domingo, 15 de maio de 2011

COCKTAILS & MISTURA FINA COM O BARTENDER/MIXOLOGISTA/FORMADOR HUGO SILVA DA COCKTAIL TEAM



Como objectivo de dar a conhecer um pouco mais acerca dos Barman e do mundo do bar, trago hoje ao palco de entrevistas do Cocktails & Mistura Fina o Flair Bartender/ o Mixologista/ o Formador Hugo Silva.

Nesta entrevista foi-nos dado a conhecer como se iniciou no mundo do bar, a seu cocktail preferido e a forma como leva a cabo a sua actividade na escola Cocktail Team.

A Cocktail Team é hoje reconhecida em Portugal e além fronteiras por prestar um serviço de excelência, na área da formação da nova geração de Barmen e Barmaid’s que procuram utilizar no exercício da sua profissão o flair bartending a mixologia, bem como, a área do Bar-Catering.

Tudo isto se comprova com os convites feitos além fronteiras e o reconhecimento nos meios de comunicação social e outras Entidades relacionadas com a temática.

Fique atento à entrevista que se segue:

Qual foi o motivo que o levou a escolher um curso de bar?

Sempre gostei da área hoteleira e a minha primeira experiência foi em 1992 no Copies Bar na zona de Sintra.

No ano de 1996 decidi apostar fortemente na minha formação e inscrevi-me no curso de três anos de restaurante/bar na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Pelo caminho frequentei acções de formação de Gestão & Controlo de Bar, curso de F&B e marketing, relações públicas, formações no estrangeiro, entre outras.

Quem o influenciou nessa escolha?

Não tive qualquer influência até porque não tenho ninguém na família ligado a esta área.

Há quanto tempo está ligado ao mundo do bar?

Como referi anteriormente desde 1992 que tive a minha primeira experiência e “apaixonei-me” de imediato.


Qual o seu cocktail preferido?

Tenho alguns mas um Mojito bem elaborado não dispenso.

Quem foi o Professor que mais o marcou?

O professor que mais me marcou foi o Fernando Brito, mantemos um contacto próximo e é hoje meu colega na Cocktail Team onde leccionada cursos de Mixologia, Gestão e Controlo de Bar e Organização de Eventos.

O que se deve combinar para ser um profissional de bar completo?

Aliar a paixão pela área a uma forte componente de profissionalismo e constante procura de know-how.


Sente o reconhecimento das marcas de bebidas na sua carreira?

As marcas de bebidas em Portugal, como em muitas outras áreas, estão um pouco atrasadas relativamente ao resto da Europa. Neste momento estão a apostar na formação mas o que importa é arranjar profissionais a custo baixo em vez de profissionais com conhecimento e de referência. Obviamente que se valem dos profissionais dos espaços nocturnos terem poucas ou nenhumas qualificações, o que faz com que quem recebe a formação coloque poucas questões e quem lecciona tenha que saber pouco, sabe apenas o indispensável que na maioria das vezes são a criação de 2 ou 3 composições elaboradas com a marca X e está dada a formação.


Como foi criar a escola de bar “Cocktail Team”?

Foi um processo demorado e continuo porque queríamos criar uma empresa sólida, coesa e com elevado grau de profissionalismo. Possuir instalações de excelência, profissionais com habilitações superiores, viaturas várias, um site de topo, ter um departamento de formação, um departamento administrativo, um departamento de informática e um departamento de comunicação, como podem verificar é bem mais complexo do que ser uma pessoa individual e contratar equipas pontualmente, mas obviamente isto distingue-nos dos demais a todos os níveis, basta fazermos uma viagem pela internet.




Como é poder divulgar a sua actividade em vários programas de televisão criando uma bebida para cada um dos programas?

Os órgãos de comunicação social têm sido ao longo dos anos um bom parceiro da Cocktail Team, o que prova que somos uma empresa de valor acrescentado, uma vez que somos alvo de interesse por parte destes.

No entanto, o que mais nos importa nas nossa participações mediáticas é a promoção do conceito de Flair Bartending, promoções essas que têm sido válidas não só para a Cocktail Team e seus parceiros como também para os outros players.

O reconhecimento de tanto esforço e dedicação foi atribuído em 2010 quando fomos convidados a apresentar a Cocktail Team ao Presidente da República – Professor Aníbal Cavaco Silva - por sermos considerados uma empresa jovem, inovadora e com elevado potencial de crescimento, nesta apresentação criámos o cocktail Portugal.

O facto de criarmos o cocktail exclusivo de cada programa desmistifica a complexidade da criação das bebidas para alem de criar exclusividade e interesse no nosso serviço.


Qual o maior evento em que a “Cocktail Team” já participou?

Já participamos em dezenas de grandes eventos, no entanto, obviamente que destacamos o evento que realizámos no Dubai no 1º Bar Suspenso do Mundo.

Como funcionam os cursos da Cocktail Team?

Os cursos da Cocktail Team são os únicos acreditados em Portugal nesta área, o que prova, uma vez mais, que levamos a nossa missão muito a sério. Os cursos são agendados com bastante antecedência e leccionados por formadores credenciados, como o caso do Professor Brito que é o responsável do curso de Bar da escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A particularidade dos cursos é o de serem formações curtas mas com objectivos bem definidos.

A qualidade das instalações são excelentes, cada aluno possui um bar próprio de competição, recebe um kit com material de bar para praticar, nas aulas teóricas temos um televisor de grandes dimensões com uma câmara fotográfica que transmite o que o formador está a elaborar no bar principal para todas a sala e obviamente mesas e cadeiras para que os alunos estejam confortavelmente sentados.

O Hugo Silva também está relacionado com o Bar-Catering. Como tem evoluído o sector de Bar-Catering em Portugal?

O Bar Catering tem tido uma evolução notória e a justificação é simples, existem vários eventos e vários locais, tais como discotecas, onde não existem comidas mas apenas bebidas. Em qualquer tipo de evento existe sempre a oferta de um drink, neste sentido os Clientes tendo cada vez mais conhecimento que existe uma empresa como a Cocktail Team que é especializada no serviço de bebidas transmite-lhes confiança para apostarem nesta contratação especializada.


De que forma este serviço se configura como uma mais-valia no evento?

No nosso serviço de Bar Catering não nos limitamos a despejar liquido para dentro dos copos, fazemos do nosso serviço um VERDADEIRO ESPECTACULO através da criação bebidas exclusivas, altamente saborosas e de excelente qualidade com fruta natural, com cores apelativas, com fumos, com caviar, bebidas com a imagem por exemplo do logótipo do Cliente e acrescentamos a tudo isto animação de bar, workshop de cocktails, magia de bar…

Quais são as principais tendências em termos deste serviço? Em termos dos produtos? De animação?

Apostamos cada vez mais na originalidade dos eventos tendo como actor principal as Bebidas, onde as tornamos fluorescentes, em formato de gelatina, espumas, etc.

Outro aspecto de destaque no nosso serviço é a magia de bar que atraia o Cliente ao bar e o aproxima do profissional e até nas próprias estruturas, desde copos originais, balcões profissionais com possibilidade de personalização por parte do Cliente, espectáculos de fogo, entre outros.


A Mixologia Molecular é mais uma das paixões do Hugo. A mixologia molecular é uma tendência para ficar? Como é acolhida esta vertente do vosso serviço?

A Mixologia Molecular trouxe um refresh ao mundo das bebidas permitindo criar composições altamente inovadoras através de processos químicos estudados. É certamente uma disciplina que veio para ficar e neste momento encontra-se numa fase de crescimento, no entanto, é cada vez mais comum ouvir os próprios Clientes solicitarem expressamente o serviço de Mixologia Molecular.

Que tipo de clientes vos procuram mais? Para que tipo de eventos?

Os Clientes que mais nos procuram é todo o mercado corporativo, até porque as empresas estão constantemente a realizar lançamentos de produtos, convenções de vendas, inaugurações, recepção de Clientes premium, entre outros, e como disse anteriormente em todos estes eventos há um elemento em comum, - as BEBIDAS -.


Como se sentiu com a nomeação para embaixador das escolas do Turismo de Portugal?

Senti que foi um reconhecimento merecido porque sou efectivamente um ex-aluno do Turismo de Portugal que se tem destaco por ter criado uma empresa de referência na área. Se fizermos um estudo de mercado verificamos que a maioria dos ex-alunos foi pelo caminho mais simples e estão hoje a trabalhar em hotéis, restaurantes, bares, barcos, discotecas ou estão na área dos eventos como prestadores de serviços individuais não tendo que gerir toda uma estrutura empresarial tal como eu.


1 comentário:

Luis Geraldo disse...

Como sempre um trabalho de PROFISSIONAL.ParabensChico