sábado, 27 de julho de 2024

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com Joel Quintal, Bartender, no Hotel Belmond Reid´s Palace, na Madeira.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais se destacam no mundo do BAR.

Este sábado o meu convidado na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com Joel Quintal, Bartender, no Hotel Belmond Reid´s Palace, na Madeira.

O Joel Quintal, nasceu na ilha da Madeira, e tem 21 anos.

Formado pela Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, onde frequentou o curso de Restaurante / Bar, apesar da sua juventude tem vindo a destacar-se nos concursos regionais promovidos pela Associação Barmen da Madeira, e já marcou presença com distinção em 2 finais nacionais organizadas pela Associação Barmen de Portugal.

Recentemente participou na regional da Monin Cup Portugal, e, mestria obteve o passaporte para a final do concurso Nacional Monin Cup, 2024.

Joel, está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos sobre o vasto do bar, participando nas mais variadas formações, master classes e workshops.

Qual a tua formação em Bar?

Frequentei o curso de restaurante e bar na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira. Foram três anos de muita aprendizagem que foi de extrema importância para o meu crescimento em termos de conhecimentos de restaurante e bar.

Joel qual o teu Local de trabalho?

Atualmente trabalho como Barman de 1º, no Hotel Belmond Reid´s Palace, na Madeira.

Faz-nos uma breve descrição do Bar?

De salientar que o Hotel mais antigo da Madeira, e, que quando entra na parte do bar é impossível não se apaixonar com o seu aspeto clássico e luxuoso.

Qual tipo de serviço?

O nosso tipo de serviço é virado para um tipo de serviço de luxo onde fazemos com que o cliente se sinta da realeza, onde possa degustar uma bebida simples ou composta de excelência, ao som da musica ao vivo.

Joel como começou o gosto pela profissão?

Na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, onde frequentei o curso de Restaurante / Bar, foi onde começou a minha paixão pelo bar, implementei ainda mais quando comecei a estudar a história das bebidas, e, a historia dos Barmen portugueses, que sempre foram motivo de destaque nas grandes competições da IBA. Tudo isto levou-me a querer a aprender mais sobre a arte das bebidas, dos cocktails, e quem sabe talvez deixar o meu nome na historia como muitos outros Barmen portugueses já o fizeram.

Tens vindo a participar em concursos de cocktails? Que resultados tens obtido?

Já participo nas competições de cocktails há dois anos apesar de estar a começar, estou muito contente com os meus resultados onde já consegui um primeiro lugar e um terceiro lugar em festivais regionais, promovidos pela Associação Barmen da Madeira, também consegui me classificar para dois concursos nacionais e agora mais recentemente consegui me apurar para a final do concurso Nacional Monin Cup, 2024.

Joel qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que trago foi o que me rendeu o meu primeiro lugar num Concurso de Cocktails, o nome do cocktail é Sofia.

Breve historia:

Tem este nome pois na altura baseei-me nas frutas de que ela gostava, mas tinha uma da qual ela gostava ainda mais e que eu não tinha, que era a líchia, para ser sincero eu nem gostava muito do sabor e achava que neste cocktail não iria combinar, então sem eu saber ela foi comprar o Xarope de Líchia Monin, e disse, agora já não tens desculpas para não usar líchia. 

Depois de alguns ajustes no cocktail consegui meter o sabor da líchia no cocktail. E no dia do concurso os próprios jurados disseram me que o que fez toda a diferença foi o sabor da líchia, e foi o que me fez ganhar.

Sofia By Joel Quintal

Ingredientes:

2.5 cl de Rum William Hinton, envelhecido 6 anos

1.5 cl de Vinho Madeira Meio Doce (Boal)

1.5 cl de Licor de Morango

4 cl de Sumo de Manga Fresco

2.5 cl de Sumo de Ananás Fresco

0.5 cl de Xarope de Líchia Monin

E Brisa Maracujá para preencher

Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no shaker, menos a Brisa Maracujá, adicionar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para o copo tipo long drink com gelo, depois completar com a Brisa Maracujá e misturar bem com a colher de bar.

Decoração: maracujá, folhas de ananás, amora, e como base usei o limão.

Joel, qual o teu clássico cocktail preferido?

O meu cocktail favorito é o Singapore sling, CONTEMPORARY CLASSICS, IBA COCKTAIL.

Singapore sling

Ingredientes:

45 ml de Gin

15 ml de Cherry Heering Liqueur

7.5 ml de Benedictine

7.5 ml de Cointreau ou Triplece Sec

120 ml de Sumo de Ananás

15 ml de Sumo de Lima

10 ml de Grenadine

1 Dash de Angostura Bitters

Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no shaker, juntar gelo.

Agitar vigorosamente.

Verter para o Hurricane glass.

Decorar com ananás e cereja.

Joel Quintal o que pensas da realização do mundial de cocktails na Madeira?

Acho algo maravilhoso não só por ser na Madeira, mas por ser em Portugal. Vai ser uma grande oportunidade de aprendizagem, com certeza vamos fazer um grande evento, que ficará marcado na história, também acho que foi o sitio ideal para realizar o mundial visto que a Madeira tem muitos campeões nesta competição da IBA, e espero que eu tenha o prazer de ver Portugal ganhar esta competição.

Fiquem atentos é já no final de outubro, principio de novembro, bem-vindos á Madeira!

MADEIRA host from October 31st to November 3rd, in the wonderfull city of Funchal, the World Cocktail Championship and International Barmen Congress.

This great event organized by International Bartenders Association, this year with the Portuguese Bartenders Association, and also with the special support of Madeira Bartenders Association, Madeira Regional Tourism Secretariat, Madeira Promotion Boureau, Funchal City Council and Machico City Council.

Around 70 countries from 5 continentes will be presente, competing in the “classic & flairbartending” categories.

Francisco Guerreiro, muito obrigado pelo convite e por esta oportunidade de divulgar um pouco de mim e do meu trabalho.

Joel Quintal, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: