sábado, 2 de junho de 2007

È A PARTICIPAR QUE SE EVOLUI & XV CONCURSO NACIONAL DE COCKTAILS SHORT SECO







Foi com enorme prazer que no passado dia 20 de Maio 2007, colaborei na organização, locução /apresentação do XV Concurso Nacional de Cocktails na Modalidade de Short seco, com vista ao apuramento do representante dos Barmen Portugueses no Concurso Mundial a realizar no próximo mês de Novembro de 2007 em Taiwan Organizado pela Internacional Bratenders Association.
Com o Verão à porta, e temperaturas a subir, os melhores Barmen Portugueses em representação das delegações Regionais da Associação Barmen de Portugal deslocaram se até ao Algarve, Albufeira, para participarem em mais um Concurso de Cocktails.
Ficou mais uma vez patente a capacidade organizativa, profissionalismo dos Barmen do Algarve que na sua sede Social em Vale Pedras, Albufeira, todo fizeram para que este evento fosse coroado de êxito, e em conformidade com outras iniciativas não deixaram os seus créditos por mãos alheias.
De salientar que os Barmen portugueses encontram-se nos lugares cimeiros no ranking Mundial
Perante uma plateia atenta e sobre olhar rigoroso do Júri técnico e apreciação do aroma, gosto e visual feita pelo Júri degustador, participaram e evoluíram nesta acção 17 Barmen previamente seleccionados nas delegações do Algarve, Estoril (Setúbal, Lisboa e Porto) e Madeira. Os mesmos demonstraram elevado grau de profissionalismo, criatividade e técnica na preparação das suas decorações e cocktails Short seco (Aperitivos).
Cada concorrente tinha 5 minutos para preparar 5 cocktails, sem que na sua composição tinha que conter a bebida sorteada para Portugal “Xarope Monin”, sendo que todas as composições apresentadas eram inéditas.
Uma palavra de apreço a todos os patrocinadores sem a qual não teria sido possível a realização do evento e pela forma com que apoiem e acarinham os Barmen Portugueses, assim destaque os seguintes: Faro Vinhos (representante dos Xaropes Monin no Algarve), Prime Drinks S.A. /Bols, Garrafeira Soares – Albufeira, Bacardi Martini, Junta de Freguesia de Albufeira, Câmara Municipal de Albufeira e Governo Civil de Faro.
Pela primeira Um Concurso de Cocktails a nível Nacional realizou-se na nossa sede Social tendo em vista uma aproximação mais activa entre todos os Associados, no sentido de fortalecer os laços associativos.
A acção contou mais uma vez com supervisão do Presidente da Direcção da A.B.P. Algarve, Joaquim Lopes, que liderou uma vasta equipa de Barmen colaboradores nas mais diversas tarefas.


































No Final após a soma das pontuações dadas pelos respectivos Júris a classificação foi a seguinte:

1º Paulo Pires, Escola de Hotelaria e Turismo, Estoril.

Nome do Cocktail – Dry Tentação. Com 174 pontos.

Composição:
-0,5 cl Monin Xarope de Açúcar de Cana
- 2 cl Gin Bombay
- 1 cl Grand Marnier – Cordon Rouge
- 1 cl Campari
- 2,5 cl Sumo Laranja Natural

Decoração: Cenoura, Hortelã .

Confecção: Shaker

2º Pedro Conceição, Hotel Alísios, Albufeira, Algarve.
Nome do Cocktail: Afrodisíaco. Com 162 pontos.
Composição:
- 1,5 cl Monin Maça Verde
- 0,5 cl Campari
- 4 cl Gin Beefeater
- Dash Martini Dry
Decoração: Maça, framboesas, Hortelã.


Confecção: shaker

3º Renato Pires, Escola Francisco Cabrita, Albufeira, Algarve.
Nome do Cocktail: Shark Attack. Com 156 pontos.
Composição:
- 0,5 cl Monin Xarope de Açúcar
- 0,5 cl Monin Xarope de Orgeat
- 0,5 cl Apricott
- 2 cl Sumo de Limão Natural
- 2,5 cl Vodka – The Absolut Company

Decoração: Nabo, pepino, framboesa, laranja, corante rosa, palitos. Confecção: Shaker

Prémio Melhor Técnica
Joaquim Mota, Escola de Hotelaria e Turismo, Estoril.
Nota Máxima na Técnica = 20 pontos e 3m e 25 s no Tempo.

Com esta iniciativa os Barmen Portugueses contribuiram mas uma vez para uma qualidade de Serviços e excelência que se predende implementar no sector Turístico e para o bom de Portugal. A todos os que parciparam os meus parabens, sendo que ao o fazerem já estão a ganhar conhecimentos e competências.


Aproveito aoportunidade para desejar as maiores felecidades e sucesso pessoal e profisssional ao Paulo Pires, representante de Portugal no concurso Mundial a realizar em Taiwan que dignifique mais uma vez os Barmen Portugueses .

Sem comentários: