quarta-feira, 15 de abril de 2009

«Wine Masters Challenge 2009» distingue sete vinhos do Algarve, no Estoril.

Os vinhos do Algarve têm vindo a marcar presença muito positiva em certames internacionais. Desta feita foram distinguidos com sete medalhas no «Wine Masters Challenge 2009», na 11.ª edição do concurso mundial realizado no Estoril no final do mês de Março, com a presença de 51 Países.


Sete rótulos produzidos na região Algarvia premiados» com medalhas de ouro, prata e bronze, traduz bem a evolução verificada na produção dos vinhos do Algarve e premeia a aposta dos privados em aplicar as novas tecnologias nas suas caves, bem como na procura de novas castas que possam ir ao encontro do gosto do actual consumidor. È de louvar o trabalho realizado já que outrora os vinhos do Algarve eram considerados vinhos de fraca qualidade.


De salientar que a prova foi “Cega” o que eleva mais alto as distinções obtidas, pois desta forma não é possível existir pressões dos grandes produtores ou Regiões e que os cerca de 600 especialistas, enólogos ou gastrónomos, pela sua competência estão identificados com os tipos de vinhos pretendidos pelos consumidores, logo os produtores de Algarve estão no bom caminho.

Os Vinhos Premiados:


Com Medalha de Ouro

O Paxá Tinto 2007 é produzido em Silves pela (Paxá Wines Lda).
Tapada Torre Reserva Tinto 2007 (Quinta do Morgado da Torre) Portimão.


Com Medalha de Prata
O Alvor Reserva Tinto 2007 (Quinta do Morgado da Torre),
O João Clara Tinto 2007 (Quinta João Clara – Edite Alves)
O Cabrita Tinto 2007 (Quinta da Vinha)


Com Medalha de Bronze
O Fuzeta Tinto 2007 (Quinta dos Correias)
Quinta do Francês Tinto 2006 (Patrick Agostini, Lda.).


Parabéns a todos. “ Saúde”!



Penso que as entidades da Região estão atentas á nova realidade dos vinhos Algarve e por certo a efectuar as demarches necessárias para a criação da Rota dos do Algarve, a qual virá enriquecer a oferta da Região, pois cada vez mais os visitantes procuram na diversidade de oportunidades, conhecer cultura, usos e costumes e nesse ponto as caves existentes proporcionam uma oferta bastante diversificada e com qualidade.

Quem está muito satisfeito pelo feito alcançado pelos vinhos Algarvios é o Presidente do Turismo do Algarve, António Pina e comentou da seguinte forma:

«Termos sete vinhos premiados é extraordinário e significa apenas que no Algarve começamos a ter novos vinhos de qualidade, associados a novos produtores. O património cultural vinícola da região saiu vencedor», afirma o presidente do Turismo do Algarve António Pina.


Para António Pina, estas distinções dão uma indicação de que "o Algarve está a entrar na tradição de ter vinhos de qualidade e não em quantidade".


"O facto de termos ganho sete prémios significa isso. É um sinal de que a região, também na área dos vinhos, está a colmatar uma lacuna que tinha e a aproximar-se de outras regiões", frisou António Pina, referindo-se a regiões como o Douro ou o Alentejo, que têm uma maior tradição vitivinícola.


"Tínhamos boa comida e agora temos bons vinhos para acompanhar. E estes prémios são também um desafio para o sector da restauração, no sentido de apostarem nos nossos produtos e não só nos de outras regiões, e para os produtores, que têm de fazer uma promoção mais agressiva dos seus produtos junto dos restaurantes", concluiu.

Sem comentários: