segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Filipe Mangas vence o EHTA Cocktail Challenge no 1º Tourism Trade Show 2015

Hoje o tema do meu post é o EHTA Cocktail Challenge, que se realizou na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Faro, no qual tive o privilégio de participar como Júri, a convite da organização.


As aprendizagens começam nos “Bancos da Escola”, posso dizer que as equipas formativas desenvolveram um excelente trabalho nos ensinamentos e saberes, que transmitiram aos alunos, já que os participantes no EHTA Cocktail Challenge 2015, demonstraram grandes capacidades técnicas na elaboração dos seus produtos como, bitters, compotas, aromatizantes, utilizando os mais variados produtos…assim como, na elaboração dos seus cocktails, bem como das decorações e pairing.


Inserido no programa do 1º Tourism Trade Show 2015, sob o lema ‘Uma Marca, Um Destino’, as turmas de Gestão de Hotelaria, Restauração e Bebidas, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Faro, levaram a cabo o EHTA Cocktail Challenge, no passado dia 16 de Janeiro.


Participaram no EHTA Cocktail Challenge 8 finalistas selecionados pela organização, mediante candidatura apresentada, os quais demonstraram elevado profissionalismo e técnica na elaboração dos seus cocktails.


O Júri foi composto por Miguel Gião, Formador e proprietário do Columbus Cocktail Bar & Wine Bar, Faro, Rui Lourenço, Formador e Embaixador da Prime Drinks e Francisco Guerreiro, Formador e Presidente da Associação Barmen Barlavento Arade.




“Importa referir a História do concurso:

EHTA COCKTAIL CHALLENGE decorreu no dia 16 de Janeiro e finalizou o Tourismo Trade Show 2015 na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve em Faro.


A ideia deste concurso surge com o objetivo de fechar o evento em grande, de modo a que os alunos pudessem por em prática os seus conhecimentos adquiridos e proporcionar um momento.



Atrativo para o público dando a provar os seus cocktails. Ao início foi tudo não passava de uma ideia criada por Duarte Pedro e Bernardo Pinho, alunos finalistas do curso GHRB, pois o mapa do evento estava lotado. Com o passar do tempo sentíamos que era mesmo necessário criar algo diferente que marcasse o fim do evento como do percurso escolar decidimos iniciar os primeiros contactos. 


Tivemos um apoio incondicional de várias pessoas a quem agradecemos como o Chefe Luís Vilanova, Chefe Miguel Gião, do Sr. Francisco Guerreiro e isso ainda nos deu mais força para arriscar mesmo com o tempo a apertar. Os criadores do concurso esperam que os novos alunos não fiquem por aqui e que consigam dar seguimento ao que foi feito.” Salienta a organização.


Perante os jurados os participantes evoluíram de forma muito positiva, surpreendendo os mesmos com muita criatividade, inovação, em particular na utilização de produtos de autor o demonstrou excelentes capacidades e competências adquiridas ao do curso.



Durante as apresentações o júri colocou questões e interagiu diretamente com os concorrentes, tendo os mesmos respondido às questões colocadas, acerca dos produtos utilizados e técnicas aplicadas.



Atribuídas as pontuações a classificação foi a seguinte:


1º Class. Filipe Mangas


2º Class. Valentyn Myholynets



3º Class. Rui Gamboa



O EHTA Cocktail Challenge contou com a colaboração do Rum Plantation, da Vodka Citadelle, do Gin Citadelle, da Cachaça Sagatiba e do Aperol, os quais contribuíram para o êxito do evento.



Aqui ficam os cocktails apresentados pelos participantes no EHTA Cocktail Challenge 2015:

Filipe Mangas - 1º Class.


Cocktail: Gingarve

Tipo: Short Drink Aperitivo

Copo: Taça a Cocktail

Breve Historia: 

Este cocktail foi criado para a participação no 1st EHTA Cocktail Challenge e surgiu da inspiração nos produtos do Algarve e de querer mostrar que a tradição ainda é referência. Então, apenas com dois dias para enviar a ficha técnica de inscrição, reuni os ingredientes disponíveis em casa e comecei a testar o cocktail. Fui alterando as quantidades e no final foi só afinar com o ingrediente que, como por magia, ligou todos os outros, resultando numa bebida bem balanceada.


Gingarve por Filipe Mangas

Ingredientes: 

3,5 cl. Gin (cítrico)
3 cl. Sumo Natural de Tangerina
0,5 cl. Amarguinha
4 Dash Medronho aromatizado com Alecrim e zeste de tangerina
1 Dash Angostura Orange Bitters

Decoração: Zeste de Laranja e Raminho de Alecrim

Pairing: Estrela de Figo e Amêndoa

Procedimentos:

Organizar a mise-en-place e preparar a decoração com zeste de tangerina ou laranja e raminho de alecrim;


Preparar um botânico de medronho, alecrim e casca de tangerina;

Gelar a taça a cocktail com gelo moído e secar bem;

Perfumar a taça a cocktail, batendo no seu bordo e interior com um ramo de alecrim e zeste de tangerina;

Introduzir no shaker o sumo de tangerina, a amarguinha, o gin e adicionar gelo aos cubos;

Bater o shaker ágil e fortemente por cerca de 8 segundos até sentir o gelo quebrar;


Utilizar o strainer e passador (double strain) para verter o cocktail para a taça;

Adicionar 4 dash do botânico e 1 dash de orange bitter;

Decorar: Zeste de Laranja e Raminho de Alecrim a taça e apresentar;


Servir imediatamente acompanhado de uma Estrela de Figo seco e Amêndoa do Algarve.


Valentyn Myholynets - 2º Class.  
  
                                                   
Rosemary Cocktail


Breve História:

A criação deste cocktail foi minha, escolhi o ingrediente principal a maça, devido a gostar muito e decidi adicionar-lhe um pequeno toque meu o xarope caseiro de alecrim e canela que combinam muito bem com o mesmo.


Rosemary Cocktail por Valentyn Myholynets        
    
Ingredientes:

4 cls Vodka
3 cls Monin de maça verde
2 cls Sumo de limão fresco
1 cls Xarope caseiro (alecrim, canela)
2 cls Clara de ovo
10 Folhas Alecrim

PREPARAÇÃO:


Gelar a taça.

De seguida colocar no shaker 10 folhas de alecrim e com ajuda de um martelo pilão macerar bem, de seguida colocar 4 cls de vodka, 3 cls de monin de maça, 2cls de sumo de limão fresco, 1cl de xarope caseiro (alecrim, Canela) e 2cls de clara de ovo.

Primeiro fazer um dry shake e depois adicionamos gelo e “shakeramos” outra vez. Verter para a taça.


No fim verter para a taça cocktail

Decoração: Ramo de Alecrim com espiral de limão.


Rui Gamboa - 2º Class.   


Breve Historia: 

Citrinu's cocktail tem como base o mel e a canela.

Esta ideia surgiu não só pelo gosto pessoal pelos produtos utilizados, como também pelo facto de privilegiar o consumo de produtos regionais do Algarve, como o mel.

O mel e a canela são produtos naturais, apresentando alguns benefícios para a saúde, como exemplo o reforço do sistema imunitário.


O consumo deste cocktail pode ser favorecido no inverno sendo que os produtos utilizados para a confeção do mesmo podem ajudar a prevenir e/ou melhorar algumas doenças característiscas desta altura no ano, tais como, gripes e constipações.  
     

Citrinu's por Rui Gamboa

Ingredientes:

4 cls Rum Plantation
2 cls Sumo de limão                                 
1 cl Cointreau
1 cl Clara de ovo                            
5 cls Xarope Mel e Canela                                  
1 Rodela de Laranja desidratada  
                                 
Comecei por gelar a taça. De seguida gele o boston shaker.

Depois de gelar o shaker, coloque os ingredientes no mesmo, começando pelas claras de ovo, xarope de mel e canela, sumo de limão, licor Cointreau e por último o Rum.


Dry Shake fortemente, utilizando a mola do strainer durante 10 segundos.

 Verter o conteúdo nas duas taças de cocktail. Por fim, sobre a espuma coloque em cada uma das taças, uma rodela de laranja desidratada.


Decoração: Numa caixa de madeira de pequenas dimensões, coloque a colher de mel (com mel), dois paus de canela e duas rodelas de laranja desidratada sobre a colher de mel. Por fim com a ajuda de um maçarico de cozinha, queime os dois paus de canela para libertar o aroma da canela.


Ângelo Reis


Aurora Vodka por Ângelo Reis

Ingredientes:

4 cls de Vodka Citadelle
1 cl de Licor de Amora
1 cl de Xarope de açúcar
2 cls de Sumo de Limão
2 Amora


Procedimentos:

Dentro do pote coloca-se 2 amoras e o licor de amora e esmaga-se com o pilão.

No shaker junta-se a vodka, o sumo de limão espremido e gelo em cubo e agita-se bem.


No pote junta-se gelo picado até cima. Verte-se o resultado do shaker para o pote.

Garnish com 2 amoras e rodela de limão.


Bernardo Pinho


Reika por Bernardo Pinho

Breve História:

Quando me foi apresentado o concurso deram me a escolher uma bebida entre as três que me apresentaram que foi o Gin, Vodka e Rum. Como tenho preferência por Gin escolhi-o, sendo este o Gin Citadelle, fiz uma pequena pesquisa sobre a bebida para saber o que podia usar.


Então descobri que este gin tinha um toque delicado de flores frescas e aromas mais fortes, mais herbáceos, ao analisar a bebida fez me lembrar um jardim de primavera, e onde conseguíamos ver uma frescura floral. De modo que tenho preferência por citrinos quis usar três no meu cocktail, como o gin me fazia lembrar um jardim de primavera optei por usar um fruto dessa época a tangerina, bem como lima, o meu terceiro citrino optei pelo kumquat um típico citrino japonês que também ajudou a dar o nome ao cocktail, com este ultimo citrino optei por fazer um xarope do mesmo para o conseguir ligar na bebida, contudo faltava algo que marca-se a diferença no cocktail então lembrei-me de usar um biter de rosa galica, baunilha e canela. 


O Nome que dei ao meu cocktail foi “Reika” que significa pétala adorável em japonês, devido a todas as propriedades do gin e dos ingredientes usados. Logo para a apresentação da bebida optei por usar um pequeno frapé de vidro com uma rosa vermelha la dentro onde encaixava o copo com o cocktail, estas duas peças iriam estar pousadas sobre uma lousa preta a um canto o outro estaria polvilhado com açúcar em pó para criar contrastes e sobre este açúcar estaria um kumquat com um olho de hortelã no topo e de volta pétalas de flores desidratadas. 


Reika

Ingredientes:

4 cls de Gin Citadelle                               
2 cls de Xarope de Kumquat                              
3 cls de Sumo de Lima                            
1 dash de Bitter de Rosa Galica e Baunilha                           
5 cls Sumo de Tangerina                        
2,5 cls de clara de ovo
Rosa             
Zeste de Tangerina                       
Flores secas                       
Kumquat                  
Folha Hortelã  

       
Procedimentos:

Colocar gelo moído nos dois copos e depois colocar gelo em cubo no tin. No copo de vidro do shaker verter 2 cl de xarope de Kumquat, 5 cl de Sumo de Tangerina, 3 cl de sumo de lima, 4 cl de Gin Citadelle, 1 dashes de bitter e 2,5 cl de clara de ovo.

Retirar o gelo dos copos.

De seguida retirar o gelo do tin, e shakerar, adicionando gelo novo ao mixing glass.

Por fim verter o cocktail e finalizar com a decoração das rosa, do kumquat, da hortelã e flores secas.      
     

Duarte Pedro


“Red Pirate”por Duarte Pedro

Esta criação é uma evolução de um daiquiri, com uma base de Rum Plantation 3Stars. O Rum é como conta a história uma bebida alcoólica famosa entre os piratas no Séc.XIX encorajando-os antes dos combates, originando parte do nome. A inspiração de pirata já estava presente, mas não podia ser um pirata qualquer, quis ser um pirata algarvio procurando misturar produtos que podemos produzir na minha região. Daí todo o envolvimento floral e aromático que dei ao cocktail quando aromatizei com o fumo das folhas de eucalipto, quando misturei o bitter de poejo, alfarroba e toranja, e quando decorei com uma base em forma te tronco de eucalipto e uma flor de bela Luísa. Para terminar dando alguma cor e sabor do bosque a este pirata misturei os frutos vermelhos e nasceu o Red Pirate.


“Red Pirate”

Ingredientes:

5 cls de Rum Plantation Barbados 2000                                 
4 cls de Xarope de frutos vermelhos                             
5 cls de Sumo de Lima                            
1 dash  de Bitter de poejo, alfarroba e toranja                         
4 cls de Puré de Frutos vermelhos                                
2,5 cls de Clara de Ovo                            
1 Folha de eucalipto                                 
1 Ramo de Bela Luísa

Procedimentos:

Colocar gelo moído nos dois copos.


Colocar gelo em cubo no tin, e no copo de vidro do shaker verter 4 cl de xarope de frutos vermelhos, 4 cl de puré de frutos vermelhos, 5 cl de sumo de lima, 5 cl de rum Plantation, 1 dashes de bitter e 2,5 cl de clara de ovo.

Retirar o gelo dos copos, aromatiza-los com folha de eucalipto.

De seguida retirar o gelo do tin, e shakerar.

Por fim verter o cocktail e finalizar com a decoração da erva aromática bela luísa.  
  

Luís Vaz


Figo e Laranja G&T por Luís Vaz


Ingredientes:

5 cls Gin Citadelle
1 Colher de bar de Compota de Figo
1 Tónica Fever Tree Mediterrania
Dash de Orange Bitter      
Zest Laranja
Figo Seco

Procedimentos:

Com ajuda da colher trabalha-se o doce com o Orange Bitter e o gin nas doses predeterminadas.


Enche-se o copo com gelo adiciona-se a água tónica com a ajuda da colher de bar.

Decora-se com uma zeste de laranja e um figo seco.


Mauro Mendonza             
   
                                                       
Begin Desire por Mauro Mendonza

Breve história:


A minha história contém um casal a procura do desejo, em que o homem é cubano e a Lady uma francesa. O cubano adora charutos Rum, e a francesa adora Gin e rosas. Por isso o acasalamento de um xarope de rosas e Grand Marnier que faz a ligação entre eles, nas bebida principais espirituosas, uma bebida que alguma concentração de álcool devido a sua diferentes culturas e distâncias de país diferente.


Ingredientes:

2 cls Gin Citadelle             
2 cls Rum Plantation                    
1,5 cls Grand Marnier (laranja)               
1,5 cls Xarope Rose Monin                     
1,5 cls Sumo de Lima                   
1,5 cls Claras de ovos                   
1 Dash Orange bitter     
                
Canela            
         
Pétala de rosa


Método de preparação: boston Shaker, Strainer

Serve-se na taça cocktail            
  
                                                           

Sem comentários: