segunda-feira, 4 de junho de 2007

PIANO - BAR, MAIS UMA ACÇÃO DE FORMAÇÃO, DA TURMA CEF - BAR, ESCOLA BÁSICA ANTÓNIO DA COSTA CONTREIRAS, ARMAÇÃO DE PERA, ALGARVE




A acção Piano Bar contou com a prestigiada presença do Profº. Rogerio, vereador da Câmara Municipal de Silves e da Profª Alice Presidente do Conselho Executivo, Coordenadora do Curso Profª. Branca Netto Parra, da Equipa Formativa, dos Formadores da Escola João Eboim de Estombar Luis Geraldo e da Escola Francisco Cabrita de Albufeira Renato Pires os quais destacaram a importância destas iniciativas no sentido de proporcionar aos alunos, práticas de serciços de bar bem como uma melhor preparação para a vida activa. Salientaram também a importancia da presença, apoio e acompanhamento por parte dos pais e encarregados de educação em acções do genero.



O vereador da Camara Municipal de Silves Profº Rogerio, referiu aos presentes as excelentes prespectivas para o Concelho Silves de novos postos de trabalho em especial na área de Hotelaria e Golfe com a abertura de novas unidades nos proximos tempos, assim os Cursos com saída profissional são uma mais valia para os jovens bem como para uma qualidade e excelência de serviços que se pretende no nosso País.





A minha actividade como formador na área de Hotelaria em especial no que diz respeito ao departamento de Alimentação e Bebidas tem me proporcionado momentos de grande felicidade e o sentimento de dever cumprido pelos resultados obtidos.


Nos últimos 3 anos tenho leccionado a disciplina tecnológica de Bar na Escola Básica António da Costa Contreiras de Armação de Pera, na qual em conjunto com a restante equipa formativa coordenada pela Prof. Branca Netto Parra, vários eventos que visam a integração dos jovens alunos na vida activa, assim como a demosntração das aprendizagens á comunidade escolar e familiar .






















Com a finalidade de demonstrar os conhecimentos, aprendizagens e competências relacionadas com o serviço e preparação de bebidas simples ou compostas, bem como a teoria cerca do vasto mundo da produção, história das mesmas, e técnicas de serviços diversos, assim como atendimento e acolhimento. A Equipa Formativa decidiu levar a efeito a Acção Piano - Bar.












Esta contou com um forte empenho da equipa formativa, alunos, comunidade escolar e pais, encarregados de educação, familiares e amigos.






Outro dos momentos altos foi a organização de serviços, mise-en-place de todos os produtos, copos, máquinas e utensílios, bem como atoalhado, onde os alunos tiveram oportunidade de implementar os conhecimentos adquiridos durante o ano lectivo.


Asim no passado dia 23 de Maio de 2007, na sala do Aluno pelas 20 h 30 m , a turma Cef - Bar recebeu os convidados com um Wellcome Drink, no qual poderam degustar composições de bar elaboradas pelos alunos, dos quais destaque o Cocktail sem alcool Tropical Cef-bar e Rex uma composição semelhante à " caipirinha", em homenagem ao "Rex" cão da nossa escola, o melhor amigo da comunidade escolar da Escola Básica António da Costa Contreiras em Armação de Pera.



Inserido no programa da acção, os alunos tiveram oportunidade de preparar e apresentar várias decorações de composições de bar dando largas á sua imaginação e criatividade, efectuando verdadeiras obras de arte. Momento pelo qual os pais e familiares, assim como os presentes, enalteceram as qualidades dos jovens alunos.



















Ao som da música tocada e cantada pela Turma de educação músical do 8º ano B e do Clube de Música liderada pela Prof. Telma Silva, os convidados deram entrada no refeitório da Escola, onde foram recebidos pelos alunos. Foram momentos musicais muito interessantes aqueles que os alunos proporcionaram aos presentes. O meu muito obrigado a todos e espero de futuro levar a cabo outras acções conjuntas.






No refeitório da Escola devidamente decorado para o efeito pelos alunos e com um toque especial da equipa formativa, os mesmos apresentaram os trabalhos de pesquisa efectuada a cerca dos mais variados temas relacionados com o Mundo das bebidas entre os quais: O Álcool e os seus efeitos, o Vinho do Porto, o Vinho da Madeira, os Vinhos do Algarve, O Perfil do Barman e a Hierarquia, Mise-en-place e organização de serviços, as Aguardentes Vínicas, o Cognac, o Champanhe e Espumante Natural, as Composições de Bar, After Dinner, Before Dinner e Long Drink, A Vodka , O Gin e a Cachaça . Durante a apresentação cada aluno transmitiu os conhecimentos acerca destas matérias leccionadas, ao longo deste primeiro ano de curso.





















A todos quantos colaboraram para fosse possível a realização de esta acção os meus sinceros agradecimentos, pois sem a mesma não teria sido leva-la a cabo com assinalavel êxito.
Aos meus caros alunos, pelo desempenho , capacidade organizativa, criatividade, pelas Técnicas de preparação das bebidas simples ou compostas, atendimento e acolhimento os meus parabéns. O futuro será risonho se continuarem com o mesmo empenhamento e respeito mutuo que têm demonstrado até ao momento.


Mas afinal o que me leva a publicitar estas actividades?

Bem é com imensa alegria que ao acompanhar os jovens alunos, os vejo obter excelentes resultados nas aprendizagens em especial na disciplina de Formação Técnologica Bar. As várias iniciativas nas quais participam têm vindo a evoluir de uma forma muito positiva, sendo também de realçar as notas globais da Turma. Tenho também verificado a vontade por parte dos mesmo em continuar com os estudos e muitos deles na área de Hotelaria - Bar. É claro que só com grande disponibilidade da Equipa Formativa, em encetar acções concertadas no sentido de permitir aprendizagens das diversas matérias com maior facilidade, tem permitido estes resultados, os quais considero bastante positivos.


Assim com este testemunho gostaria de passar a mensagem da importância da activiadade escolar á saída profissional, o que poderá dotar jovens com conhecimentos e competências para enfretarem o mercado de trabalho e maior facilidade de integração na vida Activa.
Considero que está na altura de no ensino Básico e Secundário serem ministrados cursos nas mais diversas profissões Tecnologicas, o que por certo iriam também contribuir para uma melhor qualidade de serviços nos diversos sectores de actividade economica.



Sem comentários: