sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril, por todo o país se comemora o dia da Liberdade.


Tinha na altura os meus 16 anos, era um jovem Trabalhador Estudante, frequentava o Curso Geral de Administração e Comercio na Escola Industrial e Comercial de Portimão, á noite. Ao mesmo tempo trabalhava no “Complexo Turístico Prainha”, Alvor, na secção do Bar.


Na manhã deste dia que marcou a História de Portugal, a caminho do trabalho ainda não conseguia compreender o que estava a acontecer e a mudança que o acto heróico dos capitães de Abril iria proporcionar aos Portugueses.


Recordo que estava de ouvidos bem atentos às notícias vinculadas pelo rádio que na altura servia para ouvir os relatos de Futebol e a Volta a Portugal em Bicicleta de forma discreta, acerca do desenvolvimento da tomada do poder pelos militares de Abril.


A certa altura olhei para o Horizonte em direcção a Lagos, o meu pensamento perdeu-se na imensidão do Mar, mergulhei em mil e uma perguntas e agora?


Não podia imaginar quanto seria diferente no dia seguinte e em todos nestes 35 anos. Obrigado Capitães de Abril, pelo caminho que abriram para que a democracia fosse possível em Portugal e deixassem os países Africanos de expressão Portuguesa fossem independentes e encontrassem eles o seu próprio caminho de Liberdade.


O que posso dizer é que de outra forma não poderia estar a escrever com liberdade aquilo que penso, nem partilhar os temas que tenho vindo a divulgar no meu Blog.


Hoje com 51 anos, continue a ser o Trabalhador Estudante, porque sempre entendi que saber não ocupa espaço e nunca é tarde para realizar os nossos sonhos. Mas posso gozar dos meios direitos como pessoa humana sem medo de sofrer represálias.


Bem Hajam! Capitães de Abril!

Sem comentários: