quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Nelson Matos Bartender, no Hotel Savoy, Londres, um sonho concretizado.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Hoje trago-vos de volta Nelson Matos, Bartender e Mixologista, no Knight`s Bar, no Savoy Hotel, em Londres.

Na profissão tudo começou no verão de 1998, quando o seu pai comprou um Shaker para o bar, nesse mesmo dia criou um Long Drink que os seus amigos batizaram como “Bebida de Verão”.

Certo dia à procura da sua evolução como profissional, aceitou uma proposta para ir para Londres…


Nelson Matos como está a ser a experiência em trabalhar no Savoy, em Londres?

Antes de mais gostava de agradecer a mais uma oportunidade de mostrar o trabalho que tenho desenvolvido, a longo do tempo que tenho trabalhado em Londres.

E também mostrar a minha admiração pelo trabalho e dedicação do amigo Francisco Guerreiro para elevar o Bartending em Portugal e além-fronteiras.


Quando vim para Inglaterra há 2 anos e meio atrás sempre tive como objectivo principal trabalhar no Savoy Hotel, em Londres. No dia 1 de Março de 2014, foi um dia de realização profissional para mim, finalmente assinei contrato ao fim de 4 entrevistas e me foi dado os botões de camisa de Savoy bartender.


Tem sido uma experiência bastante enriquecedora a todos níveis, tanto profissional como intelectual. Depois do meu período experimental foi me confiada a responsabilidade de tornar um bar que era um mero bar de apoio (Knight`s Bar), num cocktail Bar com inspiração na Historia e no legado que o Savoy Hotel enverga.

A aposta foi feita em torno de produtos do Reino Unido e do Classic American Bar, incluindo o meu Sazerac de assinatura. Hoje em dia é um bar de 40 lugares, um misto entre o clássico e o contemporâneo com visual Art Deco. Participei também no Savoy Bar Academy.


Qual a função que desempenhas, desde de quando?

Desempenho o cargo de Bartender, desde 1 de Março de 2014. Sinto-me orgulhoso no trabalho que tenho vindo a realizar, com muita dedicação e profissionalismo, tendo como meta a satisfação do cliente.


Qual o ultimo “cocktail” que crias-te? Em que te baseaste para elaborares a tua nova “mistura”?

O último cocktail que criei foi “The Cloudy Temptation”, com o qual participei no Concurso Diplomatico World Tournament, em UK.

“The Cloudy Temptation” foi Inspirado nas viagens de Don Juancho pelas Antilhas e América do Sul para produzir um dos melhores Runs do mundo, e nas mudanças climatéricas e solo da Venezuela.

“The Cloudy Temptation” by Nelson Matos


Ingredients:

2 oz Diplomático Reserva Exclusiva
¾ oz Benédictine D.O.C
3 Dash Savoy Martini Bitters
¼ oz Absinto La Fée
1 Zeste de Laranja
Vapor de Baunilha

M.O.P-

Adicionar absinto na taça Vintage Coupé e gelo.

Adicionar os restantes ingredientes num copo de mistura e mexer até o líquido estar com textura de licor. Extrair o gelo e o absinto da taça e verter a mistura para o copo e adicionar Clear Ice.

Verter o vapor de Baunilha sobre o cocktail.

Vapor de baunilha = Gelo seco e chá de baunilha.

Nelson gostava que partilhasses um cocktail da tua autoria com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Francisco é com todo o prazer. Aqui fica mais cocktail da minha autoria, espero que gostem.

O Cocktail “Winter Solstice” foi criado para a Diageo Bar Academy “Cocktail of the month”, no Facebook.

“Winter Solstice” By Nelson Matos


Ingredients:

50 ml Crown Royal
20 ml Kamm&Sons
10 ml Swidish Punch
2 Dash Peychaud Bitters

2 Dash Rhubarb Bitters
1 Tsp Heather Honey
1 zeste de Toranja (Decoração)

M.O.P-

Adicionar no copo de mistura e mexer até dissolver o mel.

Adicionar gelo e mexer.

Verter para um coupé previamente gelado.

Perfumar com óleos de toranja e decorar.


Nelson Matos o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhar momentos da tua vida pessoal e profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Blogue e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Sem comentários: