terça-feira, 13 de novembro de 2018

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com… é Jeferson Santos, Head Bartender, no Restaurante Taste, em Carvoeiro, Algarve.


Olá a todos, neste meu e Vosso, espaço, continue a divulgar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia, e, outras vertentes do mundo do bar em Portugal, e, além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, e, bem como à descoberta de profissionais de Bar, que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas de grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O Cocktails & Mistura Fina, continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com… é Jeferson Santos, Head Bartender, no Restaurante Taste, em Carvoeiro, Algarve.

Já à algum tempo, que acompanho o percurso profissional de Jeferson Santos, sempre revelou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais.


Autodidata, um profissional de excelência, amante do mundo do bar, sempre atento às novas tendências, ininterruptamente disponível para implementar os seus conhecimentos, nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências, tendo por meta evoluir na profissão que escolheu.


Jeferson Santos, é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter-te na Rubrica Com…Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Jeferson Santos, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é Restaurante Taste Carvoeiro.


Qual a função que desempenhas? Desde quando? 

Sou Head Bartender, desde 2016.


Jeferson Santos, faz uma breve discrição, do bar, do restaurante Taste? Qual o “tipo de serviço” que oferecem aos vossos clientes?

Temos um bar funcional e compacto, oferecemos aos clientes, um serviço com uma carta que os permite desfrutar de cocktails durante todos os momentos do jantar, desde dos Aperitivos até aos cocktails de Sobremesa, sendo que nossa carta é 100% “Signature”, e optamos sempre que possível por usarmos ingredientes "homemade", o que dá ainda mais personalidade aos nossos cocktails.


Jeferson Santos, qual a tua formação a nível do Bar?

Sou autodidata, posso dizer que tenho uma formação continua de bar, já que todos os dias estou aprendendo e desenvolvendo algo novo.


Tive minha primeira formação profissional, em 2017, com os cursos de Mixologia Moderna e Molecular, na escola Bartending Project, em Albufeira.


Jeferson Santos, como começou o gosto pela profissão?

Eu me apaixonei pela profissão quando em 2009, fui trabalhar no Diagonal Rock Bar, na Praia da Rocha, começando como barback e evoluindo até à função de bartender.


Qual a tua opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

Esta é uma profissão em que as possibilidades de criação é tão vasta quanto a nossa imaginação. É uma profissão elegante e desafiadora por natureza, e que esta sempre em constante evolução.


Jeferson Santos, como está a ser a evolução na vertente da Mixologia em Portugal?

Portugal esta cada vez mais próximo de se tornar um dos principais polos em Mixologia da Europa. Possuímos profissionais de grande qualidade e de renome internacional. E por ser uma nação multicultural, Portugal tem como privilegio uma enorme quantidade de referencias, ideias e experiências e isso por sua vez se reflete na Mixologia portuguesa.


Qual a importância na tua opinião acerca do “gelo” a utilizar na preparação das bebidas simples ou compostas / cocktails?

O gelo é essencial na mixologia. A qualidade da agua é fundamental para preservar e intensificar o sabor dos demais ingredientes do cocktail. O gelo alem das funções de diluição e controle da temperatura, ele tem cada vez mais se destacado também na composição da decoração da bebida.


Jeferson Santos, podes partilhar alguma criação tua como por exemplo: Bittter, xarope ou outro ingrediente?

(receita / método de preparação).

Nos últimos tempos tenho vindo a desenvolver as minhas capacidades na elaboração de produtos “homemade”, deixo aqui a minha proposta de elaboração de um Vermouth.

Vermouth de Porto Branco Seco

Ingredientes:

Porto Br Seco
Maça
Canela
Anis
Jasmim
Flor de Sabugueiro
Poejo
Lascas de Carvalho

Método de preparação:

Infusionar os ingredientes em sous-vide a 65 graus, durante uma hora.

Devido o Vinho do Porto já ser fortificado, não é necessário acrescentar outro fortificante, ao Vermouth, bastando acrescentar o extrato de absinto para finalizar.


Como tem sido a experiência em participar nos Concursos de Cocktails? Quais? Classificações?

Meu primeiro concurso foi o Barman do Ano, 2017, foi uma experiencia sem precedente, na minha carreira profissional, e tive a felicidade, de receber a 3ª Menção Honrosa.


Este ano não participei em concursos, ao invés, eu optei por desenvolver e aprimorar minhas técnicas, visando as próximas participações, em concursos.


Jeferson Santos, como avalias o momento dos profissionais de bar em Portugal?

Nós estamos numa fase de plena expansão profissional, o público tem se voltado cada vez mais à Mixologia. O Mercado por sua vez tem necessitado de profissionais qualificados, e aptos a um bartending a nível internacional.

Qual o Bartender em Portugal que destacas e admiras?

Tenho um apreço pelo trabalho desenvolvido pelo Rafael Silva, Bartender, do Bovino Steakhouse.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Isso É, mais uma prova das qualidades dos nossos profissionais, que estão levando para o mundo parte dessa grande miscigenação que é cultura Lusitana moderna.


Jeferson Santos o Blogue Cocktails & Mistura Fina, sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses algumas receitas de "Cocktails", da tua autoria, com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.


Claro que sim, com todo prazer, muito obrigado pela divulgação do meu trabalho e percurso profissional. Aqui ficam os cocktails da minha autoria, espero que gostem.

O primeiro é o Lady in Red.

Uma mulher de vermelho é sinónimo de Sedução, Glamour e Mistério. Qualidades que eu tive como inspiração para este cocktail

Lady in Red by Jeferson Santos


Ingredientes:

30 ml Vodka
15 ml Vinho do Porto infusionado com pera.
15 ml Licor de Cereja
30 ml Cítrico de Lúcia-lima
15 ml Xarope de Açúcar
Albumina

Preparo e apresentação.

Shake e double strain em uma Taça de cocktail. Kebab de frutos dos bosques e Alecrim como garnish.


A minha segunda proposta é o “Eros e Psique”

Não existe emoção mais vibrante e intensa do que o Amor, e nesse Cocktail o encanto começa pelo olhar, depois passando pelo aroma e finalizando com o paladar. E depois o ciclo recomeça... Assim como o Amor.

Eros e Psique by Jeferson Santos


Ingredientes:

45 ml Light Rum
15 ml Blue Curaçao
15 ml Puré de Mirtilo
30 ml Sumo Fresco de Ananas
10 ml Xarope de Açúcar

Preparo e apresentação.

Shake e strain num como balão aromatizado com perfume de lavanda, gelo picado e uma flor vermelha como garnish.


O meu terceiro cocktail é o “Moments”.

Neste Cocktail eu quis exaltar o poder das Paixões, essa força que nos impele a conquistar nossos desejos e prosseguirmos diante dos desafios.

Moments by Jeferson Santos


Ingredientes:

45 ml Gin
15 ml Licor de Baunilha
30 ml de Cítrico de Tomilho
15 ml Puré de Maracujá
15 ml Xarope de Açúcar
3 Dash Biter de Laranja
Albumina

Preparo e apresentação.

Shaker e Double Strain.

Colocar da borda do copo um Bouquet de Tomilho fresco e flores do campo como garnish.


Por fim a minha quarta proposta.

Esta é uma releitura do clássico Gin Fizz

Tender Love by Jeferson Santos


Ingredientes:

60 ml Gin
60 ml Chá de Hibisco
30 ml Sumo de Limão
30 ml Xarope de Gengibre
5 Dash Biter de Uva

Preparo e apresentação.

Mixing glass, gaseificar usando Twist n' sparkle, usar um copo de Gim com muito gelo e colocar um limão desidratado como garnish.


Qual a tua bebida preferida?

A minha bebida favorita é o Whisky.


Jeferson Santos, qual o cocktail que mais gosta de preparar?

A criação e preparação do Cocktail, é como se fosse uma obra de arte, na qual colocamos muito de nossas experiências e emoções.

Devido a um momento muito especial em minha vida, o cocktail que eu mais gosto de preparar é o “Mafia's Gold”, de minha autoria.

Fiz este “drink”, tendo como inspiração a época da Lei Seca estadunidense, período no qual foi literalmente uma época de ouro para a Mafia, mas também para a cocktelaria, já que os bartenders tinham que usar de toda a criatividade para disfarçar a má qualidade da bebida.

Mafia's Gold by Jeferson Santos


Ingredientes:

45 ml Whiskey Bourbon
15 ml Southern Confort
30 ml Sumo Limão
20 ml Xarope de Pera com Especiarias
3 dash Truth Old Time Bitters
Top com 15 ml de Vinho Madeira seco

Preparação e apresentação.

Mixing Glass, copo Old fashioned com ice ball, e fazendo um link com o ambiente dos Speakeasy, o cocktail é servido em uma cúpula de vidro com fumo.



Cada vez mais estou certo da real importância, da divulgação de temas de interesse dos profissionais de bar e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.

Sem comentários: