… Juliana Galvão, Barmaid, no Drop Bar, no Onyria Boutique hotel, na Quinta da Marinha, em Cascais.

Juliana Galvão, iniciou a sua formação no Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica, onde obteve a formação Nível 4 em Restaurante e Bebidas, tendo implementado a sua formação na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, em Gestão de restauração e bebidas, Nível 5.

Juliana Galvão, começou a participar em concursos de cocktails, com brilhantes participações, bem como está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos sobre o amplo mundo do bar, participando nas mais variadas formações, master classes, e, workshops.

Juliana Galvão, como começou o gosto pela profissão?

Desde já agradeço a oportunidade que me deu 😊

O meu gosto pela profissão veio no 9°ano, lembro-me de ir a uma amostra de ensino a Gouveia, estava a acontecer que um barman estava a fazer uma cascata com copos o que achei muito engraçado, e, a mistura de algumas bebidas, foi daí que nasceu o "bichinho" para esta profissão, que tanto me encanta.

Também ao ver o Formador / Bartender, Nuno Carreira, a ir as competições sempre focado e empenhado a elaborar cada vez melhor o seu cocktail fez-me ainda mais gostar desta profissão.

Qual a tua formação em Bar?

A minha formação de bar é de Nível 4 de Restaurante e Bebidas no Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica, com a professora Carla Lagoa e posteriormente o nível 5 em Gestão de restauração e bebidas e Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Juliana Galvão, o teu Local de trabalho?

O meu local de trabalho é Onyria Boutique Hotel, localizado na Quinta da Marinha, em Cascais.

“O Onyria Marinha Boutique Hotel, é um Hotel Boutique de 5 estrelas, envolvido na natureza e a poucos passos do mar…oferece um serviço de excelência, e, diferenciado…”

Faz-nos uma breve descrição do Bar?

O Drop Bar, é especializado em cocktails de assinatura, e, oferece um serviço extremamente personalizado mediante o gosto dos nossos clientes.

Temos ainda uma garrafeira abrangente a todos os tipos de clientes.

A nossa equipa está sempre pronta para o receber e oferecer-lhe uma experiência inesquecível no nosso Drop Bar.

Tipo de serviço?

Praticamos a Coquetelaria clássica e contemporânea e também o serviço indireto.

Função que desempenhas?

Desempenho a função de Barmaid.

Juliana Galvão, qual o cocktail que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda, O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que vou partilhar é o “Essência da Serra”.

Nome do cocktail,

Essência da Serra "o que há mais puro e subtil (nos corpos)"

Breve historia,

O ponto de partida para a criação do cocktail foi o vinho do Porto selecionei aromas e sabores que se compatibilizem bem com as especiarias, o pinheiro e o sabor da terra através do Cordial.

O xarope de alecrim e o purê de maracujá conferem alguma doçura ao cocktail.

A lima acrescentou a acidez o que ajudou a equilibrar o cocktail.

A tintura de cogumelo remete-me para minha terra natal a Serra da Estrela.

Por fim o ar de água tónica conferiu a sua elegância.

 “Essência da Serra” by Juliana Galvão

Ingredientes:

60ml de Vinho do Porto Graham's Blend n°12 Ruby,

20ml de Tintura de Cogumelo

10ml de Paragon Vetiver

10ml de Puré Maracujá Monin

10ml de Xarope de Alecrim

20ml de Sumo de lima

Ar de tónica

- Método de preparação, técnicas utilizadas,

Introduzir todos os ingredientes para dentro do shaker, ligamos a bomba para começar a criar o nosso ar, realizamos um “hard shaker” pois queremos uma boa diluição, realizamos um “doble strain” para dentro do copo Cogumelo.

Com a ajuda da colher colocamos o ar em cima do copo, em seguida a decoração. 

Está pronto a ser degustado.

Decoração:

Alecrim e flor.

Como servir, copo,

Copo Cogumelo.

Juliana, caso utilizes produtos “home made”, fazer referencia aos ingredientes e o método de preparação.

Tintura de Cogumelo é uma Vodka infusionada em cogumelos desidratados Shitake e Porcini pelo período de 3 dias, após o produto é filtrado e obtém-se um liquido distinto e muito apreciado.

Juliana, qual o teu cocktail preferido?

Neste momento o meu cocktail preferido é Negroni, composto por:

3cl Gin,

3cl Campari e

3cl Vermute Rosso.

Juliana Galvão o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

sábado, 7 de setembro de 2024

Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com… Bernardo Batista, Bartender, no Restaurante “Beija-me Burro”, em Oeiras.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Ao sábado e os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Este sábado mais um jovem como meu convidado na Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com… Bernardo Batista, Bartender, no Restaurante “Beija-me Burro”, em Oeiras.

Bernardo Batista é formado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos sobre o vasto do bar, participando nas mais variadas formações, master classes, workshops e concursos de cocktails.

Recentemente Bernardo Batista, representou a Associação Barmen de Portugal, no 12º World Championship in Mixing Non - Alcoholic Cocktails, em Karlovy Vary, na República Checa.

Aplica o seu profissionalismo para prestar o melhor serviço, capaz de proporcionar a satisfação dos seus clientes.

Bernardo, é um amante do mundo bar, criativo, inovador, de sorriso fácil, simpático, em suma é um profissional da gastronomia e da hospitalidade.

Bernardo Batista qual o teu local de trabalho?

Sr. Francisco, antes de mais é um privilégio para mim ter - se lembrado de mim para partilhar um pouco de mim no Cocktails & mistura Fina. Muito obrigado.

O meu local de trabalho é no Restaurante “Beija-me Burro”, localizado, em Oeiras, Portugal.

Faz-nos uma breve descrição do Bar?

Este verão já implementamos uma lista de cocktails de forma a acompanharmos as novas tendências, nomeadamente temos um cocktail com alface do mar (alga marítima), o que ainda acaba infelizmente não ser um produto muito trabalhado na área do bar. Todos os dias temos cocktails do dia inspirados no gosto do nosso cliente, ou seja, a cada cliente tentamos perceber o seu gosto pessoal e a partir daí basta puxar pela imaginação.

Qual oTipo de serviço?

Serviço indireto.

Bernardo Batista, qual a Função que desempenhas?

Faço o Controlo e Gestão de Beverage, criação da carta de cocktails, empregado de mesa, barman, somos um restaurante pequeno, portanto acabo por desempenhar várias funções o que me forneceu bastante amplitude dentro da área.

Bernardo Batista, como começou o gosto pela profissão?

Tudo começou no verão de 2018, com 14 anos foi quando comecei a ajudar no restaurante do meu padrasto, em Oeiras, o Restaurante “Beija-me Burro “.

Inicialmente comecei por apenas fazer o registo de pedidos que os empregados de mesa me passavam, e eu introduzia no POS, foi desde aí que ganhei o gosto pelo mundo da restauração, e hotelaria, pois fascinava – me, e fascina – me, até desde então, no espaço de 1h30 min 2/ h, conseguirmos passar uma experiência gastronómica diferenciada aos clientes, e a satisfação que me dá de estes mesmos saírem com um sorriso no rosto do nosso espaço.

Qual a tua formação em Bar?

Técnico Restaurante Bar nível 4, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, formado pelo professor Fernando Brito, um mentor para mim, até hoje.

Bernardo Batista, qual o teu cocktail preferido?

Sem dúvida alguma Whiskey Sour.

Cocktail Whiskey Sour – IBA - The unforgettables.

Ingredientes:

4,5 cl de Bourbon Whiskey,

2,5 cl de Sumo Limão,

2 cl de Xarope Açúcar,

Clara de ovo, gosto pessoal,

3 gotas de Angustura. 

Método de preparação:

No Shaker adicionar todos os ingredientes, gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para o copo “on-the-rocks”

Decoração: meia rodela de Laranja, cereja Maraschino.

Bernardo Batista, qual o cocktail que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda, O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que vou partilhar é o Mango Miss.

Breve história…

O cocktail Mango Miss surgiu através de uma breve análise sobre alguns dos produtos da marca “Monin “, e em discussão com a Chef de cozinha tentamos fazer algumas combinações entre xaropes e purés da marca.

Foi o Cocktail que me fez levar á medalha de terceiro lugar a nível nacional, em 2023, daí a ser um cocktail tão marcante para mim, é o que vou explicar como realizar em seguida.

Mango Miss by Bernardo Batista

Ingredientes:

4 cl de Gin Whitley Neill,

4 cl de Puré de Manga Monin,

2 cl de Xarope de Lemongrass Monin,

4 cl de Sumo de Limão,

1 Bar Spoon de Paragon Rue Berry.

Mango Miss, passo a passo…

Método de preparação, técnicas utilizadas:

O primeiro passo é realizar a decoração do cocktail, ou seja, um zest de manga em formato “S” inserido em um palito de bambu, de seguida inserir junto do zest um ramo de alecrim, e as flores comestíveis, ter o nosso copo “on the rock`s” preparado.

Próximo passo introduzir todos os ingredientes para dentro do shaker, exceto o Paragon Rue Berry , realizamos um “hard shaker” pois queremos uma boa diluição especialmente por parte do puré de manga, realizamos um “doble strain” para dentro do copo “On the rock`s”, e colocamos 1 pedra de gelo em formato diamante preparado anteriormente no nosso molde com uma flor comestível, inserimos agora 1 bar Spoon do Paragon Rue Berry , envolvemos com a ajuda da colher de bar , colocamos a nossa decoração e finalmente com um sorriso na cara o Mango Miss está pronto a ser degustado.

Decoração:

Zest de Manga em formato “S”, um ramo de alecrim, 2 flores comestíveis, 1 palito de bambu e 1 cubo de gelo em formato diamante com uma flor comestível

Como servir, copo…

Copo On The Rock`s, idealmente com 40 cl de capacidade.

Bernardo Batista, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.