domingo, 13 de maio de 2007

EU E O XV CONCURSO DE COCKTAILS FASE REGIONAL DO ALGARVE












Um dos meus principais hobbies, ao longo da minha vida tem sido a colaboração/ organização e locução/apresentação de vários concursos de cocktelaria de nível Regional, Nacional e Internacional assim participei em mais uma iniciativa da Associação Barmen de Portugal, Algarve.
Este realizou-se no passado dia 29 de Abril de 2007, na Sede Social da Delegação do Algarve da Associação de Barmen de Portugal em Albufeira, o XV Concurso Nacional de Cocktails Fase Regional do Algarve, na modalidade de Short – Seco ou Before Dinner, com a finalidade de apurar os representantes desta delegação ao Concurso Nacional.
Participaram nesta acção 23 Profissionais de Bar em representação de várias unidades Hoteleiras da região Algarvia bem como de Escolas com cursos Cef e Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve Faro/Portimão, os quais demonstraram elevado grau de profissionalismo e criatividade na preparação das suas decorações e composições de bar.
As receitas dos cocktails apresentados a concurso eram inéditas e nas mesmas tinham que conter os Xaropes Monin bebida oficial para o Concurso em Portugal.
Sem os patrocinadores não teria sido possível a realização do evento, assim destaque os seguintes: Faro Vinhos (representante dos Xaropes Monin no Algarve), Prime Drinks S.A. /Bols, Garrafeira Soares – Albufeira, Bacardi Martini, Junta de Freguesia de Albufeira, Câmara Municipal de Albufeira.
Pela primeira vez uma iniciativa deste género realializou-se na nossa sede Social tendo em vista uma aproximação mais activa entre todos os Associados, no sentido de fortalecer os laços associativos
A acção contou com a supervisão do Presidente da Direcção da A.B.P. Algarve, Joaquim Lopes, que liderou uma vasta equipa de Barmen colaboradores nas mais diversas tarefas.
De salientar a colaboração dos alunos da Turma CEF – Bar da Escola Jacinto Correia de Lagoa liderada pelo Formador de Bar José Joaquim Poejo Mendes, barman de renome Internacional. A presença nesta iniciativa para além de poderem adquirir novos conhecimentos, permite a integração na vida activa destes jovens.
Os vários Júris após a verificação da técnica, tempo e degustação classificou da seguinte forma:


1º- Pedro Peres Conceição – Hotel Alísios, Albufeira.
Nome da composição: Afrodisíaco - 189 pontos.
Composição:
-1,5 cl Monin Maça Verde
-0,5 cl Campari
-4 cl Gin Beefeater
-Dash Martini Dry

Decoração: Maça, framboesas, Hortelã.

Confecção: shaker


2º - Renato Pires – Escola Francisco Cabrita, Albufeira
Nome do Cocktail: Shark Attack- 180 pontos .

Composição:
- 0,5 cl Monin Xarope de Açúcar
- 0,5 cl Monin Xarope de Orgeat
- 0,5 cl Apricott
- 2 cl Sumo de Limão Natural
- 2,5 cl Vodka – The Absolut Company

Decoração: Nabo, pepino, framboesa, laranja, corante rosa, palitos.

Confecção: Shaker
3º- Ricardo Jorge – Escola Duarte Pacheco, Loulé
Nome da Bebida: White Edition – 177 pontos
Composição:
- 1 cl Monin Bubble Gum
- 0,5 cl Monin Maça Verde
- 2 cl Martini Extra Dry
- 2,5 cl Bacardi lemon
- 1 dash Monin Mandarin
Decoração: Carambola, cereja vermelha, hortelã.

Confecção: Shaker
4º- Paulo Cardoso – Escola de Hotelaria do Algarve; Núcleo de Portimão
Nome do Cocktail: Carvoeiro Forever – 175 pontos










5º- Mazari Zoio – Escola de Hotelaria do Algarve, Núcleo de Portimão
Nome do Cocktail: Razzmatic – 174 pontos







Colaboração Turma CEF - Bar ,Lagoa.

Estas iniciativas visam a valorização profisssional dos Barmen, assim a promoção dos produtos ,marcas , Firmas e Entidades patrocionadoras, bem como a qualidade se serviços de excelencia que se pretende na actividade Turística. Penso que os objectivos foram alcançados.

1 comentário:

Anónimo disse...

A actividade por o tópico, correu muito bem, penso que estas actividades realizadas por a ABP são muito boas para que os Barmen participantes possam ser reconhecidos e para que os mesmos possam conviver, trocar experiencias e aprendizagens.
Espero que continuem a haver mais actividades destas.
Parabéns a todos os concorrentes, e a toda a organização.
Abraços ;)