quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal” … “Capoeira” by Miguel Botelho, Bartender, no Bar Royal, no Hotel Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, São Miguel, Açores.

Caros colegas e amigos esta rubrica não fazia a ideia da recetividade que ia ter, mas estou de coração cheio pela forma como foi recebida nos quatros cantos de Portugal. Muito obrigado!

A Rubrica  tem por missão, apoiar a realização do Concurso Nacional Rabo de Galo – Portugal, 2023, tendo por base a Cachaça, a famosa aguardente de cana do açúcar oriunda  do Brasil, bem como divulgar os profissionais de bar, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, dar a conhecer os Twists do Cocktail Rabo de Galo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O meu convidado de hoje na Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal” é:

Miguel Botelho, Bartender, no Bar Royal, no Hotel Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, São Miguel, Açores.

https://www.instagram.com/cabano_7/

Miguel Botelho é um talento da hospitalidade, um amante do mundo do bar, denota uma vontade enorme de evoluir profissionalmente, para tal está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos e a adquirir mais ferramentas para um perfeito desempenho, assim tem vindo a frequentar várias master classes, workshops, e em concursos, com a finalidade de cooperar para a qualidade, a excelência e o melhor serviço aos seus clientes.

Criou o seu próprio negócio Bambu Lêvedo quando decidiu juntar duas das suas paixões (o design e o bar).

Através do seu conhecimento e experiência Miguel Botelho procura dar o seu contributo   de modo a melhorar a qualidade dos aspirantes a bartenders para elevar a qualidade dos bares principalmente na região onde vive, os Açores, para criou o:

 https://www.abanaoananas.com/

Destaca-se por ser uma plataforma do Bartender Açoriano e não só…merece uma visita!

Miguel Botelho lançou recentemente o livro, que segundo ele estão reunidas as bases que o levaram ao sucesso, sendo que considera meio onde encontras o que precisas saber para tornares-te num VERDADEIRO BARTENDER.

Miguel Botelho é um empreendedor, para comemorar um ano de vida do “Abana O Ananás” está a levar a cabo a iniciativa “O Abana O Ananás Azorean Awards 2022”, as categorias a concurso são: Melhor Bar Açoriano, Melhor Bartender e por fim Melhor Cocktail.

Em data a anunciar serão revelados os melhores de cada categoria na área de bar. Parabéns pela iniciativa!

Miguel Botelho qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Bar Royal, no Hotel Azoris Royal Garden.

https://www.instagram.com/azorishotels/

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender.

Descreve o bar onde trabalhas?

O Royal é o bar onde valorizando a sustentabilidade, os produtos locais, a excelência do serviço, hospitalidade e o trabalho de equipa procuramos dar aos nossos clientes e hóspedes uma experiência no mínimo agradável.

Somos liderados pelo Doutor Paulo Fragata (director de f/b), pelo Rui Estrela (chefe de bar) e pelo Ricardo Bento (sub-chefe de bar), a nossa equipa trabalha diariamente e arduamente para ir ao encontro das exigências do cliente, mas acima de tudo ao encontro das exigências que colocamos a nós mesmos.

Ninguém entra ali para cumprir o seu dever e ir para casa quando for a hora, a nossa equipa trabalha intensamente sempre em busca de dar o próximo passo para melhorar a experiência de quem nos visita, a receita do nosso bar é simples; respeitar o clássico, aplicar um toque de novas tendências e uma pitada de imprevisibilidade.

O bar é um espaço bem agradável de se estar onde como cliente podes sentar-te ao balcão, apreciar a arte de fazer cocktails e onde a contacto com o bartender é mais caloroso.


Se preferires pode também sentar-se confortavelmente nos nossos sofás a assistir tv ou a ouvir uma boa música no piano, enquanto comes uma refeição ligeira acompanhada de um São Miguel Essence que é o nosso cocktail exlibris.

Miguel Botelho qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal…”?

O cocktail que vou partilhar é o “Capoeira” que faz alusão ao local onde os galos e as galinhas domesticadas permanecem e ao mesmo tempo um tributo à expressão cultural e artística da capoeira, que é uma imagem de marca do Brasil, assim como o Rabo De Galo.


Capoeira” by Miguel Botelho

Breve historia…

Quando desenvolvo um twist procuro sempre colocar um pouco de mim na receita, mas acima de tudo respeitar a receita original e no caso do cocktail Rabo de Galo isso não foi diferente.

Com a ideia de usar ingredientes simples mas que pudessem ter ao mesmo tempo um toque de local/internacional desenvolvi o cocktail “Capoeira” onde usando a típica cachaça Velho Barreiro que nos dá aquelas notas cítricas e frutadas, infusionada com o nosso chá verde cá dos Açores, para acrescentar uma aroma delicado e um sabor intenso ao cocktail juntamente com o Vermute Tinto que decidi manter inalterado para dar-lhe aquele toque final bitter-doce e complementar a receita com a complexidade dos seus toques herbais e cítricos.

Capoeira” by Miguel Botelho

Ingredientes:

5cl de Cachaça Velho Barreiro

3cl de Vermute Tinto (Martini Rosso)

1 Saqueta de Chá Verde (Gorreana)

Zest Lima

Q. B. de Alfazema

Método de preparação:

No copo de misturas adicionar a Cachaça Velho Barreiro com o Chá Verde e fazer uma rápida infusão a frio durante 30 segundos. Em seguida adicionar o Vermute Tinto.

Encher o copo de misturas com gelo e mexer.

Verter para um copo “on the rock’s” usando o strainer, por fim aplicamos os óleos da zest da lima.

Decorar com alfazema.

Miguel Botelho na tua opinião qual a importância da realização do Concurso Rabo de Galo, em Portugal?

Acredito que tudo o que venha acrescentar conhecimento, valor, e experiências seja uma mais valia para Portugal, mas falando especificamente dos Açores, eu estou super empolgado por finalmente podermos contar com uma das fases do concurso cá na Região, cada vez mais cá surgem bartenders com o gosto e aquele bichinho pelo bar, ter um concurso onde podem de certa forma mostrar as suas habilidades, bem como parte do trabalho que andam a desenvolver é magnífico.

O concurso Rabo De Galo, Portugal, 2023, também vai ser excelente para aproximar ainda mais a comunidade de bar de Portugal com a comunidade de bar do Brasil acredito eu.

Finalmente…

Amigo Francisco quero agradecer-lhe publicamente o convite e a oportunidade para participar na sua Rúbrica do Rabo De Galo. Desejo-lhe o maior sucesso e muita saúde. Grande abraço!

#cachaça

#concursointernacionalderabodegalo

#coquetelariabrasileira

#rabodegaloportugal

#rabodegaloaustria

#bebacomresponsabilidade

#cachaçavelhobarreiro

#sebebernãodirija🚫🚗🚔

Sem comentários: