sábado, 9 de dezembro de 2023

Joana Santos, Chefe de Bar, no Restaurante Mikado, em Famalicão, venceu a 2ª edição do concurso “The Bartenders Society”, e participa na final mundial, em Paris.

Joana Santos, Chefe de Bar, no Restaurante Mikado, em Vila Nova de Famalicão, aos 27 anos, continua a destacar-se no mundo do bar, e nos concursos de “Cocktails”. Com profissionalismo, técnica apurada, criatividade e inovação, cativou a atenção do painel de jurados e venceu a 2ª edição do concurso “The Bartenders Society”, Portugal, 2023, e participa na final mundial, em Paris.

O Cocktails & Mistura Fina apresenta hoje uma breve entrevista com Joana Santos, acerca da sua participação no concurso “The Bartenders Society”, 2023.

Joana Santos quando teve lugar a final nacional do concurso “The Bartenders Society”, Portugal 2023?

A final nacional da 2ª edição do concurso “The Bartenders Society”, decorreu no dia 2 de outubro.

Quantos concorrentes participaram?

Participaram na final 12 concorrentes, de Norte a Sul, de Portugal.

O concurso “The Bartenders Society”, teve algum tema a desenvolver pelos concorrentes?

Sim, o tema era “BRING A LOCAL TWIST TO A CLASSIC COCKTAIL FROM THE PAST”, logo tínhamos que usar algo local, e usar obrigatoriamente Rum Saint James e Marie Brizard.

Foi difícil encontrar um tema e desenvolver mesmo?

A decisão não foi difícil, seria demasiado óbvio utilizar um ingrediente local, e assim, escolhi falar de literatura portuguesa, Camilo Castelo Branco, que se mudou para Famalicão à conta do amor e lá ficou até o seu último dia.

Amor de Perdição, o nome de uma das obras mais conhecidas de Castelo Branco, e o nome do cocktail que me levou à final internacional.

Com um twist do Side Car contei Amor de Perdição à minha maneira.

Breve história…inspiração…

Amor de Perdição, uma trágica história de Amor entre Simão e Teresa. Tão parecida e ao mesmo tempo tão diferente de todas as outras. Escrito por Camilo Castelo Branco.

Este rumou a São Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão onde passou o resto da sua vida.

Camilo, com uma vida bastante atribulada, encontrou inspiração para muitas das suas obras. Mesmo tendo que corresponder aos estereótipos do seu tempo, conseguiu marcar sempre os seus trabalhos com a sua personalidade e forte caráter.

Castelo Branco, tal como eu, nos seus trabalhos, deu parte de si em cada palavra que escreveu. Partilhou as suas vivências, as suas mágoas e mostrou o seu ponto de vista perante a sociedade. Tendo isso por vezes consequências, mas ainda assim manteve a sua essência.

Amor de Perdição, a obra que escolhi para dar fruto a este cocktail pela presença que teve/tem na nossa vida de estudante. Obra que para mim é a mais marcante, pela forte história de amor e pelo seu final trágico, em que mesmo assim, o amor prevalece.

A criatividade…Inovação…os Ingredientes… Amor de Perdição

Açafrão e Anis para destacar a viagem à India, aquela que separou o amor de dois “Jovens” mas que ainda assim a ligação permaneceu, sendo esta representada pelo Rum Saint James, com notas amadeiradas e com um fim de boca persistente, tal como eles. Uma solução salina de Alga Kombu, que simboliza a distância entre Simão e Teresa. Separados pelo mar, mas juntos pelo amor. Sumo de Lima, para ligar toda a história.

E por fim, mas não menos importante, licor Marie Brizard de Tangerina e Sumo da mesma para vos transportar ao meu mundo. Aquela que relembra os tempos com terra nos pés e avó a dar a tangerina acabada de colher. Uma fruta que para mim se destaca por aparentar ser tão pequena e tão igual às outras, mas com uma qualidade enorme. Com um sabor inconfundível, tal como eu e Castelo Branco. Que gostamos de marcar a nossa presença em todos os sítios que passamos até hoje. Shake shake, assim nasce o Amor de Perdição, juntando aquela história de amor que todos conhecemos. Com o autor da mesma e eu, pois as pequenas coisas marcam e são as que ficam. O Amor de perdição veio para ficar!

Amor de Perdição by Joana Santos

Ingredientes:

45ml de Rum Saint James

40ml de Licor Marie Brizard Mandarine

20ml de Xarope de Açafrão e Anis

15ml de Sumo de Tangerina da Avó

15ml de Sumo de Lima

3 drops de Solução Salina de Alga kombu

Método de preparação:

No Shaker adicionar todos os ingredientes, juntar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para a taça a cocktail.

Joana Santos qual a sensação que tiveste ao vencer o concurso “The Bartenders Society”, Portugal, 2023?   

Há uma coisa que levo comigo para todos os trabalhos que faço, o coração. O resto é acreditar e lutar todos os dias para mostrar ao mundo que esta é a Ticha.

Amor de Perdição, contado à moda da Ticha e, assim, termina mais uma aventura. Para muitos, clichê, para mim é um modo de vida, é o nervosismo, são as noites mal dormidas, são as horas de trabalho, são as lutas interiores… competições não é só ganhar e perder. É experiência, é união de todos os bartenders.

Joana Santos o Bartending é sem duvida a tua paixão?

Sim, o Bartending é a minha paixão. E em todos os trabalhos eu partilho o meu coração. A pura Ticha, sonhadora que acredita que o limite é o céu.

Na altura referi: E Paris me espera, vou com tudo, representar o meu país…”

Joana Santos quando se realizou a Final Internacional, do concurso “The Bartenders Society”, 2023?

A Final Internacional, do concurso “The Bartenders Society” ocorreu, em Paris, no dia 14 de novembro.

Quantos participantes?

Foram 20 finalistas internacionais.

Tiveram antecipadamente conhecimento sobre o tema?

Não sabíamos o tema que tínhamos que abordar.

Ao certo apenas sabíamos que era obrigatório o uso de Rum Saint James, Marie Brizard e os sumos Caraibos.

Joana como foi então que decorreu o concurso?

Foi nos sorteado uns envelopes nos quais tinham parte da história de Marie Brizard, Caraibos ou Rum Saint James.

E prova…

Tínhamos 8 minutos de competição para realizar 2 cocktails, um com álcool e outro que poderia ser low aba ou sem álcool.

Qual foi a tua escolha no que se refere os ingredientes?

Marie Brizard foi o meu trunfo, e desta forma conectei a história da mesma com a minha, homenageando a minha equipa do Mikado, e o meu avô que faleceu há uns anos. Jurei a mim mesma que Fado e Saudade seria as minhas palavras chaves.

Fado significa destino, representando a minha família Mikado. Sem eles seria impossível eu hoje confiar em mim, ou acreditar que o limite é o céu.

Saudade, palavra portuguesa sem tradução. E não há palavras possíveis para descrever a saudade que sinto do senhor António.

Fado by Joana Santos

Ingredientes:

50ml de Rum Saint James infusionado com Shitake

10ml de Xarope de Canela

20ml de Mix de Gengibre e Miso

2ml de Solução Cítrica

Top up de soda de Shitake

Método de preparação:

No Shaker adicionar todos os ingredientes, exceto Soda de Shitake, juntar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para o copo.

Top up de soda de Shitake

Decorar com “Temaki Bomb”

Saudade: by Joana Santos

Ingredientes:

60ml de Cordial de Cenoura

20ml de Sumo de Calamansi

10ml de Xarope de Açúcar

Top up de Espuma de Anis

Método de preparação:

No Shaker adicionar todos os ingredientes, exceto a Espuma de Anis, juntar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para o copo.

Top up de Espuma de Anis

Decorar com pão desidratado com canela e açúcar.

Joana Santos, foi sem duvida uma grande aventura?

Mas que aventura… contei a minha história com o coração e não seria eu se não fosse assim. Guardo aquilo que fiz naqueles 8 minutos com muito significado, sei que não falhei e que não desiludi Portugal.

Por fim…

Um gigante Obrigada a toda gente que se manteve ao meu lado, mesmo que o resultado não fosse o que queria a palavra orgulho foi dita tantas vezes que eu já ganhei no coração.

Com Fado e Saudade termina esta aventura…

Joana Santos, muitos Parabéns e muito obrigado pela disponibilidade, para partilhares momentos da tua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: