quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Beatriz Pires, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, 2ª classificada, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.


O Cocktails & Mistura Fina, continua a realizar breves entrevistas, com os 3 primeiros classificados, do Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, que foi uma iniciativa da Escola de Hotelaria do Algarve, Faro, realizada, no dia 20 de fevereiro, de 2018.


Conforme referi no ultimo post, participaram no evento, 12 alunos, em representação do curso Bar / Restaurante, das escolas de Hotelaria do Algarve, Faro, Portimão, Vila Real de Santo António e das escolas convidadas, Tomás Cabreira, Dr. Joaquim Magalhães e Pinheiro e Rosa, de Faro.


Do programa destacou-se para além do Cocktails Challlenge, breves palestras proferidas por convidados, acerca de temáticas relacionadas com o mundo do bar e das bebidas, as quais foram seguidas por uma vasta plateia, constituída por alunos das diversas escolas presentes.


Foi sem duvida para mim, um enorme privilegio participar, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, como palestrante, bem como, jurado, fiquei encantado. com o trabalho realizado pelas diversas escolas, em prol dos seus alunos, e, em particular pela prestação dos participantes no concurso.


Em boa hora, a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, elegeu como sua representante, a aluna Beatriz Pires, do curso Técnico de Restaurante / Bar, a qual realizou uma excelente prova, tendo cativado os jurados do concurso.


Beatriz Pires, jovem aluna de 18 anos, do curso Técnico de Restaurante/Bar, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, 2ª classificada, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.

Beatriz, muito obrigado por concederes esta breve entrevista ao Cocktails & Mistura Fina.


Beatriz Pires qual o cocktail que apresentaste a concurso?

O cocktail que apresentei foi o “Art Fredoom”, simples, onde procurei utilizar produtos regionais como os citrinos, tendo por base o Rum.

Art Fredoom by Beatriz Pires

Ingredientes:

3cl de Rum

3cl de sumo de limão natural

0,50cl de xarope de maracujá

0,50cl de groselha

Complemento: sumo de laranja natural


Método de preparação:

1° gelar shaker

2° adicionar o rum ao shaker

3° adicionar o sumo de limão natural ao shaker

4° adicionar o xarope de maracujá ao shaker

5° adicionar a groselha ao shaker

6° adicionar gelo ao shaker

7° misturar

8° colocar no copo

9° adicionar gelo ao copo

10° preencher o resto do copo com o complemento " sumo de laranja natural.


Decoração:

Metade de um maracujá tira-se a popa depois coloquei dentro da base do maracujá a framboesa, os physalis, os mirtilos e um olho de hortelã.

Onde coloquei com uma mola no bordo do copo.


Como servir:

Servir o cocktail acompanhado com um pote com doce de mirtilo e três fatias de queijo Brie Prisident, tudo em cima de uma base de tronco com uma colher ao lado do pote e depois colocar um pau de alecrim e 2 physalis, 1 framboesa e 1 mirtilo em cima da base.


Beatriz Pires qual a tua opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid?

Esta profissão requer muito cuidado e conhecimentos. Pois é uma área que necessita de atualizações nas novas versões das bebidas.

 O profissional nesta área deve de ter muita criatividade, preparação, segurança e motivação para desenvolver o seu trabalho, para ser bem-sucedido o profissional deve ter muitos conhecimentos tais como, ter conhecimento de bebidas em geral, a sua elaboração e o seu país de origem, saber conjugar o cocktail com acompanhamentos, se possível saber mais um idioma universal para poder comunicar com clientes estrangeiros, ter conhecimento sobre cultura em geral para deslumbrar os clientes.


Lidar com os clientes é o mais essencial porque quando o cliente se dirige ao bar está à procura de relaxamento e entretenimento, o nosso trabalho é conseguir que o cliente fique satisfeito e que o mesmo regresse ao estabelecimento para mais momentos e que recomende aos amigos.

Para mim estes são os pontos altos da profissão, não é simplesmente estar atrás de bar e misturar bebidas como muitos pensam.


 Beatriz Pires qual a tua formação a nível de bar?

Estou a estudar na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, num currículo profissional. Encontro-me atualmente no 3° ano do curso.


Beatriz Pires qual a tua opinião sobre a tua participação no Concurso Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.

O concurso foi uma experiência muito boa, faz com que se adquire mais conhecimentos e que possam-mos partilhar as nossas experiências com os outros concorrentes.


Quero desde já agradecer ao Francisco Guerreiro por divulgar a minha experiência.

Não esquecendo de todos professores que diariamente lutam connosco para conseguirmos atingir os nossos objetivos.

Agradeço aos professores David Filipe e Renato Pires pela a orientação e formação.

E à minha turma pelo apoio.


O Cocktails & Mistura Fina continua a sua missão, divulgar o que vai acontecendo no mundo do bar…muito obrigado pelo vosso apoio!

Sem comentários: