terça-feira, 23 de outubro de 2018

Joana Medeiros, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, 3ª classificada, no Cocktail Challenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.


O Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, foi uma iniciativa da Escola de Hotelaria do Algarve, Faro, o mesmo teve lugar, no dia 20 de fevereiro, de 2018.


O tempo passa, mas nunca é tarde para dar a conhecer uma brilhante iniciativa, dos alunos, da Hotelaria do Algarve, Faro, sob a orientação de excelência, da equipa formativa, desta escola e das escolas convidadas.



Participaram no evento 12 alunos, em representação do curso Bar / Restaurante, das escolas de Hotelaria do Algarve, Faro, Portimão, Vila Real de Santo António e das escolas convidadas, Tomás Cabreira, Dr. Joaquim Magalhães e Pinheiro e Rosa, de Faro.



Do programa destacou-se para além do Cocktails Challlenge, breves palestras proferidas por convidados, acerca de temáticas relacionadas com o mundo do bar e das bebidas, as quais foram seguidas por uma vasta plateia, constituída por alunos das diversas escolas presentes.


Joana Santos Medeiros, jovem aluna de 18 anos, do curso de Técnicas de Serviço e Restauração e Bebidas, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, 3ª classificada, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.


Tive o privilegio de participar no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, como palestrante, bem como, jurado, fiquei sem duvida maravilhado com o trabalho realizado pelas diversas escolas, em prol dos seus alunos e em particular pela prestação dos participantes no concurso.


Assim, com o intuído de divulgar este momento marcante para todos os jovens alunos, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, o Cocktails & Mistura Fina, apresenta uma breve entrevista à 3ª classificada, Joana Medeiros, aluna do 3ª ano, do curso de Técnicas de Serviço e Restauração e Bebidas, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão,

Joana Santos Medeiros, qual o cocktail que apresentaste a concurso?

O cocktail que apresentei foi o Douro Temptation.


Queres partilhar uma breve historia acerca do Cocktail Douro Temptation?

Tudo começou por uma simples brincadeira que tive com a minha formadora Rita Raimundo no qual debatemos as duas, as nossas ideias.

Queríamos um cocktail que marcasse uma experiência única ao cliente, daí a escolha dos tubos de ensaio, a representar essa mesma experiência. Ao colocar o gelo seco por baixo desses tubinhos, ficaria a envolvência perfeita!


A primeira escolha a nível de bebidas foi logo o vinho do Porto, por ser um produto nacional e que acho que tem que ser mais promovido, sendo que é único no mundo! Como gosto muito de baunilha, quis decididamente utilizar, ao que a professora sugeriu juntar a canela, que liga bem com o Porto branco e também o manjericão e a Ginger Ale, para dar um toque fresco e ao mesmo tempo spicy ao drink. Com isto faltava ainda uma parte na bebida para criar uma textura diferente, ao que surgiu a ideia de fazer uma espuma, proporcionando uma finalização harmoniosa do cocktail. 

Como era objetivo um food pairing, escolhemos uma trufa de chocolate branco e gengibre, que fez o happy ending desta experiência!


Joana Medeiros gostava que partilhasses a receita, e, o método de preparação do Douro Temptation, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Claro que sim, muito obrigado pelo incentivo e motivação, bem como pela divulgação do meu breve percurso, no mundo do bar.

Aqui fica passo a passo a forma como criei e prepararei o meu cocktail Douro Temptation.

 (Preparado: no Shaker e servido no próprio copo e sifão)

Copo: tubos de ensaio

Douro Temptation by Joana Medeiros

Ingredientes:

Manjericão qb.

2 cls de Xarope de Baunilha e Canela

8 cls de Vinho do Porto Branco

Preencher: com Ginger ale

Espuma de vinho do Porto e baunilha

Decoração obrigatória: gelo seco dentro do recipiente onde leva os tubinhos de ensaio, acompanhado por uma espuma de vinho do porto e baunilha e uma trufa de chocolate branco e gengibre.

Método de Preparação:

Começa-se por colocar o gelo seco no recipiente onde leva os tubos de ensaio, de seguida colocar um molho de manjericão para dentro do shaker juntamente com os 2cls de Xarope de baunilha e canela, macerar bem. Depois colocar os 8cls de vinho do porto branco no fim colocar o gelo dentro do shaker e bater bem.

Depois de ter batido bem, verter a bebida do shaker, utilizando o strainer, para um jarro pequeno, com o jarro coloque a bebida nos respetivos copos, neste caso os tubos de ensaio dividindo bem a quantidade por fim preencher com Ginger ale.

Colocar a espuma de vinho do porto nos seus respetivos copos e servir o cliente.

Como servir:

Este cocktail serve-se frio, acompanhado com uma espuma de vinho do porto e uma trufa de chocolate branco e gengibre.

Técnicas Utilizadas: Shake and Strain


Espuma de vinho do porto.

Material utilizado:

O material utilizado para fazer a espuma de vinho do porto é uma placa de indução, uma panela, uma colher de bar, um sifão.

Ingredientes:

20 cls Vinho do Porto Branco

10 cls Clara de ovo

10 cls xarope de baunilha e canela

2 Colheres de xantana

Modo de preparação:

Colocar os 20cls de vinho do porto branco e os 10cls de xarope de baunilha e canela numa panela e aquecer um pouco na placa de indução, sempre a mexer.

Depois de ter aquecido um pouco, colocar dentro do sifão e acrescentar os 10cls de clara de ovo, as 2 colheres de xantana e duas cargas de gás. Por fim levar ao frigorífico e deixar arrefecer durante pelo menos 2 horas.


Xarope de Baunilha,

Material Utilizado:

O material utilizado para fazer o xarope de baunilha e canela é uma placa de indução, uma panela e uma colher de bar.

Ingredientes:

2 copos de Açúcar Branco

1 copo de Água

3 paus de canela

1 vagem de baunilha

Modo de Preparação:

Desfazer a vagem de baunilha e colocar tudo o que é sementes para dentro da panela juntamente com os 3 paus de canela. De seguida colocar os dois copos de açúcar na panela e o copo de água, mexer bem ate o açúcar todo desaparecer.

Por fim coar para um recipiente onde possa arrefecer.


Joana Medeiros, qual a tua opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid?

Quando escolhi tirar este curso, não tinha noção nem interesse no Bar.

Não tinha qualquer tipo de experiencia nem ligava muito a bebidas alcoólicas, a partir do momento que entrei na escola de hotelaria e turismo de Portimão e comecei a ter a disciplina Bar dada pela minha formadora Rita Raimundo comecei a apreciar mais a profissão e os bares em geral.


Até agora estou a gostar bastante de aprender a fazer cocktails e pratica-los.
No meu futuro gostaria de poder trabalhar num bar, pois estou bastante contente com este curso e o que estou a aprender em geral.


Qual a tua formação a nível de bar?

Neste momento ainda estou a aprender, mas sinto que aos poucos vou progredindo em relação à minha formação. Já aprendi muitas coisas sobre o Bar e também muitos cocktails e tenciono aprender mais.


Joana Medeiros, qual a tua opinião sobre a tua participação no Concurso Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.

Gostei bastante de participar no concurso Cocktail Challenge, em Faro, foi uma experiência espetacular, gostei de tudo em geral, da escola, das pessoas, eram todas muito simpáticas.



Nunca tinha participado em nenhum concurso então decidi voluntariar-me para este concurso e gostei bastante desta nova experiencia e tenciono voltar a tê-la.

Quero aprender mais sobre o bar, mais cocktails para poder voltar a participar noutro concurso e talvez ganhar um dia, não tenciono desistir de nada e seguir em frente mesmo que falhe volto a levantar-me e a tentar pois sei que um dia irei alcançar os meus objetivos.


O Cocktails & Mistura Fina, agradece-te a tua disponibilidade para partilhares momentos da tua vida e deseja-te o maior sucesso!

Sem comentários: