quarta-feira, 15 de julho de 2015

Daniel Carvalho, Bartender do Classe Bar e GIM’C – Escola de Bar, ambos em Vila Nova de Famalicão, FINALISTA da World Class Portugal, 2015, OPINIÃO.

O Cocktails & Mistura Fina lançou um desafio aos FINALISTAS da World Class Portugal, 2015, no de sentido de partilharem a opinião acerca do evento, bem como apresentarem os “cocktails” que criaram para o Concurso, com os amantes do Bartending e seguidores deste Nosso, Vosso Blog.


World Class Portugal - 2015 ficará como um marco histórico na carreira profissional de todos os participantes, em especial dos 6 finalistas deste competição, que se realizou pela primeira vez em Portugal, para dar oportunidade aos bartenders profissionais da cultura do cocktail de demonstrarem a sua criatividade e o seu talento de Norte a Sul do país.


Ao longo de cerca de 9 meses Barmen de todo o país deram largas à sua criatividade e desenvolveram um Cocktail, tendo por base bebidas Premium da Diageo Reserve, relacionando o mesmo com um livro de “cocktails” e um filme ou outro livro, fazendo um apelo aos sentidos dos estimados clientes e do Júri, partilhando a história, a cultura, os aromas, as texturas, os sabores, com qualidade e muito profissionalismo.


Tal como aconteceu nas Semi-finais, na Final Nacional os participantes surpreenderam mais uma vez os jurados. O equilíbrio de sabores presentes no cocktail, a sua preparação e apresentação e ainda a história por trás do mesmo foram critérios que o júri utilizou para avaliar os bartenders. Foi ainda tida em conta a forma como o bartender incorporou na sua receita o tema deste ano: fundamental flavours – 5 sentidos.


 O primeiro a responder ao desafio foi Daniel Carvalho, Bartender do Classe Bar e GIM’C – Escola de Bar, ambos em Vila Nova de Famalicão a norte de Portugal.


Daniel Carvalho gostaria de agradecer mais uma vez a disponibilidade em partilhares momentos da tua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.
Daniel Carvalho qual o local de trabalho?

Caro amigo Francisco Guerreiro, mais uma vez é uma honra poder participar no Mixologia – Cocktails e Mistura fina, um blog onde está bem patente toda a sua paixão pelo nosso trabalho e onde contribui de uma forma exemplar para o nosso crescimento.


Sou Bartender do Classe Bar e GIM’C – Escola de Bar, ambos em Vila Nova de Famalicão, no norte de Portugal.


Qual o tipo de serviço no Classe Bar?

O tipo de serviço efectuado no Classe Bar é a execução de cocktails, sendo que a bebida mais apreciada neste local de diversão nocturna é maioritariamente o Gin Tónico e onde eu e o meu companheiro de bar (Mário Valério) tentamos dar a provar aos clientes Gins com oferta semanal, ou seja, todas as semanas propomos um gin diferente a preço reduzido com a qualidade de sempre, no entanto tivemos no ultimo semestre um crescimento substancial no consumo de cocktails, seguramente pelo “boom” que estes tem tido a norte do pais.


Qual a função que desempenhas?

Já na GIMC-Escola de bar, faço diversos eventos de norte a sul do país, tais como serviço de bar em casamentos, apresentações de Bebidas Espirituosas e formações em cocktails de autor com Marcas específicas.


Como despertou o gosto pela profissão?

Aos treze anos, nas minhas férias de verão escolares, já ajudava o irmão mais velho no café onde era proprietário. A paixão pela Hotelaria, nasce desde essa altura. Desde os dezasseis anos, que já tinha um part-time como Barman, em vários Bares e Discotecas de Ermesinde e arredores, assim como no Grande Porto.

Após ter recebido formação de bar Americano no início de 2013, fruto da antiga paixão que mantinha pela hotelaria, rapidamente voltei a exercer funções como Barman até aos dias de hoje.


Qual a tua opinião sobre a realização da World Class, em Portugal?

A vinda do WorldClass a Portugal foi mais um ponto de viragem para os bartenders nacionais, no fundo para terem a oportunidade de participar naquele que é considerado a maior “Competição de Bartenders” mundial, e assim, terem a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da carreira ao país e ao mundo, e nesse ponto, saliento o fantástico trabalho do Tiago Machado Rodrigues – Diageo Portugal, que conseguiu colocar Portugal na rota do WorldClass e assim conseguirmos acesso não apenas á final global mas também às formações dos excelentes produtos Diageo.


Qual a tua opinião acerca da organização do Concurso World Class Portugal 2015?

A organização foi fantástica, quer na escolha dos locais, quer no apoio aos bartenders participantes, e nesse ponto claro que traduz a importância da prova WorldClass, onde nada é deixado ao acaso, onde dão a oportunidade e incentivo a que todos os interessados possam visualizar as provas ao vivo, o que melhora bastante a qualidade pelo apoio que se sente durante a prova. Igualmente importante, e talvez o mais relevante é a escolha de grandes júris, nomes sonantes do Bartending internacional a estar presentes quer nas semi-finais como nas finais nacionais e global como é o caso de David Rios, Diego Cabrera, Jorge Pineda, Luca Anastacio e Max La Rocca.


Qual a opinião sobre a tua participação na Final da World Class Portugal?

Na minha opinião acho que realizei uma excelente participação, tendo em conta algumas contrariedades ao longo dos cerca de 4 meses de prova. Não participei na 1ª ronda, no entanto empenhei-me ao máximo para ser apurado para a 2ª semi-final no norte, onde contei com muito apoio, a destacar, o Classe Bar – V.N. Famalicão e toda a sua equipa e a GIM’C – Escola de Bar onde toda a equipa foi exemplar, é um orgulho representar estas duas instituições, e deixo um profundo agradecimento a algumas pessoas fundamentais na minha prestação pelo apoio que me foi dado, Pedro Mesquita (CEO do Classe Bar), Mário Valério (CEO da GIM’C), Kiko (General Manager - GIM’C), Jorge Mimoso (Formador da GIM’C), Chef Arnaldo Azevedo (Hotel Teatro), Carlos Chaves (Hotel Teatro) e ao Amigo Carlos Santiago.


Na 2ª semi-final (Norte) com o tema “Cocktails-and-the-Written-Word” em que teríamos que fazer a ligação do cocktail com um livro de cockteleria e outro de autor, a minha participação foi aceite com o cocktail “EucalypTen”, vencendo a mesma no passado dia 08 Junho, perante 5 semi-finalistas igualmente notáveis por todo o esforço que também tiveram para chegar até lá. Foram cerca de 3 meses a “promover” o mesmo no Classe Bar e nas mais diversas redes sociais, executando-o nas perfeitas condições semanalmente no local de trabalho para clientes e amigos.


Daniel Carvalho em que te inspiraste para a criação do teu Cocktail?

Um cocktail inspirado em 2 livros (“Liquid Experience” de Javier Caballero e “A nossa casa é onde está o nosso coração” de Toni Morrison). Lembrando um piquenique nos bosques e seus habituais campos circundantes, executei um cocktail fresco com sabor a eucalipto e a doçura da tangerina como elemento sazonal, com food-pairing apresentado numa “cesta” de piquenique, de uma pré-sobremesa com compota de tangerina/cenoura, frutos vermelhos, maracujá e “sopa fria” de eucalipto para limpeza de palato.


Cocktail de autor da 2ª Ronda – Semi-final Norte – “Cocktails-and-the-Written-Word”

“Eucalypten”


Ingredientes:

- 50 ml Tanqueray Ten Gin
- 15 ml Grand Marnier Liqueur Orange & Cognac
- 20 ml Sumo lima filtrado
- 20 ml Infusão de tomilho-limão
- 30 ml Xarope Caseiro de Tangerina/Cardamomo
- Top com ar de eucalipto

Obs - A minha criatividade:
Infusão de Tomilho- Limão
- 10gr. Tomilho-Limão fresco
- 1000ml água a ferver
Após ferver agua, colocar o tomilho-limão para infusão durante 15 minutos, filtrar a infusão e deixar a repousar até ficar frio.

Xarope Caseiro de Tangerina/Cardamomo
- Cascas de 3 tangerinas (remover a parte interior)
- 8 Grãos de Cardamomo Verdes
- 500 ml água
- 500 gr açúcar de cana
Ferver a água com as cascas de tangerina e os grãos de cardamomo, após ferver deixar descansar o conteúdo por 48 horas. Filtrar tudo e adicionar 500 gr de açúcar (1:1) a temperatura baixa.

Ar de Eucalipto
- 500 ml Infusão de Eucalipto
- 5 gr Lecitina de Soja
Num contentor adicionar os ingredientes e com a ajuda de uma “varinha mágica” misturar até se tornar um ar (bolhas concentradas). Deixar uns minutos para “secar”.

Infusão de Eucalipto
- 1000ml água a ferver
- 8 Folhas de eucalipto bebé
Deixar ferver a água e adicionar as folhas de eucalipto. Deixar a infusão durante 15 minutos. Filtrar e reservar.

Metodo de preparação:
Colocar todos os ingredientes excepto o ar de eucalipto num shaker com gelo. Hard - Shake.

Servir numa taça Martini previamente gelada com coagem fina (dupla).

Colocar o ar de eucalipto com a ajuda de um “julep strainer” na parte superior.

Decorar com folhas de eucalipto bebé.

Refrescar o ambiente colocando num recipiente algumas folhas de eucalipto bebé com gelo seco e Infusão quente de Eucalipto.


Como foi participar na Final da World Class Portugal, em Lisboa?

Chegando à final dia 29 Junho em Lisboa, fiquei surpreendido pela forma como fomos recebidos, com um fantástico Hotel onde os concorrentes e convidados ficaram hospedados, e o Bar onde realizamos a prova, que tinha boas condições para receber uma final nacional digna do WorldClass.


A primeira prova foi o Speed & Balance, onde todos os concorrentes tinham que executar e demostrar habilidade e destreza na elaboração de 6 cocktails clássicos (previamente escolhidos de uma listagem recebida com 16 cocktails clássicos) no tempo máximo de 8 minutos, com organização para maximizar a velocidade de serviço e a qualidade das bebidas, com algumas regras impostas pela organização. Os meus escolhidos foram:

- Dry Martini
- Clover Club
- Cosmopolitan
- Twisted Caipiroska
- Rosita
- Mai-Tai

Apesar de um tremendo contratempo, onde sofri um ligeiro corte em um dedo no minuto inicial e que não parou de sangrar até ao fim da prova, conseguir executar os 6 cocktails no tempo de 7.58 min, sabia que não tinha sido a melhor prova, apesar de ter cumprido grande parte dos requisitos, fiquei com a sensação que apesar do meu esforço não dei o meu melhor e não executei aquilo que treinei.


Quais os Cocktails que apresentaste no Speed & Balance Challenge, na Final Nacional?

Os Cocktails que apresentei no Speed & Balance Challenge, na Final Nacional, foram:

Twisted Caipiroska
Ingredientes:
- 4,5 cl Ketel One
- ½ Lima cortada em 4 gomos
- 1,5 cl Xarope Eucalipto caseiro
Método de preparação:
* Cocktail de construção direta macerar a Lima e Xarope Eucalipto, aplicar gelo picado e adicionar Ketel One
* Copo = Old Fashioned
* Decoração = Folha eucalipto desidratado.


Clover Club
Ingredientes:
- 4,5 Cl Tanqueray Ten
- 1,5 Cl Xarope Framboesa
- 1,5 Cl Sumo limão Fresco
- 1 cl clara ovo
Método de preparação:
* Dry Shake + Shake + Strain
* Copo = Taça Martini
* Decoração = Ouro 24 k comestível - Ourogourmet

Cosmopolitan
Ingredientes:
- 4,5 Cl Ketel One
- 1,5 Cl Grand Marnier Triple-Sec
- 1,5 Cl Sumo Lima
- 3 Cl Sumo Cranberry
Método de preparação:
* Shake + Fine Strain
* Copo = Taça Martini
* Decoração = Twist Laranja


Dry Martini
Ingredientes:
- 6 Cl Tanqueray Ten
- 1 Cl Dry Vermouth
Método de preparação:
* Mixing Glass + Stir
* Copo = Taça Martini
* Decoração = 2 azeitonas em palito

Mai-Tai
Ingredientes:
- 6 Cl Zacapa 23
- 1,5 Cl Grand Marnier Orange Liqueur
- 1,5 Cl Orgeat
- 1 cl Sumo Lima
Método de preparação:
* Shake + Strain
* Copo = Old Fashion com gelo picado
* Decoração = Ananás desidratado com infusão a vácuo em Rum e Xarope de Mirtilo + Ramo de Hortelã.


Rosita
Ingredientes:
- 4,5 cl Don Julio Reposado
- 3 cl Campari
- 1,5 cl Vermute Extra Dry
- 1,5 cl Sweet Vermute
- 1 Dash Angostura Bitter
Método de preparação:
* Mixing Glass + Stir
* Old Fashioned Glass com gelo em cubo
* Decoração = Twist Laranja


Como decorreu o segundo Challenge, a Mystery Box?

Para o segundo Challenge, a Mystery Box, recebemos uma caixa com cerca de 20 ingredientes, e tivemos 20 minutos para preparar a prova de 10 minutos com um máximo de 10 ingredientes e assim elaborar 2 cocktails distintos. Nesta prova, a minha inspiração foi nos meus 2 grandes amores, mulher e filho, criando os 2 cocktails, “Walking Riza” e “Zacapa do Gonçalo”, dentro do tempo limite e com segurança. Mesmo sendo um tema “arriscado” pela difícil contenção de emoções fortes, e mediante a enorme pressão que existe numa prova deste calibre, esta sim, correu-me lindamente e consegui exprimir o que me ia na alma…o meu pensamento foi totalmente concentrado para descontraído, explicar o porque da utilização dos produtos nas minhas criações, fazendo a ligação com sabores que eles (Marisa e Gonçalo) gostam, apesar das limitações de escolha de produtos.


Cocktails do Mystery Box Challenge – Final Nacional.

“Zacapa do Gonçalo”

Ingredientes:
- 5 cl Zacapa 23
- 1,5 cl Aperol
- 1,5 cl Licor 43
- 1 cl xarope de avelãs

* Mixing glass com gelo em cubo, stir.

*Copo: Old-fashion

* Decoração = Vagem de baunilha

Método de preparação:
Misturar todos os ingredientes num Mixing Glass com gelo em cubo e verter para o interior de uma pequena garrafa. Servir a garrafa á parte refrescada com gelo picado.
Este cocktail foi apresentado dentro de uma pequena garrafa no sentido de a guardar até o meu filho ser maior de idade e assim a poder disfrutar. Juntando alguns sabores de baunilha, chocolates e caramelo do próprio rum, sabores que qualquer criança gosta, e a doçura final da avelã uma vez que também gosta de frutos secos.


“Walking Riza”

Ingredientes:
- 4 cl Johnny walker gold
- 2 cl Singleton
- 1,5 cl Creme de Mure
- 3 cl Lime cordial
- 4,5 cl sumo de toranja
- 2 Rodelas 1cm de malagueta

Método de preparação:
Misturar todos os ingredientes no shaker com gelo em cubo e fazer um “hard-shake”.

Double-strain para o interior de um Highball glass com gelo picado. Decorar com malagueta.

* Shake & Double Strain

*Copo: Highball com gelo picado

*Garnish: malagueta + Zest Laranja (retirar)

Este cocktail foi idealizado e inspirado na minha linda mulher, Marisa Guimarães, sendo o “whisky” a sua bebida espirituosa de eleição. Juntei-lhe uma parte ligeiramente picante uma vez que a preferência dela vai para comidas picantes.


Daniel Carvalho muito obrigado pela partilha aqui no Cocktails & Mistura Fina acerca da tua participação na World Class Portugal, 2015, muitos parabéns. Uma mensagem final?

Resta-me mencionar todos os restantes amigos e participantes na final do primeiro WorldClass Portugal, Zé Maria Robertson, Nuno Silva, Nelson Antunes, Hugo Bernardo e Wilson Pires, a estes um sincero obrigado pelo companheirismo e pela amizade, entre nós tenho a total certeza que não foi uma mera competição tal foi a entre-ajuda e partilha de saberes. Só nos sabemos o que passamos, e ficará para sempre gravado na nossa memória o fantástico dia que a Diageo nos proporcionou.


 Ao Zé Maria desejo-te a maior sorte e confiança para a final Global em Cidade do Cabo (Africa do Sul), perante a tua grandeza, profissionalismo e conhecimento, estou a “sonhar” seres o Melhor Bartender Mundial 2015.


 Caro amigo Francisco, desejo-lhe todo o sucesso do mundo na continuação do fantástico trabalho realizado até aqui. É e será sempre uma enorme referência no bartending nacional.
Um enorme abraço.



Sem comentários: