quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Tiago Bastos, Barman na Vila Vita Parc, Porches, Algarve, vence “Chairman’s Mai Tai Competition - 2018”.


Tiago Bastos, Barman, na Vila Vita Parc, foi o brilhante vencedor do “Chairman’s Mai Tai Competition - 2018”, e, irá representar Portugal, na final mundial, a realizar em, Santa Lúcia.


A “Chairman’s Mai Tai Competition” é uma organização, da Renaissance Spirits, tendo por objetivo a promoção da marca e de possibilitar que, os Barmen possam demonstrar as suas capacidades profissionais, técnicas, e, a sua arte, na preparação das composições de bar, bem como, a troca de conhecimentos e saberes, sobre o mundo das bebidas e do bar.


De salientar que, em Portugal, Bruno Pereira, é o Área Manager da Renaissance Spirits.

Tiago Bastos, tem vindo a firmar-se no panorama do bartending em Portugal, colocando o seu profissionalismo, criatividade, em prol de um serviço de excelência, provocando assim, a satisfação dos clientes.

Na diversidade, na informação, na partilha, do que se vai fazendo no mundo do bar e da hospitalidade, o Cocktails & Mistura Fina, continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão.

Breve entrevista a Tiago Bastos…


Tiago Bastos, qual foi a sensação em participar, na final do Chairman’s Mai Tai Competition - 2018, e obter o primeiro lugar?

É uma sensação muito boa como deve calcular. Sendo que uma das coisas que mais gosto de fazer é viajar, ir a Santa Lúcia vai ser com certeza uma experiência que não vou esquecer.

Quais os teus objectivos, ao participares na “do Chairman’s Mai Tai Competition 2018 - Finals”, em representação de Portugal, a realizar em Santa Lúcia?

Os meus objectivos são essencialmente divertir-me, conhecer outros colegas de outras partes do mundo e dar a conhecer Portugal “lá fora”.

Quais os “cocktails” ou cocktail, que criaste para a competição nacional, que te levaram ao primeiro lugar do pódio nacional, do Chairman’s Mai Tai Competition - 2018? Podes partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O objectivo era criar um twist do famoso “Mai-Tai” utilizando produtos locais com pelo menos duas referências do Rum Chairmans reserve.

Por isso juntei ingredientes Portugueses como o sumo da casta touriga Nacional ainda verde para contribuir com uma acidez frutada, a famosa laranja do Algarve com a sua doçura, brandy português com notas de caramelo, juntamente com ingredientes de Santa Lúcia como a banana, as especiarias, o coco e o excelente Rum que lá se produz.


Dei o nome de ‘Lucian Break’ inspirado no pequeno almoço que vou ter em Santa Lúcia. 😊

‘Lucian Break’ by Tiago Bastos

Ingredientes:

35ml Chairmans Forgotten Cask

10ml Homemade Dry curaçau (usando Chairmans Spiced, aguardente vínica/brandy Português e laranja do Algarve como base)

15ml Touriga Nacional Verjuice (da Quinta dos Sentidos, Silves)

15ml sumo de Lima

15ml Xarope de banana e fava tonka

10ml Orgeat de côco e granôla

15ml de Chairmans reserve

Shaker/Servido on-the-ROCK

Garnish: Chips de banana e côco tostado


O Cocktails & Mistura Fina convida-te a dares a conhecer…

Qual o teu local de trabalho e função que desempenhas?

Trabalho no Vila Vita Parc, como barman 1ª.


Faz uma breve discrição do bar onde trabalhas?

O bar em que trabalho se baseia na vertente de “before e after dinner” e fornece bebidas compostas para 4 restaurantes fine dining, sendo um deles galardoado com 2 estrelas michelin e outro de cozinha japonesa, o que nos leva também a trabalhar bebidas e ingredientes dessa origem. É basicamente o nosso laboratório de treino e também para preparação de mise-en-places de outros bares. Trabalhamos com fermentações, sous-vide, ice carving, fat-wash, etc...

Tentamos acompanhar as tendências da industria do bar.


Qual o “tipo de serviço” que oferecem aos vossos clientes?

Providenciamos aos nossos hóspedes um serviço de excelência, personalizado e com atenção ao detalhe, juntamente com os melhores produtos do mercado.  

Cumprindo os standards Vila Vita Parc e Leading Hotels of the World.

Qual a tua formação a nível do Bar?

Ao longo do tempo fui tirando várias formações e sempre que posso invisto na minha formação. Tenho nível 4 de Mesa/bar, formação em gestão de Bar com o mestre Fernando Brito, com quem fiz também outras formações relacionadas com espirituosos e cocktails. Mas todos os dias faço pesquisas e perco horas a ler.


Como começou o gosto pela profissão?

Considero-me uma pessoa criativa, gosto de comer e beber e tenho um gosto especial pela cozinha e pela hospitalidade.  Percebi que nesta vertente do bar conseguia trabalhar ingredientes de uma forma criativa enquanto me divirto. É muito gratificante receber o feedback de quem consome o meu trabalho.

Como avalias o momento dos profissionais de bar em Portugal?

Penso que estamos em ascensão. Os bartenders estão cada vez mais curiosos e isso de uma forma equilibrada pode ser bom para a nossa industria nacional.

Infelizmente ainda temos muitas empresas em Portugal que não providenciam as melhores condições de trabalho e menosprezam o bar em relação ao restaurante e à cozinha, esquecendo que são coisas que se complementam e devem trabalhar em conjunto.


Qual o Bartender em Portugal que destacas e admiras?

Seria injusto se falasse apenas numa pessoa. Tenho muitos profissionais por quem tenho muito respeito e admiração. Vêm-me vários nomes à cabeça como Francisco Guerreiro, José Negrão, Joaquim Veras, Fernando Brito, etc... Certamente há muitos outros que ainda não tive o prazer de conhecer. Mas tenho especial admiração porque têm sido vocês os pilares desta indústria em Portugal e que nos estão a passar as bases e os valores da hotelaria, do bar e da hospitalidade. Sem perder a paixão por esta bonita, mas árdua profissão. Porque cocktails toda a gente consegue fazer.


Tiago Bastos, muito obrigado pela entrevista e por partilhares momentos da tua vida.

O Cocktails & Mistura Fina, deseja-te o maior êxito na tua participação na Final mundial da Chairman’s Mai Tai Competition – 2018 e na tua vida pessoal e profissional.